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Engenharia e Maneio em Aquacultura

Código: MA312     Sigla: EMA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia Aplicada

Ocorrência: 2023/2024 - 2T (de 13-11-2023 a 12-01-2024) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=1879
Unidade Responsável: Produção Aquática
Curso/CE Responsável: Ciências do Meio Aquático

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCMA 25 Plano Oficial em Vigor 3 - 5 49 135
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2023-09-21.

Campos alterados: Programa

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Atualmente, a cultura de organismos aquáticos para consumo direto, repovoamento ou outros fins é o setor de produção animal de maior crescimento e diversificação. O objetivo desta disciplina é desenvolver nos estudantes a capacidade para poder participar ativamente na gestão dos sistemas de produção comumente utilizados e familiarizar-se com as alternativas de maneio que são requisitos essenciais na rentabilidade destes investimentos. A ênfase é colocada na seleção responsável e uso seguro de materiais, equipamentos e técnicas de manuseamento de pescado tendo os estudantes a oportunidade de realizar atividades práticas associadas aos aspetos mais relevantes da aquicultura. Deslocações a indústrias e organizações estatais habilitam os estudantes acerca das diferentes técnicas utilizadas na produção.

Resultados de aprendizagem e competências

Ao completarem a disciplina os estudantes devem: saber utilizar informação interdisciplinar para entender o equilíbrio necessário entre as atividades humanas e o ambiente ao longo do tempo; conhecer os processos construtivos na aquicultura, os seus campos de aplicação e as suas limitações; conhecer as técnicas e tipos de sistemas utilizados na produção das espécies comercialmente importantes; entender os fatores limitantes e condicionantes e como podem ser manipulados; demonstrar competência com as mais relevantes formas de maneio em aquacultura; saber desenvolver tecnologias e/ou estratégias pré e após captura, e de manipulação que assegurem a mais elevada qualidade nos produtos de aquacultura; saber selecionar a forma mais apropriada e/ou o equipamento para desenvolver cada tarefa e simultaneamente manter o código de boas práticas e todas as regras de higiene e segurança.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

01 - Sistemas e práticas de aquicultura
02 - Estado e tendências globais da aquicultura
03 - Fatores biotécnicos e desempenho produtivo
04 - Planeamento e gestão da produção
05 - Manuseamento e realização de técnicas básicas em organismos aquáticos (vacinação manual e automática, marcação (CWT, VIE, VIA, PIT, p‐Chip), colocação de implantes, imagiologia, suturas cirúrgicas, colheita e criopreservação de sémen, operações de fecundação)
06 - Técnicas de aquarismo e aplicações profissionais 
07 - Os diferentes tipos de tanques e as bases técnicas da gestão da água 
08 - Os recintos flutuantes 
09 - Operações de maneio e bem-estar animal 
10 - A captura do pescado 
11 - Sedação, anestesia, analgesia e eutanásia de pescado 
12 - Contagem, medição e pesagem de pescado 
13 - Elevação e bombagem de peixe 
14 - Calibragem 
15 - Transporte de peixe vivo 
16 – Biossegurança em instalações de aquicultura

Bibliografia Obrigatória

Lekang Odd-Ivar; Aquaculture engineering. ISBN: 978-0-470-67085-9
Tidwell James H. 340; Aquaculture production systems. ISBN: 978-0-8138-0126-1
Lucas John S. 340; Aquaculture. ISBN: 978-1-4051-8858-6
Parker Rick; Aquaculture science. ISBN: 978-1-4354-8808-3
Lawson Thomas B.; Fundamentals of aquacultural engineering. ISBN: 0-412-06511-8
Wheaton Frederick W.; Aquacultural engineering. ISBN: 0-471-93755-X
Beveridge Malcolm C. M.; Cage aquaculture. ISBN: 1-4051-0842-8

Bibliografia Complementar

P. R. Escobal; Aquatic Systems Engineering: devices and how they function, Dimension Engineering Press , 2000. ISBN: 978-1-4051-0842-3
Pavlidis Michalis 340; Sparidae. ISBN: 978-1-4051-9772-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Lições teóricas: Abordagem dos temas pelo método expositivo apoiado com meios audiovisuais como projeção de diapositivos e vídeos e a escrita em quadro escolar. Algumas aulas estão previamente gravadas em plataforma web (e-learning). Tópicos específicos podem ser complementados com especialistas convidados da indústria.

Lições teórico-práticas: Resolução de exercícios de dimensionamento, design e maneio. Discussão de artigos científicos relevantes para as temáticas abordadas.

Lições práticas: Trabalhos práticos de índole experimental em laboratórios do ICBAS com execução de protocolos de manuseamento e técnicas básicas em organismos aquáticos. Visitas técnicas a pisciculturas comerciais e a instituições públicas para realizar treino em aquacultura de produção.

Nota: Suporte complementar fora das aulas, com recurso ao SIGARRA e plataforma MOODLE da Universidade do Porto, disponibilizando-se informação estática ou dinâmica para autoestudo e autoavaliação.

Software

UP - Moodle

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Participação presencial 10,00
Trabalho laboratorial 10,00
Trabalho de campo 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 86,00
Frequência das aulas 49,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Com 3/4 de presenças na totalidade das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A - Exame final: 70%; B - Trabalho de laboratório: 10%; C - Trabalho de campo: 10%; D - Presença nas aulas: 10%

Nota Final: A x 0,70 + B x 0,10 + C x 0,10 + D x 0,10. Nota mínima a atingir no Exame: 8,0 valores. Este critério aplica-se a todas as épocas de exame.

Nota: Exame (abrange a totalidade das aulas: combinação de verdadeiro/falso, escolha múltipla, resposta curta e ensaio curto e é realizado sem consulta de livros e notas). A não realização do trabalho de síntese/seminário/projeto, ou a não apresentação oral do mesmo, implicam a atribuição de nota zero a estes elementos de avaliação.

Provas e trabalhos especiais

Jogos de Gestão (Otimização da produção). 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Exames especiais solicitados, por exemplo, pelos dirigentes associativos, ou estudantes com necessidades educativas especiais, poderão ser de tipo diferente, segundo um modelo/tipo a determinar pelo regente.

Melhoria de classificação

Realização de novo exame final, mantendo-se as notas das restantes componentes.

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