Conceção e Gestão de Projetos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Pedagogia Social |
Ocorrência: 2017/2018 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
LCED |
46 |
Plano Oficial |
2 |
- |
6 |
57 |
162 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
A unidade curricular centra-se na conceção e gestão de projetos enquanto dispositivos de mudança social. Assumindo que os projetos possuem uma dimensão política derivada das mudanças sociais que pretendem promover, são também contextos de produção de sentido para os atores envolvidos (aos diferentes níveis de atuação). A UC desenvolve estas questões, identificando o âmbito das políticas sociais e educativas em que os projetos se inscrevem, o papel que desempenham na mudança social visada e as diversas abordagens, procedimentos e atores envolvidos. A UC visa que os estudantes construam conhecimento sobre o desenvolvimento dos projetos como meios de implementação de políticas sociais e educativas, assim como promover competências de natureza prática no âmbito da gestão de projetos. Estas competências envolvem dimensões relacionais, de comunicação e de desenvolvimento pessoal e social e, nesses termos, criam as condições para a promoção de capacidade para configurar e propor alternativas na área da conceção e gestão de projetos.
Resultados de aprendizagem e competências
Resultados de aprendizagem
- Posicionamento crítico em relação aos projetos como dispositivos de mudança social.
- Identificação crítica dos objetivos dos projetos em educação e formação.
- Conhecimento das instituições e programas de financiamento de projetos sociais e educativos.
- Identificação crítica dos fundamentos teóricos e metodológicos da conceção e desenvolvimento dos projetos.
- Identificação do contexto e das questões que conduzem à conceção de um projeto.
- Conhecimento e aplicação de instrumentos de diagnóstico e de desenho de projetos.
- Conhecimento e desenvolvimento das tarefas e métodos necessários à consecução de um projeto.
- Identificar criticamente as dinâmicas e os efeitos da gestão dos projetos.
- Identificação crítica dos diferentes papéis dos atores envolvidos na gestão e desenvolvimento dos projetos.
- Identificação dos instrumentos e procedimentos relevantes para a gestão e desenvolvimento dos projetos.
- Conhecer e mobilizar processos e instrumentos de monitorização e de avaliação dos projetos.
- Produção de uma reflexão crítica sobre o desenvolvimento e os efeitos de um projeto.
Competências
- Ser capaz de identificar e confrontar a complexidade inerente aos objetivos/fins dos projetos em educação e formação.
- Ser capaz de recolher, selecionar, analisar informação que permita a conceção de projetos em educação/formação.
- Ser capaz de diagnosticar e de intervir na resolução de problemas na área de educação/formação.
- Ser capaz de comunicar informação, ideias e problemas na área de educação/formação.
- Estar disponível para aprender de forma contínua e aplicar os conhecimentos adquiridos.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
n.a.
Programa
I Conceção de projetos: o projeto como instrumento de mudança social
- Projetos em educação e o seu desenvolvimento
- Os projetos, as políticas sociais e educativas e a mudança social.
- As instituições e o financiamento dos projetos
II O desenho de projetos
- Fundamentos teóricos e metodológicos da conceção e desenvolvimento dos projetos.
- Do diagnóstico ao desenho da ação
- O contexto da investigação/intervenção
- Identificação do objeto da investigação/intervenção
- Identificação das linhas orientadoras do projeto e seu desenvolvimento temporal
- Identificação das ações a desenvolver
III Gestão de projetos: monitorização e avaliação
- Papel dos atores envolvidos e a gestão das ações desenvolvidas
- A gestão de projetos: contextos institucionais, recursos e ações
- Monitorização e avaliação: efeitos de mudança social e educativa.
Bibliografia Obrigatória
Barbier, J. M. ; Elaboração de projectos de acção e planificação, Porto, 1993
Boutinet, J. P. ; Antropologia do Projecto, Instituto Piaget, 1996
Cicmil, S., Lindgren, M. and Packendorff, J.; The project (management) discourse and its consequences: on vulnerability and unsustainability in project- based work , New Technology, Work and Employment 31:1., 2016
Mendonça, M.; Ensinar e aprender por projectos, Edições Asa, 2002
Stoer, S. R. e Magalhães, A. M.; A Diferença somos nós – a gestão da mudança social e as políticas educativas e sociais., Afrontamento, 2005
Observações Bibliográficas
n.a.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Exposição
- Leitura e análise de textos
- Debate em grande grupo
- Trabalho de grupo
- Apresentação de trabalhos de grupo pelos estudantes
- Elaboração em grupo de um Relatório
- Orientação tutorial
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
40,00 |
Participação presencial |
20,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
48,00 |
Frequência das aulas |
50,00 |
Trabalho de campo |
31,00 |
Trabalho escrito |
33,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
De acordo com a modalidade de avaliação da disciplina (Avaliação distribuída com exame final), o/a estudante obtém a frequência da unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito/a, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25 % das aulas previstas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação da unidade curricular é expressa numa escala inteira de 0 a 20. Terá em consideração o envolvimento dos estudantes nas tarefas distribuídas nas sessões. A classificação deste envolvimento será calculada a partir de uma ponderação máxima de 20% numa escala inteira de 0 a 20. O Relatório avaliado a partir das características especificadas, terá uma ponderação de 40% numa escala inteira de 0 a 20. O exame terá uma ponderação de 40% numa escala inteira de 0 a 20. A classificação final da unidade curricular resultará da média simples das três componentes.
Provas e trabalhos especiais
n.a.
Trabalho de estágio/projeto
n.a.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os/as estudantes que por lei/regulamento estão dispensados/as da presença nas aulas poderão realizar a disciplina através do exame final, sendo, no entanto, adicionalmente, obrigados/as à apresentação de um relatório sobre um dos temas do programa a combinar com o docente, assim como a data da respectiva entrega.
Melhoria de classificação
Os/as estudantes que pretendam melhorar a classificação final e aqueles que não obtiveram aproveitamento poderão fazê-lo através da realização de um exame escrito sobre os conteúdos programáticos da disciplina na época de recurso estipulada no calendário escolar.
Observações
n.a.