Fitoplâncton e Zooplâncton Marinhos
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Biologia e Ecologia Marinhas |
Ocorrência: 2015/2016 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Tema I: Fitoplâncton
Objetivos gerais: Introdução ao estudo e ecologia do plâncton marinho e suas divisões taxonómicas e biogeográficas. Fitoplâncton: noção dos principais grupos do fitoplâncton, ciclos de vida, adaptações morfológicas e funcionais e sua relação com os processos oceanográficos físicos e químicos. Importância na cadeia alimentar do fitoplâncton marinho produtor de biotoxinas e dinâmica das principais proliferações na costa portuguesa.
Tema II: Zooplâncton
Objetivos gerais: Transmitir a noção de zooplâncton, da adaptação funcional e ecológica dos seus organismos ao meio marinho, da sua distribuição em ligação estreita com os processos físicos globais e da sua importância trófica e da aplicabilidade dos estudos de plâncton.
Resultados de aprendizagem e competências
Tema I: FitoplânctonCompetências: Conhecer a nomenclatura utilizada em fitoplâncton, os vários grupos taxonómicos e sua ecologia (ciclos de vida, adaptações morfológicas/funcionais e relação com processos oceanográficos). Saber a importância trófica do fitoplâncton marinho produtor de biotoxinas. Ter a capacidade de identificar as principais espécies marinhas de fitoplâncton tóxico na costa portuguesa e metodologias de amostragem.
Resultados: Desenvolver a capacidade de realizar trabalho em fitoplâncton marinho.
Tema II: ZooplânctonCompetências: Conhecer a nomenclatura utilizada em zooplâncton, os grupos taxonómicos, as formas, a adaptação funcional e ecológica e ligação com processos físicos globais, importância trófica e metodologias de amostragem. Compreender que os organismos zooplanctónicos vivem num ambiente em que as forças de viscosidade são decisivas e que o seu comportamento é muito específico.
Resultados: Desenvolver a capacidade de realizar trabalho em zooplâncton.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Tema I: Fitoplâncton•
I Introdução • Divisões do plâncton • Principais grupos do fitoplâncton e Ciclos de vida • Adaptações morfológicas • Conceito de população e comunidade • Conceito de biodiversidade. • Ciclos de produção planctónica • Amostragem do plâncton e escalas espaciais e temporais de observação.
II. Ecologia do fitoplâncton marinho • Zonas biogeográficas de distribuição • Adaptações ecológicas e interacções físicas e biológicas. Espécies indicadoras • Fitoplâncton das áreas de afloramento. Mandala de Margalef. • Exemplos da distribuição e dinâmica dos grupos fitoplanctónicos na área de afloramento Ibérica.
III. Blooms de fitoplâncton e espécies produtoras de toxinas • O mecanismo da formação do bloom de Primavera. • Blooms e marés vermelhas. • As espécies tóxicas, tipos de toxicidade e distribuição geográfica. • O fitoplâncton tóxico em águas portuguesas e estado do conhecimento da dinâmica dos blooms. • Propagação dos blooms. Alterações climáticas. • Redes de alerta.
Tema II: Zooplâncton • Introdução • Oceanos • Circulação oceânica de superfície • Circulação oceânica profunda • Upwelling • Giros oceânicos • A zona pelágica • A zona bentónica • Definição geral do Plâncton • Dimensões • Modo de alimentação • Zona marinha em que habitam • Adaptação ao meio • Permanência no plâncton • Adaptações funcionais e ecológicas do zooplâncton • Principais grupos sistemáticos • Sistemática e morfologia dos principais grupos do holoplâncton • Amostragem • Posição ecológica • Cadeias (teias) tróficas e tranferência energética • Crescimento e metabolismo • Reprodução e desenvolvimento • Ciclos de vida zooplanctónicos • Stock residente e produção • Biologia e Zonas de fronteira • Movimento turbulento • Fontes da energia turbulenta • Viscosidade • Comparação de forças; o número de Reynolds • Difusão molecular • Escalas das estructuras turbulentas • Zooplâncton • A vida em ambiente viscoso • Alimentação em ambiente viscoso • A detecção de alimento • Modos possíveis de alimentação selectiva • Calculo das taxas de alimentação • Turbulência e taxas de contacto com o alimento em larvas de peixes • Padrões de distribuição • Distribuição vertical • Variação temporal • Variação espacial • Diversidade e afinidade das comunidades • Aplicabilidade dos estudos de plâncton • Zoogeografia • Pescas e avaliação de stocks • Aquacultura • Toxicologia • Alterações climáticas • Exemplos de estudos na costa Portuguesa.
Bibliografia Obrigatória
Pettersson, LH, Pozdnyakov D; Monitoring of Harmful Algal Blooms, Springer, 2013
Sardet, C; Plankton: Wonders of the Drifting World, University Of Chicago Press, 2015
Smith, P; Standard Techniques For Pelagic Fish Egg And Larva Surveys. FAO Fish. Tech. Paper 175. , Ulan Press, 2013
Moestrup, Ø.; Akselmann, R.; Fraga, S.; Hansen, G.; Hoppenrath, M.; Iwataki, M.; Komárek, J.; Larsen, J.; Lundholm, N.; Zingone, A. (Eds) ; IOC-UNESCO Taxonomic Reference List of Harmful Micro Algae. Accessed at http://www.marinespecies.org/hab, 2009. ISBN: IOC-UNESCO
[Several]; [Updated selection of papers and other study materials], 2016
Bibliografia Complementar
Hallegraeff, GM, Anderson DM, Cembella AD; Manual on Harmful Marine Algae, UNESCO Publishing, 2003
Harris, R, Wiebe, P, Lenz, J, Skjoldal, HR, Huntley, M; ICES Zooplankton Methodology Manual, ICES, 2000
Lasker R; Marine Fish Larvae. Morphology, Ecology and Relation to Fisheries. , University of Washington Press, 1984
Todd, CD, Laverack, MS, Boxshall, GA; Coastal Marine Zooplankton: a Practical Manual for Students. , University Press, Cambridge, 1996
Tomas, CR; Identifying Marine Diatoms and Dinoflagellates, Academic Press, 1996
UNESCO/IOC Project Office; IOC Harmful Algal Bloom Website, UNESCO, 2016. ISBN: http://hab.ioc-unesco.org/
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As metodologias baseiam-se numa tipologia de aulas teóricas e práticas, estas em laboratório ou na forma de trabalhos de campo, com trabalho em estuários e Ria Formosa, sempre que oportuno com recurso a utilização de materiais audiovisuais e a equipamentos apropriados a trabalhos científicos nesta área de conhecimento. Promovem-se discussões e debates, com enfase em artigos e em casos reais, com base em dados recolhidos sistematicamente pelo IPMA, entre outros. A avaliação é feita através de trabalhos monográficos e por exame final.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Exame |
87,50 |
| Trabalho escrito |
12,50 |
| Total: |
100,00 |
Fórmula de cálculo da classificação final
Módulo de Fitoplâncton = 75% (nota de exame final) + 25%(monografia temática)
Módulo de Zooplâncton = 100% (nota de exame final)
Nota Final = Fitoplâncton(50%) + Zooplâncton (50%)