Código: | PSPCC1 | Sigla: | PSPCC |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
CNAEF | Psicologia |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=532105 |
Unidade Responsável: | Serviço para a Educação Contínua |
Curso/CE Responsável: | Primeiros Socorros Psicológicos em Crise e Catástrofe |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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PSPCC | 17 | Plano Oficial do ano letivo 2023 | 1 | - | 6 | 54 | 162 |
Através da exposição de conteúdos e de reflexões práticas, esta unidade curricular pretende apresentar aos estudantes
1.Os diferentes conceitos relacionados com os primeiros socorros psicológicos em situações de crise e catástrofe, bem como a regulamentação e articulação com os agentes de proteção civil no teatro de operações.
2 .O impacto psicológico/emocional das situações de crise e catástrofe e os diferentes modelos de atuação para estabilização emocional, suas especificidades e contextos de aplicação.
3. Em sobreviventes e profissionais, os sintomas de stress, stress pós-traumático, burnout e fadiga de compaixão, bem como fatores de proteção como resiliência, coping, crescimento pós-traumático e estratégias de gestão do stress.
4. A possibilidade de Interagir com profissionais do terreno com partilha das suas experiências e formas de cuidar dos outros e de cuidar de si.
No final da formação os estudantes devem ser capazes de:
- discriminar os diferentes conceitos relacionados com os primeiros socorros psicológicos em situações de crise e catástrofe, bem como conhecer a regulamentação e articulação com os agentes de proteção civil no teatro de operações.
- conhecer o impacto psicológico/emocional das situações de crise e catástrofe e os diferentes modelos de atuação para estabilização emocional, suas especificidades e contextos de aplicação.
- identificar, em sobreviventes e profissionais, os sintomas de stress, stress pós-traumático, burnout e fadiga de compaixão, bem como fatores de proteção como resiliência, coping, crescimento pós-traumático e estratégias de gestão do stress.
- conhecer a perspetiva de profissionais do terreno através da partilha das suas experiências e formas de cuidar dos outros e de cuidar de si.
1. Introdução: definição de conceitos; regulamentação e articulação com agentes de proteção civil; identificação de incidentes críticos e de situações de crise e de catástrofe; triagem de sobreviventes em situações multivítimas; especificidade do teatro de operações e da atuação para estabilização emocional.
2. Impacto emocional/psicológico de situações de crise e de catástrofe em sobreviventes e profissionais de socorro; fatores de vulnerabilidade e fatores de proteção; emergência psicológica, perturbação aguda de stress, perturbação de stress pós-traumático, fadiga de compaixão, burnout, resiliência, coping, crescimento pós-traumático e estratégias de gestão do stress.
3. Modelos de apoio emocional, com especial referência ao Psychological First Aid (PFA) e Critical Incident Stress Management (CISM); intervenção em casos específicos e comunicação de más noticias.
4. Discussão de casos e exercícios práticos de atuação para estabilização emocional, resolução de necessidades psicossociais, boa gestão do stress e promoção da saúde ocupacional dos profissionais; diferenças teoria/prática e limitações/desafios da atuação no terreno em situações de crise ou catástrofe; interação com convidados como profissionais do terreno para partilha das suas experiências e formas de cuidar dos outros e de cuidar de si.
Serão utilizadas metodologias de tipo teórico-expositivo com recurso a PowerPoint, vídeos e TedTalks acompanhadas de leitura e reflexão crítica de textos e de participação individual nos debates a decorrer no Fórum no Moodle.
Serão realizadas tarefas práticas individuais e de grupo para: demonstração dos diferentes modelos de estabilização emocional e sua especificidade de aplicação; treino de relaxamento e de reprogramação do sistema nervoso autónomo (através de exercícios respiratórios; exercícios meditativos; exercícios de estiramento/contração) e de exercícios cognitivos-comportamentais de estratégias de gestão de stress.
Serão ainda realizadas discussões e reflexões coletivas com convidados profissionais de terreno, possibilitando refletir sobre as dificuldades/diferenças teoria/prática e especificidade da atuação em contexto português.
Enquanto estudo autónomo prevê-se e apoia-se a leitura de textos sobre os conteúdos lecionados com participação no debate no Fórum e a preparação de uma reflexão crítica integradora.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 50,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 40,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Trabalho de campo | 43,00 |
Trabalho escrito | 25,00 |
Total: | 162,00 |
A avaliação da componente teórica implica a participação no Fórum do Moodle em debates no formato escrito síncrono e assíncrono, integrando os conteúdos lecionados, os textos disponibilizados e a reflexão crítica individual.
A componente teórico-prática é avaliada através da reflexão escrita integradora da prestação nos exercícios práticos e da sua articulação com a componente teórica e com o Fórum.
A avaliação será sempre por escrito para todos os participantes.
A presença nas aulas é obrigatória segundo o regulamento em vigor na FPCEUP.
A nota final é calculada através da seguinte fórmula:
- 50% discussão no Fórum Moodle
- 50% trabalho escrito individual com reflexão critica sobre os exercícios/casos práticos
A nota final resultante da soma das duas componentes deve ser igual ou superior a 9,5 valores em 20, devendo cada componente obter o mínimo de 8 valores.
A melhoria é efetuada apenas para o trabalho final (ponderação de 50%), mantendo-se a classificação do Fórum.
É possível a melhoria segundo o regulamento em vigor na FPCEUP.