| Código: | CMRM17 | Sigla: | CMRM17 |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Biologia e Ecologia Marinhas |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Estudos de Populações |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ciências do Mar - Recursos Marinhos |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MCMRM | 4 | Espec. em Biologia e Ecologia Marinhas 2008 | 1 | - | 5 | 50 | 135 |
Tomar conhecimento e adquirir prática em abordagens e metodologias ecotoxicológicas e ecológicas para avaliar efeitos de stressores ambientais (de origem natural e antrópica) em populações, comunidades e ecossistemas. Estimular e desenvolver a aptidão dos estudantes para a investigação científica e o gosto pela procura do conhecimento. Estimular e desenvolver a capacidade de trabalhar em equipa, de uma forma integrada e multidisciplinar. Promover o uso do conhecimento adquirido na resolução de problemas ecológicos e ecotoxicológicos.
Tomar conhecimento e adquirir prática em abordagens e metodologias ecotoxicológicas e ecológicas para avaliar efeitos de stressores ambientais (de origem natural e antrópica) em populações, comunidades e ecossistemas. Estimular e desenvolver a aptidão dos estudantes para a investigação científica e o gosto pela procura do conhecimento. Estimular e desenvolver a capacidade de trabalhar em equipa, de uma forma integrada e multidisciplinar. Promover o uso do conhecimento adquirido na resolução de problemas ecológicos e ecotoxicológicos.
1. Grandes desafios ecológicos da actualidade. 2. Desenvolvimento, crescimento, sustentabilidade, biodiversidade e conservação. 3. legislação e convenções. 4. Tipos de stressores ambientais e seus efeitos. 5. Metodologias e técnicas vulgarmente utilizadas em ecologia e ecotoxicologia para avaliar os efeitos de stressores ambientais em populações, comunidades e ecossistemas. 6. Efeitos de stressores ambientais em populações. 7. Efeitos de stressores ambientais nas relações intra e intra-específicas e nas comunidades. Implicações para a biodiversidade. 8. Efeitos de múltiplos stressores. 9. Interacções entre alterações climáticas, espécies invasoras e poluição em ecossistemas de diferentes regiões do globo. 10. Efeitos combinados de stressores ambientais no funcionamento e serviços de ecossistemas.
Ensino integrado e baseado na análise de casos de estudo. Durante as aulas, os assuntos programáticos são ministrados de modo a promover discussões interactivas e o envolvimento dos estudantes na pesquisa e selecção de informação e análise dos casos de estudo e na procura de resposta às questões que lhe são colocadas.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 25,00 |
| Prova oral | 37,50 |
| Trabalho escrito | 37,50 |
| Total: | 100,00 |
Os estudantes deverão estar presentes nas aulas e participar nas atividades desenvolvidas (avaliação contínua = 25%), elaborar e entregar no prazo estipulado um relatório escrito sobre o trabalho desenvolvido na componente prática da unidade curricular (37.5%) e apresentar na forma de comunicação oral (tempo 10 minutos) o trabalho individual desenvolvido de forma autónoma sobre um tema à sua escolha no âmbito da unidade curricular (37.5%).
A classificação final corresponde à soma da nota obtida na apresentação do trabalho elaborado e da avaliação contínua, ponderadas da seguinte forma:
1. Desempenho ao longo da disciplina, correspondendo a 25% da nota;
2. Apresentação oral de um trabalho individual efectuado no âmbito da UC ao longo da mesma, correspondendo a 37.5 % da nota final.
3. Entrega de um relatório escrito com um máximo de 15 páginas, incluindo referências, sobre o trabalho desenvolvido na componente prática da unidade curricular (37.5%).
entrega do trabalho melhorado na época de recurso.