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Ecologia Aplicada e Biologia da Conservação

Código: CMRM17     Sigla: CMRM17

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia e Ecologia Marinhas

Ocorrência: 2017/2018 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Estudos de Populações
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências do Mar - Recursos Marinhos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCMRM 6 Plano Oficial Bolonha 2014 com ramos 1 - 5 50 135

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

No final da UC espera-se que os estudantes:

1) Tenham apreendido conceitos de Ecologia Aplicada e Biologia da Conservação e treino em metodologias usadas por rotina em avaliações a nível da comunidade e do ecossistema, bem como novas abordagens, necessárias para fazer face aos grandes paradigmas ambientais da actualidade (e.g. alterações climáticas globais, bioinvasões, poluição, redução da biodiversidade….)

 

2) Estejam aptos para a investigação científica, atualização contínua do conhecimento e utilização do conhecimento adquirido na resolução de problemas no âmbito da Ecologia Aplicada e Biologia da Conservação.

 

3) Sejam capazes de desenvolver a capacidade de trabalhar em equipa, de uma forma integrada e multidisciplinar no contexto da Ecologia Aplicada e Biologia da Conservação.

 

4) Tenham desenvolvido as capacidades de autonomia, intervenção, geração de consensos, discussão e sustentação de opinião, tomada de decisão, e comunicação de resultados, riscos e decisões em diferentes contextos e para diferentes tipos de audiência, no âmbito da Ecologia Aplicada e Biologia da Conservação.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da UC espera-se que os estudantes:

1) Tenham apreendido conceitos de Ecologia Aplicada e Biologia da Conservação e treino em metodologias usadas por rotina em avaliações a nível da comunidade e do ecossistema, bem como novas abordagens, necessárias para fazer face aos grandes paradigmas ambientais da actualidade (e.g. alterações climáticas globais, bioinvasões, poluição, redução da biodiversidade….)

 

2) Estejam aptos para a investigação científica, atualização contínua do conhecimento e utilização do conhecimento adquirido na resolução de problemas no âmbito da Ecologia Aplicada e Biologia da Conservação.

 

3) Sejam capazes de desenvolver a capacidade de trabalhar em equipa, de uma forma integrada e multidisciplinar no contexto da Ecologia Aplicada e Biologia da Conservação.

 

4) Tenham desenvolvido as capacidades de autonomia, intervenção, geração de consensos, discussão e sustentação de opinião, tomada de decisão, e comunicação de resultados, riscos e decisões em diferentes contextos e para diferentes tipos de audiência, no âmbito da Ecologia Aplicada e Biologia da Conservação.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Grandes paradigmas e desafios ecológicos da actualidade.

2. Desenvolvimento, biodiversidade e conservação, sustentabilidade.

3. Principal legislação e convenções. 

4. Tipos de stressores ambientais. 

5. Metodologias e técnicas vulgarmente utilizadas em ecologia e ecotoxicologia para avaliar os efeitos de stressores ambientais em populações, comunidades e ecossistemas. 

6. Efeitos de stressores ambientais (físicos, químicos, biological) em relações interespecíficas; adaptações, resistência e diferenças entre espécies.

7. Efeitos de stressores ambientais individuais em comunidades e ecossistemas (terrestres, dulçaquícolas e marinhos);

8. Efeitos combinados de alterações climáticas globais, bioinvasões e poluição em ecossistemas de diferentes regiões (e.g. zonas temperadas, frias e tropicais, ambientes extremos).

9. Implicações para a conservação da biodiversidade, para a saúde humana e ambiental, e para os serviços dos ecossistemas.

Bibliografia Obrigatória

Walker C. H. 070; Principles of ecotoxicology. ISBN: 0-8493-3635-X
Begon Michael; Ecology. ISBN: 0-632-03801-2
Begon Michael; Population ecology. ISBN: 0-632-03478-5
Primack RB ; . Essentials of Conservation Biology, 2002

Bibliografia Complementar

Kaiser MJ; Attrill MJ; Jennings S; Thomas DN; Barnes DKA; Brierley AS; Polunin NVC; Raffaelli DG; Williams PJ; Marine Ecology: Processes, Systems, and Impacts. , 2002
Steinberg CEW; Environmental Stress as Ecological Driving Force and Key Player in Evolution, 2012

Observações Bibliográficas

diversos artigos científicos e websites

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

1) Aulas teóricas interactivas e de discussão de casos de estudo estimulando a participação ativa dos estudantes.

2) Aulas práticas  laboratoriais e extramuros para aquisição de treino em avaliações ecotoxicológicas.

3) Aulas práticas de trabalho individual e em grupo com simulações (e.g. computacionais, cenários de “jogo”) e casos de estudo reais, incluindo tomada de decisão e comunicação de resultados e decisões em diferentes contextos.

4) Trabalho de grupo efectuado de forma autónoma (componente de seminário) pelos estudantes sobre um tema à sua escolha no âmbito da Ecologia Aplicada e Biologia da Conservação, apresentação e discussão do trabalho efectuado no final do semestre com colegas e docentes.

NOTA FINAL: A + B + C

A: nota do exame escrito (mínimo 5,0/10,0 valores): 50%

B: nota da componente de avaliação contínua (mínimo 1,0/2,0 valores): 10%

C: nota da componente de seminário (mínimo 4,0/8,0 valores): 40%

Software

populus

Palavras Chave

Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biodiversidade > Biologia da conservação
Ciências Naturais > Ciências do ambiente > Gestão dos recursos naturais
Ciências Naturais > Ciências do ambiente > Ecologia > Riscos ambientais
Ciências Naturais > Ciências do ambiente > Ecologia > Ecotoxicologia
Ciências Naturais > Ciências do ambiente > Ecologia
Ciências Naturais > Ciências do ambiente > Ecologia > Ecologia aplicada

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Participação presencial 10,00
Prova oral 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 50,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

participação nas aulas, entrega das componentes de avaliação contínua e da componente de seminário nos prazos estipulados para o efeito.

Fórmula de cálculo da classificação final

NOTA FINAL: A + B + C

A: nota do exame escrito (mínimo 5,0/10,0 valores): 50%

B: nota da componente de avaliação contínua (mínimo 1,0/2,0 valores): 10%

C: nota da componente de seminário (mínimo 4,0/8,0 valores): 40%

Provas e trabalhos especiais

elementos de avaliação contínua e da componente de seminário
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