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Primeiros Socorros Psicológicos em Crise e Catástrofe

Código: PSPCC1     Sigla: PSPCC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Psicologia

Ocorrência: 2023/2024 - SP (de 03-11-2023 a 29-11-2023) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=532105
Unidade Responsável: Serviço para a Educação Contínua
Curso/CE Responsável: Primeiros Socorros Psicológicos em Crise e Catástrofe

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PSPCC 17 Plano Oficial do ano letivo 2023 1 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Através da exposição de conteúdos e de reflexões práticas, esta unidade curricular pretende apresentar aos estudantes

1.Os diferentes conceitos relacionados com os primeiros socorros psicológicos em situações de  crise e catástrofe, bem como a regulamentação e articulação com os agentes de proteção civil no teatro de operações.

2 .O impacto psicológico/emocional das situações de crise e catástrofe e os diferentes modelos de atuação para estabilização emocional, suas especificidades e contextos de aplicação.

3. Em sobreviventes e profissionais, os sintomas de stress, stress pós-traumático, burnout e fadiga de compaixão, bem como fatores de proteção como resiliência, coping, crescimento pós-traumático e estratégias de gestão do stress.

4. A possibilidade de Interagir com profissionais do terreno com partilha das suas experiências e formas de cuidar dos outros e de cuidar de si.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da formação os estudantes devem ser capazes de:

- discriminar os diferentes conceitos relacionados com os primeiros socorros psicológicos em situações de crise e catástrofe, bem como conhecer a regulamentação e articulação com os agentes de proteção civil no teatro de operações.

- conhecer o impacto psicológico/emocional das situações de crise e catástrofe e os diferentes modelos de atuação para estabilização emocional, suas especificidades e contextos de aplicação.

- identificar, em sobreviventes e profissionais, os sintomas de stress, stress pós-traumático, burnout e fadiga de compaixão, bem como fatores de proteção como resiliência, coping, crescimento pós-traumático e estratégias de gestão do stress.

- conhecer a perspetiva de profissionais do terreno através da partilha das suas experiências e formas de cuidar dos outros e de cuidar de si.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa

1. Introdução: definição de conceitos; regulamentação e articulação com agentes de proteção civil; identificação de incidentes críticos e de situações de crise e de catástrofe; triagem de sobreviventes em situações multivítimas; especificidade do teatro de operações e da atuação para estabilização emocional.

2. Impacto emocional/psicológico de situações de crise e de catástrofe em sobreviventes e profissionais de socorro; fatores de vulnerabilidade e fatores de proteção; emergência psicológica, perturbação aguda de stress, perturbação de stress pós-traumático, fadiga de compaixão, burnout, resiliência, coping, crescimento pós-traumático e estratégias de gestão do stress.

3. Modelos de apoio emocional, com especial referência ao Psychological First Aid (PFA) e Critical Incident Stress Management (CISM); intervenção em casos específicos e comunicação de más noticias.

4. Discussão de casos e exercícios práticos de atuação para estabilização emocional, resolução de necessidades psicossociais, boa gestão do stress e promoção da saúde ocupacional dos profissionais; diferenças teoria/prática e limitações/desafios da atuação no terreno em situações de crise ou catástrofe; interação com convidados como profissionais do terreno para partilha das suas experiências e formas de cuidar dos outros e de cuidar de si.

