Código: | MA122 | Sigla: | BV_I |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Biologia Geral e Aquática |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Produção Aquática |
Curso/CE Responsável: | Ciências do Meio Aquático |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LCMA | 32 | Plano Oficial em Vigor | 1 | - | 5 | 49 | 135 |
A Biologia de Vertebrados I é uma disciplina basilar do Curso de Ciências do Meio Aquático que tem como objectivo dar aos alunos as bases biológicas para que futuro possam desenvolver com eficácia o seu trabalho com vertebrados. Para tal, esta disciplina aborda os aspectos gerais da evolução dos seres vivos ao longo da vida na Terra, passando à sistemática dos grupos actuais, ao desenvolvimento ontogénico e, finalmente aos aspectos de morfologia funcional, nos quais são dadas as matérias relacionadas com o movimento a alimentação, a respiração e a circulação, abordando para cada um os respectivos aparelhos e tecidos e respectivas funções.
Os estudantes que frequentaram esta unidade curricular, ficaram com competências em aspectos biológicos como , evolução dos seres vivos e sua integração na evolução da Terra. Biologia do desenvolvimento, morfologia e fisiologia dos Vertebrados, nomeadamente no que respeita aos sistemas esquelético, muscular, digestivo, respiratório e circulatório
Surgimento, Evolução e filogenia dos cordados e ontogenia dos vertebrados. Biologia do desenvolvimento e embriologia (conceitos sobre evolução e desenvolvimento; ovos, segmentação, gastrulação, crista neural, folhetos germinativos. Classificação sistemática de Vertebrados: Regras fundamentais da classificação e interrelação de áreas da ciência com ela relacionadas. Classificação dos peixes, anfíbios, répteis, mamíferos e aves. Tecidos de sustentação: esqueleto (notocórdio, cartilagem, osso, articulações; esclerótomo, esqueleto axial e apendicular); musculatura ( músculo liso e estriado, os miótomos, musculatura epi-axial e hipo-axial). Movimento (adaptações ao movimento no ambiente aquático, aéreo e terrestre). Cavidades corporais (o celoma e as membranas serosas; evolução da cavidade única até ao aparecimento de duas e três cavidades). Tubo digestivo e glândulas anexas (desenvolvimento e estrutura geral; cavidade oral, dentes, faringe, esófago, estômago e intestino; pâncreas, fígado e vesícula biliar). Aparelho respiratório (respiração branquial e pulmonar). Aparelho circulatório (coração, componentes da circulação e sua formação; artérias, veias e linfáticos; circulação cardíaca e sistémica). Tegumento: A pele (desenvolvimento, estrutura microscópica, glândulas cutâneas, escamas e dentículos; a cor e o mimetismo).
Esta disciplina adopta o método de blocos de matéria com aulas teóricas, com apoio de meios audiovisuais, seguidas de aulas práticas de laboratório ou de campo, uma ou duas saídas de campo e palestras.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 70,00 |
Participação presencial | 10,00 |
Trabalho escrito | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 1,00 |
Estudo autónomo | 40,00 |
Frequência das aulas | 49,00 |
Trabalho de campo | 10,00 |
Trabalho laboratorial | 35,00 |
Total: | 135,00 |
Participação em 3/4 das aulas práticas leccionados.
A avaliação é feita de forma contínua (10% da nota), através da apresentação de 1 seminário (20% da nota) e de um exame final, com parte prática e teórica (70% da nota).
Não é exigido aos estudantes mais nenhum trabalho ou prova além dos que já foram referidos
A melhoria da classificação é de acordo com as regras gerais do Instituto
Sites recomendados http://evolution.berkeley.edu/evosite/evohome.html http://post.queensu.ca/~forsdyke/evolutio.htm#Introduction:%20Species%20Barriers.