Código: | MV111 | Sigla: | BF |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Básicas |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Biologia Molecular |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina Veterinária |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIMV | 103 | Plano Oficial em Vigor | 1 | - | 5 | 70 | 135 |
Compreender e utilizar conceitos básicos da física clássica e moderna relevantes para a biologia. Conhecer exemplos da biologia ilustrativos da aplicação desses conceitos. Reconhecer a clareza e simplicidade da descrição biofísica de vários processos e mecanismos centrais da química-física, bioquímica, biologia molecular e fisiologia.
Perceber como é que leis simples da física clássica e moderna ajudam a perceber a estrutura e o funcionamento de sistemas (complexos) biológicos.
Não existem pré-requisitos.
A – Biofísica Molecular e Celular
1 – Estrutura e função de Proteínas
2 – Bioenergética, fosforilação oxidativa, cadeia respiratória, ATPsintase
3 – Bioeletricidade, condução nervosa, condução elétrica e o músculo cardíaco
B – Biofísica dos Sistemas
4 – A Física da audição e a evolução dos sistemas auditivos
5 – A Física da visão nos seres vivos. Noções fundamentais de ótica. Visão estereoscópica. Mecanismos de adaptação à visão noturna.
6 – A Física da respiração. Noções fundamentais de transporte de massa. Superfícies em que ocorrem as trocas gasosas (membranas, traqueias, brânquias, alvéolos pulmonares). Tipos de fluxos (contra-corrente, co-corrente, corrente cruzada). Mecanismos de ventilação.
7– A Física do sistema músculo esquelético. 7.1 - Propriedades elásticas de biomateriais. Propriedades do osso. Resistência do osso a diferentes tipos de deformação. 7.2 - Mecânica Aplicada. Sistema de forças. Equilíbrio de rotação e translação. 7.3 - Músculo. Resposta mecânica do músculo. 7.4 – Cálculos de Biomecânica.
8 – A Física do sistema circulatório. Mecânica dos Fluídos. Viscosidade. Perda de pressão. Viscosidade do sangue e sistema circulatório
9 – A Física nos seres vivos, exemplos. Porque é que os gatos caem de pé? Ecolocalização. Magnetolocalização. Eletrolocalização. A enguia elétrica. Como é que as lagartixas desafiam a gravidade. Cristalinos arredondados nos gastrópodes. Evolução na capacidade de imersão nos mamíferos. Como é que voa a mosca. Propriedades da seda de aranha. A barata e o seu exoesqueleto como sistema excecionalmente robusto. A relação entre o tamanho e a frequência a que se sacodem os mamíferos molhados.
C – Técnicas de Imagem/Diagnóstico
10 – Magnetismo. Imagiologia por Ressonância Magnética Nuclear.
11 – Radioatividade e radiação. Efeitos biológicos. Diagnóstico/imagem. Radiografias. Tomografia Computadorizada (TC). Tomografia por emissão de fotão único (SPECT). Tomografia por emissão de positrões (PET)
12 – Ultrassons. Método de aquisição de imagem pulso-eco. Efeito Doppler. Doppler de cor e Doppler espetral.
13- Imagiologia ótica.
Aulas teóricas e aulas de resolução de problemas.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 90,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 10,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 55,00 |
Frequência das aulas | 70,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 10,00 |
Total: | 135,00 |
Componente exame (90%)
A classificação final é a do exame final, nos casos em que o aluno escolha ser avaliado unicamente por meio dessa prova. No esquema de avaliação alternativo, a meio do semestre os alunos podem realizar uma prova de avaliação parcelar, cuja nota é designada por A1. Continuando a seguir este esquema, os alunos realizam na Época Normal de Exames uma segunda prova de avaliação (cobrindo o restante da matéria), cuja nota é designada por A2, que em conjunto com a prova realizada a meio do semestre se torna equivalente ao exame de Época Normal. Neste caso, a nota final é a média de A1 e A2, não havendo nota mínima nas partes. Na Época de Recurso há apenas um exame com toda a matéria leccionada.
Componente apresentação (10%)
Apresentação e discussão em grupo de um tema selecionado de uma lista fornecida pelo docente