Ecologia Aplicada e Biologia da Conservação
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Biologia e Ecologia Marinhas |
Ocorrência: 2009/2010 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1. Fornecer os conceitos fundamentais de Ecologia Aplicada e Biologia da Conservação e proporcionar o contacto com técnicas e métodos utilizados por rotina e com novas abordagens para fazer face a problemas que os estudantes poderão ter de enfrentar durante a sua futura actividade profissional. 2. Estimular a aptidão dos estudantes para a investigação e para a procura de informação. 3. Estimular a capacidade de trabalho em equipa, de forma integrada e numa perspectiva multi-disciplinar. 4. Promover o uso do conhecimento adquirido no âmbito de outras disciplinas na resolução de problemas de Ecologia aplicada e de conservação.
Programa
1. Introdução e apresentação da disciplina. Objectivos, métodos de ensino e de aprendizagem, avaliação.
2. Introdução à Ecologia Aplicada e à Biologia da Conservação.
3. Diversidade biológica e sua importância.
3.1. Diversidade genética.
3.2. Diversidade da comunidade.
3.3. Relações intra e inter-específicas.
3.4. Espécies-chave e associações.
3.5. Funcionamento e dinâmica de ecossistemas.
4. Ameaças à biodiversidade e funcionamento de ecossistemas.
4.1. Alterações climáticas globais.
4.2. Espécies invasoras não nativas e seus impactos em ecossistemas.
4.3. Crescimento da população humana e suas consequências: destruição, fragmentação e degradação de habitats; poluição; sobre-exploração de recursos; doenças emergentes.
4.4. Avaliação de efeitos da poluição em indivíduos, populações e ecossistemas.
4.5. Avaliação de efeitos combinados de diferentes stressores.
5. Serviços de ecossistemas.
6. Conservação e gestão de ecossistemas.
7. Recuperação e restauro de ecossistemas.
Bibliografia Obrigatória
Walker C. H. 070;
Principles of ecotoxicology. ISBN: 0-8493-3635-X
Begon Michael;
Population ecology. ISBN: 0-632-03478-5
Begon Michael;
Ecology. ISBN: 0-632-03801-2
Stenseth Nils Chr. 340;
Marine ecosystems and climate variation. ISBN: 0-19-850749-6
Primack Richard B.;
Essentials of conservation biology. ISBN: 0-87893-722-6
Bibliografia Complementar
T. Colborn; D. Dumanoski; J.P. Myers; Our Stolen Future, Dutton, 1996. ISBN: 0-525-93982-2
B. Fagan; O Longo Verão. Como o Clima Mudou a CIvilização, Edições 70, Lda, 2007. ISBN: 978-972-44-1400-3
J. Diamond; Colapso. Ascenção e Queda das Sociedades Humanas, Gradiva, 2008. ISBN: 978-989-616-284-9
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Ensino integrado e interactivo, baseado no desenvolvimento de competências. Nas aulas, os assuntos são apresentados pelo docente de modo a estimular espaços de discussão interactiva com os estudantes, são discutidos temas específicos após procura de informação efectuada prévia e autonomamente pelos estudantes, são efectuadas simulações computacionais de problemas ecológicos e efectuados trabalhos laboratoriais.
Software
office
spss
populus
Palavras Chave
Ciências Naturais > Ciências do ambiente > Ecologia
Ciências Naturais > Ciências do ambiente > Ecologia > Ecossistemas
Ciências Naturais > Ciências do ambiente > Ecologia > Ecotoxicologia
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biodiversidade > Avaliação do risco
Ciências Naturais > Ciências do ambiente > Gestão dos recursos naturais
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biodiversidade > Biologia da conservação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
30,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Para obtenção de frequência é necessário:
1) Apresentação de um relatório, na forma de artigo científico de revisão (máximo 6 pag A4) sobre um tema à escolha no âmbito da disciplina (trabalho de grupo).
2) Participação num cenário simulado de um problema ecológico (trabalho individual)
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final é a soma aritmética das classificações obtidas nos seguintes items (máximo de 20 valores):
1. Exame escrito: máximo de 10 valores, mínimo de 5 valores
2. Desempenho no papel que lhe for atribuído no cenário simulado de um problema ecológico: máximo 2 valores;
3. Nota do relatório escrito: máximo de 3 valores;
Provas e trabalhos especiais
1) relatório, na forma de artigo científico de revisão (máximo 6 pag A4) sobre um tema à escolha no âmbito da disciplina (trabalho de grupo).
2) cenário simulado de um problema ecológico (trabalho individual)
Melhoria de classificação
exame