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Ecologia Aplicada e Biologia da Conservação

Código: CMRM17     Sigla: CMRM17

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia e Ecologia Marinhas

Ocorrência: 2009/2010 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Estudos de Populações
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências do Mar - Recursos Marinhos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCMRM 10 Espec. em Biologia e Ecologia Marinhas 2008 1 - 5 50 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Fornecer os conceitos fundamentais de Ecologia Aplicada e Biologia da Conservação e proporcionar o contacto com técnicas e métodos utilizados por rotina e com novas abordagens para fazer face a problemas que os estudantes poderão ter de enfrentar durante a sua futura actividade profissional. 2. Estimular a aptidão dos estudantes para a investigação e para a procura de informação. 3. Estimular a capacidade de trabalho em equipa, de forma integrada e numa perspectiva multi-disciplinar. 4. Promover o uso do conhecimento adquirido no âmbito de outras disciplinas na resolução de problemas de Ecologia aplicada e de conservação.

Programa

1. Introdução e apresentação da disciplina. Objectivos, métodos de ensino e de aprendizagem, avaliação.

2. Introdução à Ecologia Aplicada e à Biologia da Conservação.

3. Diversidade biológica e sua importância.
3.1. Diversidade genética.
3.2. Diversidade da comunidade.
3.3. Relações intra e inter-específicas.
3.4. Espécies-chave e associações.
3.5. Funcionamento e dinâmica de ecossistemas.

4. Ameaças à biodiversidade e funcionamento de ecossistemas.
4.1. Alterações climáticas globais.
4.2. Espécies invasoras não nativas e seus impactos em ecossistemas.
4.3. Crescimento da população humana e suas consequências: destruição, fragmentação e degradação de habitats; poluição; sobre-exploração de recursos; doenças emergentes.
4.4. Avaliação de efeitos da poluição em indivíduos, populações e ecossistemas.
4.5. Avaliação de efeitos combinados de diferentes stressores.

5. Serviços de ecossistemas.
6. Conservação e gestão de ecossistemas.
7. Recuperação e restauro de ecossistemas.

Bibliografia Obrigatória

Walker C. H. 070; Principles of ecotoxicology. ISBN: 0-8493-3635-X
Begon Michael; Population ecology. ISBN: 0-632-03478-5
Begon Michael; Ecology. ISBN: 0-632-03801-2
Stenseth Nils Chr. 340; Marine ecosystems and climate variation. ISBN: 0-19-850749-6
Primack Richard B.; Essentials of conservation biology. ISBN: 0-87893-722-6

Bibliografia Complementar

T. Colborn; D. Dumanoski; J.P. Myers; Our Stolen Future, Dutton, 1996. ISBN: 0-525-93982-2
B. Fagan; O Longo Verão. Como o Clima Mudou a CIvilização, Edições 70, Lda, 2007. ISBN: 978-972-44-1400-3
J. Diamond; Colapso. Ascenção e Queda das Sociedades Humanas, Gradiva, 2008. ISBN: 978-989-616-284-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Ensino integrado e interactivo, baseado no desenvolvimento de competências. Nas aulas, os assuntos são apresentados pelo docente de modo a estimular espaços de discussão interactiva com os estudantes, são discutidos temas específicos após procura de informação efectuada prévia e autonomamente pelos estudantes, são efectuadas simulações computacionais de problemas ecológicos e efectuados trabalhos laboratoriais.

Software

office
spss
populus

Palavras Chave

Ciências Naturais > Ciências do ambiente > Ecologia
Ciências Naturais > Ciências do ambiente > Ecologia > Ecossistemas
Ciências Naturais > Ciências do ambiente > Ecologia > Ecotoxicologia
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biodiversidade > Avaliação do risco
Ciências Naturais > Ciências do ambiente > Gestão dos recursos naturais
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biodiversidade > Biologia da conservação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 30,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Para obtenção de frequência é necessário:

1) Apresentação de um relatório, na forma de artigo científico de revisão (máximo 6 pag A4) sobre um tema à escolha no âmbito da disciplina (trabalho de grupo).
2) Participação num cenário simulado de um problema ecológico (trabalho individual)

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final é a soma aritmética das classificações obtidas nos seguintes items (máximo de 20 valores):

1. Exame escrito: máximo de 10 valores, mínimo de 5 valores
2. Desempenho no papel que lhe for atribuído no cenário simulado de um problema ecológico: máximo 2 valores;
3. Nota do relatório escrito: máximo de 3 valores;

Provas e trabalhos especiais

1) relatório, na forma de artigo científico de revisão (máximo 6 pag A4) sobre um tema à escolha no âmbito da disciplina (trabalho de grupo).
2) cenário simulado de um problema ecológico (trabalho individual)

Melhoria de classificação

exame
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