Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MA123

Biologia de Vertebrados II

Código: MA123     Sigla: BV_II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia Geral e Aquática

Ocorrência: 2017/2018 - 2S (de 16-04-2018 a 08-06-2018)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Produção Aquática
Curso/CE Responsável: Ciências do Meio Aquático

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCMA 36 Plano 2012 a 2017 1 - 5 49 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os alunos do Curso de Ciências do Meio Aquático, frequentam esta disciplina após a disciplina de Biologia de Vertedrados I, onde são leccionados aspectos relacionados com o aparecimento e a evolução da vida na Terra e os aspectos sobre morfologia, incluindo: embriologia, tecidos de sustentação e movimento e sistemas digestivo, respiratório e circulatório. Esta disciplina tem como objectivo leccionar os seguintes temas: aparelho excretor e reprodutor, sistema nervoso, órgãos dos sentidos, glândulas endócrinas e sistema imunológico. Finalmente é feita a integração dos diferentes sistemas e órgãos dando uma visão funcional de organismo dos vertebrados, da sua relação com o ambiente e da importância desta relação para a sobrevivência.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes que frequentaram esta unidade curricular, ficaram com competências em aspectos biológicos como , Biologia do desenvolvimento, morfologia e fisiologia dos Vertebrados, nomeadamente no que respeita aos sistemas cutâneo, excretor, reprodutor, nervoso, endócrino e dos órgãos dos sentidos.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

História da Anatomia (a contribuição de Platão e Aristóteles. William Harvey, Malpighi; Linnaeus e o sistema binomial de classificação; a escola europeia e a “scala naturae”; Darwing, o evolucionismo e o fixismo; conceitos de homologia analogia). Aparelho excretor (ontogenia, holonefros, mesonefros e metanefros; canais urinários, bexiga urinária; balanço hídrico). Aparelho reprodutor (ovário e testículo, canais reprodutivos em machos e fêmeas; a fertilização; cuidados parentais; ciclos reprodutivos e regulação endócrina). Sistema nervoso (morfologia e fisiologia do neurónio; mielina, sinapses; estrutura e desenvolvimento; nervos cranianos e raquidianos; sistema nervoso autónomo). Órgãos dos sentidos (características fundamentais; tipos de receptores; aparelho olfactivo, olhos, aparelho estato-acústico, sistema da linha lateral, ouvido, órgão da fosseta). Glândulas endócrinas (hormonas e regulação hormonal; hipófise, tiróide, paratiróide, pâncreas, supra-renais, hormonas gastro-intestinais, pineal, timo, urófise). O sistema imunológico; órgãos, células e factores humorais envolvidos nos mecanismos de defesa contra a infecção we sua interacção. Integração ( mecanismos de integração dos sistemas nervoso e endócrino com todos os sistema porgânicos na regulação da vida e da relação com o meio ambiente).

Bibliografia Obrigatória

Hildebrand Milton; Analysis of vertebrate structure. ISBN: 0-471-29505-1
Webster Douglas; Comparative vertebrate morphology. ISBN: 0-12-740850-9
Kent George C.; Comparative anatomy of the vertebrates. ISBN: 0-8016-6237-0

Bibliografia Complementar

Almaça Carlos; Evolutionism
Hecht Max K. ed.; Evolutionary biology. ISBN: 0-306-35409-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Esta disciplina adopta o método de blocos de matéria com aulas teóricas, com apoio de meios audiovisuais, seguidas de aulas práticas de laboratório ou de campo, com carácter macro e microscópico. Uma ou duas saídas de campo estão também previstas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 1,00
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 49,00
Trabalho de campo 10,00
Trabalho de investigação 9,00
Trabalho laboratorial 16,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Os estudantes deverão ter, pelo menos, frequência de 3/4 das aulas práticas leccionadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é feita de forma contínua, através de seminários (10% da nota) e completada através da apresentação escrita e oral de trabalhos de grupo (40% da nota) e de um exame final, com parte prática e teórica (50% da nota).

Provas e trabalhos especiais

Trabalhos de Grupo realizados por 2-3 estudantes com versão escrita e com apresentação oral.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação contínua é feita pela actividade presencial e pela apresentação do seminário (10% da nota total). Avaliação final inclui ainda a apresentação de trabalhos de grupo (40% da nota total) e um exame final escrito (50% da pontuação total), com parte teórica e prática.


 

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação é de acordo com as regras gerais da UP.

 

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-11-08 às 04:27:05 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias