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Ecologia Geral

Código: MA112     Sigla: EG

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências do Ambiente e Ecologia

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Estudos de Populações
Curso/CE Responsável: Ciências do Meio Aquático

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCMA 41 Plano 2007 a 2011 1 - 5 48 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Fornecer aos alunos conceitos de ecologia, enquanto disciplina científica transversal, passíveis de serem utilizados para a compreensão de diversos fenómenos ambientais com importância para a formação em Ciências do Meio Aquático

Programa

A Ecologia e as suas divisões.
Componente biótica, abiótica e fluxos dos ecossistemas.
Áreas específicas de interesse.A Ecologia como ciência: as quatro componentes.
O método científico aplicado à Ecologia: 1-Avaliação científica;2-Análise de risco;3-Educação do público;4-Acção política;5-Continuidade.
Escalas em Biologia: horizontal e vertical.
Escalas em Ecologia: espacial, temporal, organizacional.
Níveis de organização dos seres vivos: do indivíduo ao ecossistema.
As dez regras da Ecologia: 1-A Ecologia é uma ciência;2-A Ecologia só pode ser compreendida à luz da evolução;3-Nada acontece a favor de uma espécie;4-Quer os genes quer o ambiente são importantes;5-A compreensão da complexidade requer o uso de modelos;6-Assumir ?porque sim!? é perigoso;7-As explicações devem ser hierarquizadas;8-Os organismos estão sujeitos a constrangimentos;9-O acaso é importante;10-As fronteiras da Ecologia são aleatórias
Evolução e evolução biológica.
Teoria da selecção natural:Variação genética;Número de indivíduos;Concorrência;Melhor adaptação;Nova geração.
Origem da vida
Coacervados e suas características
Obtenção experimental de coacervados
Formação de biomoléculas
Experiência de Miller e o mundo redutor
Bases da teoria de Oparin
O primeiro organismo
Características da vida
RNA e a capacidade catalítica
Ciclo da água
Usos da água
Calamidades associadas à água
Conflitos internacionais
Água e doença
Água e erosão: agricultura/a costa norte de Portugal
Meio terrestre
Solos e uso agrícola
Componentes do solo
Biomas terrestres e aquáticos
Recursos florestais
Clima e seus elementos
Normais climatológicas
Evolução da temperatura e precipitação em Portugal
Ozono e CO2: exemplo português
Ciclos biogeoquímicos: azoto, fósforo, enxofre
Exemplo de reacções em sedimentos estuarinos
Energia e ecossistemas
Eficiência energética
Cadeias troficas


Observações Bibliográficas

Bibliografia: fornecimento dos PDF das aulas, assim como textos complementares e artigos científicos.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Ensino teórico (incluindo casos de estudo)
Ensino prático: visitas de estudo para colheita de amostras ao Rios Leça; visita às Masseiras
Trabalho laboratorial: tratamento das amostras com a realização de 8 trabalhos

Palavras Chave

Ciências Naturais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 30,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Trabalho individual do estudante Estudo autónomo 105
Total: 105,00

Obtenção de frequência

Frequência da totalidade das aulas práticas (visitas de estudo+trabalho laboratorial), excepto para os alunos da 2º fase colocados a partir do dia 30 de Setembro exclusivé
Realização do trabalho de grupo (monografia)

Fórmula de cálculo da classificação final

1. Exame - Componente teórica: 75%
2. Exame - Componente trabalho de grupo (apresentações dos trabalhos): 25%.
3. A nota do exame será somada à nota das apresentações.
4. Para os alunos da segunda fase o exame teorico vale 100% (20 valores)

Provas e trabalhos especiais

Apresentações de grupo com base nos temas distribuidos
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