Bibliografia Obrigatória

Beja, M. J., Portugal, A., Câmara, J., Berenguer, C., Rebolo, A., Crawford, C., & Gonçalves, D. (2018). ; Primeiros Socorros Psicológicos: Intervenção psicológica na catástrofe. Psychologica, 61(1), 125-142.
Carvalho, M. (2011). ; Estudos sobre intervenção psicológica em situações de emergência, crise e catástrofe. Portimão: ISMAT.
Cunha, S., Queirós, C., Fonseca, S. & Campos, R. (2017). ; Resiliência como preditor do impacto traumático em técnicos de emergência pré-hospitalar. International Journal on Working Conditions, 13, 51-67.
Everly, G. & Lating, J. (2017). ; The Johns Hopkins Guide to Psychological First Aid. Baltimore, Maryland: John Hopkins University Press.
Fonseca, S.M., Cunha, S., Faria, S., Campos, R., & Queirós, C. (2021). ; Why are Emergency Medical Technicians' Coping Strategies Dysfunctional? International Emergency Nursing, 56 (100995).
Maslach, C., Schaufeli, W.B. & Leiter, M. P. (2001). ; Job burnout. Annual Review of Psychology, 52, 397-422.
OMS (2011).; Primeiros Cuidados Psicológicos: guia para trabalhadores de campo. Genebra: Organização Mundial de Saúde.
OPP (2014). ; Primeiros Socorros Psicológicos. Lisboa: OPP.
Pereira, A., & Queirós, C. (2021). ; O Stress e suas consequências na saúde e no bem-estar. In I. Leal & J.L. Pais-Ribeiro (Eds.). Manual de Psicologia da Saúde (cap. 19, pp.137-145). Lisboa: Pactor.
Pereira, M. (2015). ; Intervenção Psicológica em Crise e Catástrofe. Lisboa: OPP.
Pereira, R., Silva, A.L., Felgueiras, S., & Queirós, C. (2023). ; A relação entre Stress operacional e organizacional, Burnout e Ideação Suicida nas Forças Policiais. Politeia, XX, 91-128.
Queirós, C. & Passos, F. (2018). ; A recuperação emocional e o apoio psicológico a sobreviventes. In L. Lourenço & A. Amaro (Ed.). Riscos e Crises, da teoria à plena manifestação (pp.453-473). Coimbra: Imprensa da UC.
Rodrigues, J. M., Matos, L. C., Francisco, N., Dias, A., Azevedo, J., & Machado, J. (2021). ; Assessment of Qigong Effects on Anxiety of High-school Students: A Randomized Controlled Trial. Advances in Mind-Body Medicine, 35(3), 10–19.

Bibliografia Complementar

ANEPC, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (2010). ; Diretiva Operacional nº 1 – DIPOS, Dispositivo Integrado das Operações de Proteção e Socorro. Lisboa: MAI & ANEPC.
ANEPC, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (2020). ; Instalação e gestão de Zonas de Concentração e Apoio à População - Manual Técnico. Lisboa: ANEPC.
ANEPC, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (2020). ; Guia de Orientação para a Constituição de Plataformas Locais para a Redução do Risco de Catástrofes. Cadernos Técnicos PROCIV nº 27. Lisboa: ANEPC.
Cunha, S. (2018). ; Stress e incidentes críticos em operacionais de Emergência Médica Pré-hospitalar. Tese de Doutoramento em Psicologia. Porto: FPCEUP.
Fonseca, S. M. (2021). ; SIROPH (Surveilling and Improving Rescuers’ Occupational and Psychological Health): a Saúde Psicológica e Ocupacional dos Profissionais de Emergência Médica. Tese de Doutoramento em Psicologia. Porto: FPCEUP.
IFRCRCS (2020). ; Remote Psychological First Aid during the COVID-19 outbreak Interim guidance - March 2020. Copenhagen: Psychossocial Centre of International Federation of Red Cross and Red Crescent Societies.
Kouvatsou, Z., Degermedgoglou, G., Karamagioli, E., & Pikoulis, E. (2022). ; Psychological First Aid Training of Police Officers. Journal of Police and Criminal Psychology. https://doi.org/10.1007/s11896-022-09523-9
Neria, Y., Galea, S. & Norris, F.H. (2009).; Mental health and disasters. Cambridge: Cambridge University Press.
Pereira, R. (2022). ; Stress (operacional/organizacional) e Burnout como preditores da Ideação Suicida nas Forças Policiais. Dissertação de Mestrado em Ciências Policiais. Lisboa: ISCPSI.
Queirós, C., Passos, F., Bártolo, A., Marques, A.J., Silva, C.F., & Pereira, A. (2020). ; Burnout and Stress Measurement in Police Officers: Literature Review and a Study with the Operational Police Stress Questionnaire. Frontiers in Psychology, 11 (587).
Queirós, C., Fonseca, S. M., Faria, S., Cunha, S., Passos, F., Vara, N., & Campos, R. (2021). ; Estratégias de coping na gestão do stress associado à atividade profissional das forças policiais, bombeiros e emergência pré-hospitalar. In A. Nunes, A. Amaro, A. Vieira, F.V. Castro, & F. Félix (Coord.). Geografia, Riscos e Proteção Civil: homenagem ao Prof
Sá, S., Werlang, B., & Paranhos, M. (2008). ; Intervenção em crise. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 4(1), 1-10
Sheu, H. B., Lent, R. W., Lui, A. M., Wang, X. T., Phrasavath, L., Cho, H. J., & Morris, T. R. (2020; Meta-analytic path analysis of the social cognitive well-being model: Applicability across life domain, gender, race/ethnicity, and nationality. Journal of Counseling Psychology, 67(6), 680–696.
Soravia, L. M., Schwab, S., Walther, S., & Müller, T. (2021). ; Rescuers at Risk: Posttraumatic Stress Symptoms Among Police Officers, Fire Fighters, Ambulance Personnel, and Emergency and Psychiatric Nurses. Frontiers in Psychiatry, 11. doi:10.3389/fpsyt.2020.602064

