| Código: | CMRM17 | Sigla: | CMRM17 |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Biologia e Ecologia Marinhas |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Estudos de Populações |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ciências do Mar - Recursos Marinhos |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MCMRM | 6 | Plano Oficial Bolonha 2014 com ramos | 1 | - | 5 | 50 | 135 |
No final da UC espera-se que os estudantes:
1) Tenham apreendido conceitos de Ecologia Aplicada e Biologia da Conservação e treino em metodologias usadas por rotina em avaliações a nível da comunidade e do ecossistema, bem como novas abordagens, necessárias para fazer face aos grandes paradigmas ambientais da actualidade (e.g. alterações climáticas globais, bioinvasões, poluição, redução da biodiversidade….)
2) Estejam aptos para a investigação científica, atualização contínua do conhecimento e utilização do conhecimento adquirido na resolução de problemas no âmbito da Ecologia Aplicada e Biologia da Conservação.
3) Sejam capazes de desenvolver a capacidade de trabalhar em equipa, de uma forma integrada e multidisciplinar no contexto da Ecologia Aplicada e Biologia da Conservação.
4) Tenham desenvolvido as capacidades de autonomia, intervenção, geração de consensos, discussão e sustentação de opinião, tomada de decisão, e comunicação de resultados, riscos e decisões em diferentes contextos e para diferentes tipos de audiência, no âmbito da Ecologia Aplicada e Biologia da Conservação.
No final da UC espera-se que os estudantes:
1) Tenham apreendido conceitos de Ecologia Aplicada e Biologia da Conservação e treino em metodologias usadas por rotina em avaliações a nível da comunidade e do ecossistema, bem como novas abordagens, necessárias para fazer face aos grandes paradigmas ambientais da actualidade (e.g. alterações climáticas globais, bioinvasões, poluição, redução da biodiversidade….)
2) Estejam aptos para a investigação científica, atualização contínua do conhecimento e utilização do conhecimento adquirido na resolução de problemas no âmbito da Ecologia Aplicada e Biologia da Conservação.
3) Sejam capazes de desenvolver a capacidade de trabalhar em equipa, de uma forma integrada e multidisciplinar no contexto da Ecologia Aplicada e Biologia da Conservação.
4) Tenham desenvolvido as capacidades de autonomia, intervenção, geração de consensos, discussão e sustentação de opinião, tomada de decisão, e comunicação de resultados, riscos e decisões em diferentes contextos e para diferentes tipos de audiência, no âmbito da Ecologia Aplicada e Biologia da Conservação.
1. Grandes paradigmas e desafios ecológicos da actualidade.
2. Desenvolvimento, biodiversidade e conservação, sustentabilidade.
3. Principal legislação e convenções.
4. Tipos de stressores ambientais.
5. Metodologias e técnicas vulgarmente utilizadas em ecologia e ecotoxicologia para avaliar os efeitos de stressores ambientais em populações, comunidades e ecossistemas.
6. Efeitos de stressores ambientais (físicos, químicos, biological) em relações interespecíficas; adaptações, resistência e diferenças entre espécies.
7. Efeitos de stressores ambientais individuais em comunidades e ecossistemas (terrestres, dulçaquícolas e marinhos);
8. Efeitos combinados de alterações climáticas globais, bioinvasões e poluição em ecossistemas de diferentes regiões (e.g. zonas temperadas, frias e tropicais, ambientes extremos).
9. Implicações para a conservação da biodiversidade, para a saúde humana e ambiental, e para os serviços dos ecossistemas.
1) Aulas teóricas interactivas e de discussão de casos de estudo estimulando a participação ativa dos estudantes.
2) Aulas práticas laboratoriais e extramuros para aquisição de treino em avaliações ecotoxicológicas.
3) Aulas práticas de trabalho individual e em grupo com simulações (e.g. computacionais, cenários de “jogo”) e casos de estudo reais, incluindo tomada de decisão e comunicação de resultados e decisões em diferentes contextos.
4) Trabalho de grupo efectuado de forma autónoma (componente de seminário) pelos estudantes sobre um tema à sua escolha no âmbito da Ecologia Aplicada e Biologia da Conservação, apresentação e discussão do trabalho efectuado no final do semestre com colegas e docentes.
NOTA FINAL: A + B + C
A: nota do exame escrito (mínimo 5,0/10,0 valores): 50%
B: nota da componente de avaliação contínua (mínimo 1,0/2,0 valores): 10%
C: nota da componente de seminário (mínimo 4,0/8,0 valores): 40%| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 50,00 |
| Participação presencial | 10,00 |
| Prova oral | 40,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 30,00 |
| Frequência das aulas | 50,00 |
| Trabalho laboratorial | 20,00 |
| Total: | 100,00 |
NOTA FINAL: A + B + C
A: nota do exame escrito (mínimo 5,0/10,0 valores): 50%
B: nota da componente de avaliação contínua (mínimo 1,0/2,0 valores): 10%
C: nota da componente de seminário (mínimo 4,0/8,0 valores): 40%