Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Arnaldo Videira

Arnaldo Videira

Fotografia de Arnaldo António de Moura Silvestre Videira
Nome: Arnaldo António de Moura Silvestre Videira Ligação à página pessoal de Arnaldo António de Moura Silvestre Videira
Sigla: AAMSV
Estado: Ativo
R-000-2JG
Extensão Telefónica: 5141
Telf.Alt.: 220428141

Funções

Categoria: Professor Catedrático
Carreira: Pessoal Docente de Universidades
Grupo profissional: Docente
Departamento: Biologia Molecular

Apresentação Pessoal

Arnaldo Videira é professor catedrático de genética molecular desde 2001, tendo ingressado no ICBAS como assistente-estagiário em 1983. Licenciou-se em Biologia na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto em 1982. Terminou o Doutoramento em 1990, tendo realizado o respectivo trabalho experimental na Universidade de Munique. Prestou provas de Agregação em 1997. Passou períodos mais ou menos prolongados noutras instituições: Instituto Pasteur, Universidades de Califórnia-Stanford, Alberta-Edmonton, Freiburg, Califórnia-Berkeley e Instituto CCMB na Índia.
No âmbito da sua actividade académica, dirigiu grupos e projectos de investigação, orientou doutorandos e outros investigadores, organizou conferências e cursos de pós-graduação e participou em múltiplos júris e concursos académicos. Avaliou também projectos, pessoas e mais de 90 artigos científicos submetidos para publicação em diversas revistas, tais como BBA-Bioenergetics, Biochemical Journal, Fungal Genetics and Biology, Molecular Microbiology, PNAS, Journal of Molecular Biology, Genetics, Human Molecular Genetics, etc.
Tem interesses de investigação na área da Biologia Molecular, nomeadamente na caracterização de genes e proteínas envolvidos em diferentes processos celulares. Como organismo modelo de investigação, utilizou principalmente o fungo filamentoso Neurospora crassa. Investigou complexos enzimáticos da cadeia respiratória da mitocôndria, o seu envolvimento na função, biogénese do organelo e bioenergética celular e a sua associação a doenças mitocondriais. Mais recentemente, investigou componentes e processos envolvidos na morte celular programada.
Publicou mais de 80 artigos científicos em revistas internacionais, entre comunicações de resultados em múltiplos Congressos científicos, escreveu mais de uma dezena de capítulos de livros e editou um livro sobre engenharia genética. Proferiu mais de 30 conferências por convite, sendo a maioria em Congressos ou Universidades internacionais.

Áreas de Interesse

  1. Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Bioenergética
  2. Ciências Naturais > Ciências biológicas > Engenharia biológica > Engenharia genética
  3. Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia molecular
  4. Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Genética
  5. Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia funcional
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-06-30 às 19:49:06 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias