Imunologia
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Básicas |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIMV |
111 |
Plano 2007 a 2017 |
2 |
- |
5 |
64 |
135 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1. Aquisição de conhecimentos e competências em imunologia, enfatizando as diversas particularidades de diferentes espécies de animais domésticos.
2. Aquisição de competências para a compreensão de informação básica e avançada na área disciplinar da imunologia.
3. Desenvolvimento de mecanismos de raciocínio úteis para a interpretação de dados e resolução de problemas de cariz imunológico.
4. Aquisição de hábitos e métodos de auto-aprendizagem, incluindo a boa utilização de bases de dados bibliográficos.
5. Aperfeiçoamento da capacidade de transmissão oral e escrita de informação e conhecimento.
6. Aquisição de conhecimentos e competências para a boa utilização de técnicas laboratoriais imunológicas de diagnóstico.
7. Aperfeiçoamento da capacidade de realização de trabalhos laboratoriais.
Programa
1. Introdução ao sistema imunológico.
1.1. Introdução geral ao sistema imunológico. Imunidade inata. Padrões moleculares associados a patogénios (PAMPs) e seu reconhecimento (PRRs).
1.2. Complemento.
1.3. Orgãos linfoides centrais e periféricos. Tecido linfoide difuso.
2. Componentes estruturais, moleculares e celulares, do sistema imunológico e reconhecimento antigénico.
2.1. Desenvolvimento hematopoietico.
2.2. Características fenotípicas e funcionais de células não linfocitárias do sistema imunológico.
2.3. Imunoglobulinas. Receptor da célula B (BCR).
2.4. Reacções antigénio-anticorpo.
2.5. Recombinação V(D)J e geração de diversidade nas imunoglobulinas e o receptor da célula T.
2.5. Receptor da Célula T (TCR). Estrutura e função.
2.6. MHC. Codificação genética e apresentação antigénica.
3. Ontogénese e dinâmica das populações linfocitárias.
3.1. Ontogénese e activação de células B
3.2. Activação de células T e mecanismos de cooperação entre células B e células T.
3.3. Maturação de células T e NK.
3.4. Imunodeficiências primárias
4. Mecanismos Efectores.
4.1. Recirculação linfocitária, moléculas de adesão e inflamação. Quimiocinas.
4.2. Citocinas. Diferenciação e função de células T, enfatizando o papel de células dendríticas.
4.3. Respostas imunitárias em situações de infecção.
4.4. Vacinação.
5. O sistema imunológico em condições fisiológicas e patológicas.
5.1. Reacções de hipersensibilidade.
5.2. Tolerância e autoimunidade.
5.3. Transplantação
Bibliografia Obrigatória
Tizard, Ian; Veterinary Immunology. An Introduction , Saunders, 2008. ISBN: 978-1416049890
Observações Bibliográficas
Também serão fornecidos artigos científicos
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas (incluindo Professores convidados).
Aulas práticas laboratoriais.
Aulas de discussão de assuntos imunobiológicos.
Apresentação (individual e em grupo) de artigos científicos pelos alunos.
Palavras Chave
Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina Veterinária > Imunologia animal
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
0,00 |
|
|
Teste parcelar |
Exame |
2,00 |
|
|
Teste parcelar |
Exame |
2,00 |
|
|
Exame |
Exame |
2,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Conforme o previsto na lei.
Fórmula de cálculo da classificação final
Soma de:
Classificação obtida na avaliação teórica, em 2 testes parcelares ou exame final (até 15 val).
Classificação mínima de 6,5 val no 1º teste parcelar para admissão ao 2º teste.
Classificação obtida na apresentação oral de artigos científicos (até 3,0 val)
Classificação obtida na participação nas aulas (oral ou escrita) (até 2,0 val)
Nota mínima de 6.5 valores em cada prova escrita para obter aprovação
Provas e trabalhos especiais
Apresentação oral de artigos científicos
Resolução escrita de questionários
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Conforme o previsto na lei.
Melhoria de classificação
Conforme o previsto na lei.
Observações
A leccionação não é baseada nem segue a ordem de um livro de texto em particular, a bibliografia indicada deve assim ser considerada como complementar das matérias expostas nas aulas.