Código: | EBE0219 | Sigla: | BEMB |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Biotecnologia Molecular |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Biologia Molecular |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Bioengenharia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIB | 28 | Plano de estudos oficial | 3 | - | 6 | 56 | 162 |
Fornecer princípios fundamentais em ciência e engenharia de biomateriais e o estado da arte do conhecimento sobre o desenvolvimento de biomateriais, em particular para as mais relevantes aplicações médicas.
A gama de biomateriais ("biomateriais toolbox") disponível para aplicação clínica é muito ampla, indo desde materiais tradicionais a materiais preparados por nanobiengenharia.
Muitas das mais espectaculares e promissoras estratégias para reparação e regeneração do tecido derivam de uma compreensão profunda da estrutura e da função da matriz extracelular (ECM) e seus componentes. A ECM é uma formidável fonte de inspiração para desenvolvimento de biomateriais biomiméticos.
É esperado que os estudantes adquiram as seguintes competências:
1) Capacidade para integrar o conhecimento sobre como biomateriais/matrizes naturais e artificiais interagem com o meio biológico.
2) Análise crítica dos dados publicados, durante a apresentação e discussão de artigos de investigação.
3) Capacidade para formularem questões. de forma estruturada e objetiva.
Nenhum
1) Fundamentos e evolução dos biomateriais
2) Tipos de biomateriais e aplicações (the biomateriais toolbox)
3) A matriz extra-celular como fonte de inspiração para materiais produzidas pelas bioengenharia. Matrizes biomiméticas
4) Tecnologias de produção de biomateriais para reparação e regeneração de tecidos.
O programa é centrado aplicações médicas (ex. pacemakers, materias ortopédicos e dentários, sistema nervoso) que são o mote para a integração de conhecimentos. Além da apresentação de conceitos fundamentais, por parte do docente, os estudantes apresentam e discutem artigos de investigação/revisão. A seleção é feita coletivamente, com base em propostas dos estudantes. Cada artigo cobre uma aplicação médica. A apresentação de cada artigo é feita por um grupo de estudantes, durante dez minutos, seguindo-se uma discussão com toda a turma, sendo a mesma liderada por um grupo de estudantes. Uma terceira componente consiste na apresentação de perguntas previamenrte escritas pelos estudantes e respondidas nas aulas, por escrito, pelos estudantes.
Experiências relevantes para este curso são realizadas em sessões laboratoriais juntamento com outras unidades curriculares, com o propósito de integrar conhecimentos.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 50,00 |
Participação presencial | 20,00 |
Trabalho laboratorial | 20,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 10,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 30,00 |
Frequência das aulas | 70,00 |
Trabalho laboratorial | 20,00 |
Total: | 120,00 |
Nota na parte laboratorial igual ou superior a 10 e classifcação na parte teórica igual ou superior a 8.
Final = Exame x 0.50 + Apresentação de artigo x 0.10 + Perguntas estruturadas x 0.20 + Trabalho laboratorial x 0.20