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Serão utilizadas metodologias de tipo teórico-expositivo com recurso a PowerPoint, vídeos e TedTalks acompanhadas de leitura e reflexão crítica de textos e de participação individual nos debates a decorrer no Fórum no Moodle.

Serão realizadas tarefas práticas individuais e de grupo para: demonstração dos diferentes modelos de estabilização emocional e sua especificidade de aplicação; treino de relaxamento e de reprogramação do sistema nervoso autónomo (através de exercícios respiratórios; exercícios meditativos; exercícios de estiramento/contração) e de exercícios cognitivos-comportamentais de estratégias de gestão de stress.

Serão ainda realizadas discussões e reflexões coletivas com convidados profissionais de terreno, possibilitando refletir sobre as dificuldades/diferenças teoria/prática e especificidade da atuação em contexto português.

Enquanto estudo autónomo prevê-se e apoia-se a leitura de textos sobre os conteúdos lecionados com participação no debate no Fórum e a preparação de uma reflexão crítica integradora.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 40,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de campo 43,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A avaliação da componente teórica implica a participação no Fórum do Moodle em debates no formato escrito síncrono e assíncrono, integrando os conteúdos lecionados, os textos disponibilizados e a reflexão crítica individual.

A componente teórico-prática é avaliada através da reflexão escrita integradora da prestação nos exercícios práticos e da sua articulação com a componente teórica e com o Fórum.

A avaliação será sempre por escrito para todos os participantes.

A presença nas aulas é obrigatória segundo o regulamento em vigor na FPCEUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final é calculada através da seguinte fórmula:

- 50% discussão no Fórum Moodle

- 50% trabalho escrito individual com reflexão critica sobre os exercícios/casos práticos

A nota final resultante da soma das duas componentes deve ser igual ou superior a 9,5 valores em 20, devendo cada componente obter o mínimo de 8 valores.

Provas e trabalhos especiais

Utilização do Fórum no Moodle para debate de casos práticos.

Trabalho de estágio/projeto

 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes com estatuto especial deverão consultar as possibilidades do regulamento em vigor na FPCEUP.

Melhoria de classificação

A melhoria é efetuada apenas para o trabalho final (ponderação de 50%), mantendo-se a classificação do Fórum.

É possível a melhoria segundo o regulamento em vigor na FPCEUP.

Observações

A disciplina existe na plataforma Moodle.
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