Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Departments > Microscopy

Microscopy

Acronym: MIC
Person in Charge: Alexandre Lobo da Cunha
Mission: O Departamento está envolvido em diversas atividades de ensino, investigação científica, serviços de diagnóstico e de processamento histotécnico, e, ainda, de divulgação científica.

Na área do ensino, os docentes do Departamento de Microscopia participam na licenciatura em Bioquímica e na licenciatura em Ciências do Meio Aquático, assim como nos Mestrados Integrados em Medicina, Medicina Veterinária e Bioengenharia. Além disso, alguns docentes são também responsáveis por unidades curriculares do Mestrado em Ciências do Mar - Recursos Marinhos, Mestrado em Bioquímica, e do Mestrado em Toxicologia e Contaminação Ambientais. Também tem sido dada colaboração no Mestrado em Medicina Legal. Os docentes do Departamento têm orientado diversas teses de licenciatura, mestrado e doutoramento, recebendo também bolseiros de pós-doutoramento, nacionais e estrangeiros.

Neste Departamento desenvolvem-se as seguintes linhas de investigação, recorrendo à microscopia e a outros métodos de pesquisa científica, nomeadamente de biologia molecular, genética, fisiologia e endocrinologia:

  • Citogenética animal; estudos de instabilidade cromossómica espontânea e induzida.
  • Cross-talk de recetores nucleares (ERs vs PPARs) e relações com os peroxissomas hepáticos e metabolismo lipídico; estudos in vivo e in vitro com o modelo truta fário e linhas celulares.
  • Estudos comparativos do aparelho digestivo em moluscos gastrópodes, incluindo aspetos ultraestruturais, histoquímicos e bioquímicos, procurando-se relacionar esses aspetos com a posição filogenética e a dieta das diversas espécies.
  • Influência de estrogénio em carcinogénese hepática e mamária e caracterização de fenótipos estruturais e moleculares; estudos experimentais (em truta) e descritivos (em cadela).
  • Influências do sexo e da idade na estrutura hepática; estudos descritivos e experimentais, com ênfase na morfologia quantitativa, visando peixes (eg, trutas e peixe-zebra) e o rato.
  • Medicina da reprodução; biologia, genética, fisiologia e endocrinologia da reprodução. Esta área engloba técnicas de microscopia ótica, eletrónica e de fluorescência, estudos in vitro, culturas celulares, ensaios farmacológicos e toxicológicos, bem como todas as técnicas de genética e biologia molecular.
  • Microparasitologia de animais aquáticos, visando o estudo ultrastrutural e a filogenia molecular nos filos Apicomplexa, Haplosporidia, Microsporidia e Myxozoa; em colaboração com investigadores de outras nacionalidades.
  • Stress oxidativo e defesa antioxidante na Anemia de Fanconi; o papel do eritrócito.
  • Toxicopatologia e toxicologia química e molecular; estudos de campo, visando estuários da costa portuguesa, e ensaios laboratoriais recorrendo-se a peixes, bivalves e culturas celulares.
  • Screening de potencial antiproliferativo e apoptótico de compostos bioativos marinhos.
Na área dos serviços internos e externos destacam-se as seguintes atividades:

  • Diagnóstico citológico para apoio à rotina da clínica veterinária no ICBAS, efetuado no Laboratório de Histologia e Embriologia.
  • Diagnóstico cromossómico em medula óssea e prognóstico de pacientes com neoplasias hematológicas, efetuado no Laboratório de Citogenética.
  • Diagnóstico de anemia de Fanconi e outras doenças de instabilidade cromossómica, efetuado no Laboratório de Citogenética.
  • Diagnóstico de dismorfias de espermatozóides e ovócitos humanos, efetuado no Laboratório de Biologia Celular.
  • Diagnostico de ciliopatias, efetuado no Laboratório de Biologia Celular.
  • Serviços histotécnicos e de microscopia digital, efetuados no Laboratório de Histologia e Embriologia.
O Serviço de Microscopia Eletrónica do ICBAS está associado ao Departamento de Microscopia, estando disponível para os investigadores e docentes do ICBAS e de outras instituições, sendo também utilizado pelo Centro Hospitalar do Porto.

Os docentes e técnicos do Departamento têm também participado em diversas ações de divulgação, destacando-se a colaboração na Mostra da Universidade do Porto e na Universidade Júnior, atividades organizadas anualmente pela Reitoria da Universidade do Porto.
Description: Constituição
O Departamento de Microscopia do ICBAS inclui o Laboratório de Biologia Celular, o Laboratório de Citogenética e o Laboratório de Histologia e Embriologia, existindo uma forte interligação entre estes três laboratórios, que se traduz em diversas colaborações no ensino e na investigação. Exercem atividade no Departamento 9 docentes em tempo integral e 3 em tempo parcial (correspondendo a 9,7 ETI), apoiados por 5 técnicos. O Departamento tem ainda, atualmente, a colaboração de 1 professor catedrático jubilado e de 1 professor afiliado.
Schedule: 08:30-18:30
E-mail: alcunha@icbas.up.pt
Address: Rua de Jorge Viterbo Ferreira 228
Postal Code: 4050-313
Location: Porto

Laboratoriess

Recommend this page Top
Copyright 1996-2019 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2019-05-20 at 06:15:30