Código: | EBE0219 | Sigla: | BEMB |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Biotecnologia Molecular |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Biologia Molecular |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Bioengenharia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIB | 22 | Plano de estudos oficial | 3 | - | 6 | 56 | 162 |
Fornecer princípios fundamentais em ciência e engenharia de biomateriais e o estado da arte do conhecimento sobre o desenvolvimento de biomateriais, em particular para as mais relevantes aplicações médicas.
A gama de biomateriais ("biomateriais toolbox") disponível para aplicação clínica é muito ampla, indo desde materiais tradicionais a materiais preparados por nanobiengenharia.
Muitas das mais espectaculares e promissoras estratégias para reparação e regeneração do tecido derivam de uma compreensão profunda da estrutura e da função da matriz extracelular (ECM) e seus componentes. A ECM é uma formidável fonte de inspiração para desenvolvimento de biomateriais biomiméticos.
É esperado que os estudantes adquiram as seguintes competências:
1) Capacidade para integrar o conhecimento sobre como biomateriais/matrizes naturais e artificiais interagem com o meio biológico.
2) Análise crítica dos dados publicados, durante a apresentação e discussão de artigos de investigação/revisão.
Nenhum
1) Fundamentos de biomateriais
2) Evolução dos biomateriais
3) A biomateriais toolbox (tipos de biomateriais e aplicações)
4) Biomateriais no microambiente biológico
5) A resposta do hospedeiro resposta; degradação de biomateriais; a reação de corpo estranho a biomateriais
6) A matriz extra-celular como uma fonte de inspiração para materiais produzidas pelas bioengenharia. Matrizes biomiméticas
7) "Nanobioengineered materiais" e matrizes para reparação e regeneração de tecidos.
Os aspectos principais de cada tópico são apresentados pelo docente. Posteriormente, os estudantes apresentam e discutem artigos de investigação/revisão. A seleção é feita coletivamente, com base em propostas dos estudantes, cada artigo cobrindoum capítulo diferente do programa. A apresentação de cada artigo é feito por um grupo de estudantes, durante dez minutos a um disscussion segue por toda a classe, sendo liderada por um grupo de estudantes, durante 10 minutos. Segue-se uma discussão conduzida por um grupo de estudantes.
Experiências relevantes para este curso são realizadas em sessões laboratoriaism juntamento com outras unidades curriculares, com o propósito de integrar conhecimentos.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 70,00 |
Participação presencial | 10,00 |
Trabalho laboratorial | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Nota na parte laboratorial igual ou superior a 10.
Final = Exame x 0.70 + Apresentação de artigo x 0.10 + Trabalho laboratorial x 0.20