Introdução a Biologia e Ecologia Marinhas
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Biologia e Ecologia Marinhas |
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Transmitir conceitos fundamentais da biologia e ecologia marinhas para alunos sem conhecimentos básicos.
Programa
Aulas teóricas:
I. OCEANOS E MARES
Áreas, volumes, profundidades, fronteiras; estruturação dos
espaços físicos; turbilhões, correntes de superfície e de fundo,
sistema na zona equatorial do Atlântico.
II. FACTORES ABIÓTICOS
Parâmetros físico-químicos, macro- e micronutrientes, matéria
orgânica dissolvida e particular, pressão hidrostática, movimento
ascensional, iluminação.
III. FACTORES BIÓTICOS
Plâncton, definições, variações sazonais: nutrientes, fito- e
zooplâncton nas latitudes médias, -altas e -baixas; «grazing»,
migração vertical, ciclos de vida; nécton.
IV. MÉTODOS E INSTRUMENTOS
Barcos de investigação marinha, equipamentos, instrumentos e
métodos para amostragens biológicas e oceanográficas.
V. BENTOS
Definições do tamanho, tipos de alimentação e do movimento;
larvas; distribuição da biomassa; sociedades bénticas: areia,
lama, rocha; fito- e zoobentos dos substratos duros e dos
sedimentos; interacções no bentos; bentos nas grandes
profundidades; cadeia de alimentação.
VI. LITORAL
Definições; zonação; marés e outros factores abióticos; factores
bióticos; colonização de substratos diferentes, espécies
características por zonas; erosão; influências humanas e
poluição, protecção e conservação de áreas vulneráveis.
VI. BACTÉRIAS
Formas e funções de bactérias, distribuição; processos e
produtos; exemplos.
VII. PRODUÇÃO PRIMÁRIA
Esquema geral, unidades e distribuição da produção primária
nos oceanos; profundidades de compensação e crítica;
desenvolvimento de um «bloom» do fitoplâncton.
VIII. “UPWELLING”
Causas, definições, localizações; exemplos de zonas neríticas e
oceânicas; cadeias de alimentação nas áreas de «upwelling»;
produção biológica.
IX. PRODUÇÃO SECUNDÁRIA
Definições, «grazing», cálculo de produção, «biomass-turnoverapproach
»,; eficiência ecológica e níveis tróficos; cadeias de
alimentação; produção no bentos, rede de alimentação,
quantificação dos níveis tróficos.
X. ESTUÁRIOS
Classificações, tipos; factores abióticos e bióticos; critérios da
água salobra; espécies representativas; ictiofauna; problemas
como erosão, dragagens, urbanizações, poluição e eutrofização.
XI. RECIFES CORAIS
Definição, outros recifes, endosimbiose, alimentação dos corais,
construção calcária, construção de recifes, tipo de recifes,
comparação Indo pacífico – Atlântico.
Aulas práticas:
1. LITORAL ROCHOSO, DUNAS E QUEBRA-MAR
Zonação no intertidal de uma praia rochosa, identificação e contagem de espécies representativas, diferenças de colonização entre uma praia rochosa e arenosa.
2. LITORAL EM MUDANÇA
Alterações climáticas, subida do nível médio do mar, erosão costeira, recuo do litoral e as possíveis medidas de mitigação;
colonização, sucessão, função do quebramar como «recife artificial».
Bibliografia Obrigatória
Kaiser, M.J. et al ; Marine Ecology, Oxford University Press, 2005
Levinton, J.S. ; Marine Biology - Function, Biodiversity, Ecology , Oxford University Press , 2001
Tardent; Marine Biology , Thieme (Stuttgart), 1994
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas com projecções de imagens.
Aulas práticas ao ar livre.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
180,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Fórmula de cálculo da classificação final
exame escrito