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Introdução às Ciências Sociais

Código: E101     Sigla: ICS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Sociologia da Educação

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=406202
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCED 71 Plano Oficial 1 - 6 57 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta unidade curricular constitui-se como um momento de iniciação ao conhecimento nas Ciências Sociais, esboçando, ao mesmo tempo, linhas de complementaridade com as disciplinas deste primeiro semestre e de continuidade com as demais do plano de estudos subsequente.

Deste modo, definem-se os seguintes objectivos para a UC:

a) comunicar perspetivas teoricas e conceitos essenciais ao entendimento do ser humano como um ser bio-socio-cultural e como produto e produtor de sociedade, realçando a centralidade dos processos de socialização;

b) comunicar perspetivas teóricas e conceitos essenciais ao entendimento da ciência como uma forma particular de conhecimento e como prática científica

c) chamar à atenção para os procedimentos específicos de carácter epistemológico, teórico, metodológico e ético na produção de conhecimento nas Ciências Sociais e nas Ciências da Educação

d) situar socio-historicamente a construção das Ciências Naturais e a emergência e afirmação das Ciências Sociais, e alguns dos debates mais persistentes  

e) contribuir para a construção de uma mentalidade que percepcione os fenómenos educativos como fenómenos sociais e como expressões particulares de processos sociais mais gerais, usando a História, Antropologia e Sociologia

f) mobilizar temáticas emergentes da realidade social para reflectir acerca da especificidade da realidade humana enquanto realidade social, ensaiando a ruptura epistemológica com explicações de tipo naturalista, individualista e etnocentrista

g) estimular o desenvolvimento da imaginação sociológica

h) adoptar metodologias de trabalho com responsabilidade, autonomia, cooperação;

i) iniciar o contacto com procedimentos académicos formais 

Resultados de aprendizagem e competências


Na UC espera-se que os estudantes sejam capazes de:


a) adquirir conhecimentos fundamentais no campo das Ciências Sociais;

b) refletir sobre a especificidade da realidade humana enquanto realidade socioeducativa;

c) entender o conhecimento científico como uma construção social da realidade

d) compreender a especificidade do conhecimento antropo-sóciohistórico na sua lógica de pesquisa científica;

e) desenvolver hábitos de observação, interpretação e análise sobre diferentes fontes para ensaiar a rutura epistemológica com o naturalismo, idealismo e etnocentrismo; a imaginação sociológica e o autoconhecimento crítico (crenças, estereótipos, valores);

f) manifestar competências de articulação teórica e análise crítica face a situações socioeducativas; de pesquisar bibliografia relevante com autonomia; de produzir documentos escritos estruturados e analiticamente sustentados, refletindo uma postura rigorosa, coerente e ética

g) desenvolver o auto-conhecimento (crenças, esterótipos, valores…) e procedimentos de auto-reflexão crítica

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica

Programa

1. Entender a especificidade da realidade humana como realidade bio-socio-cultural 

1.1. Natureza, sociedade e culturas - interdependência concetual das premissas fundamentais das Ciências Sociais

2. Entender a indissociabilidade indivíduo-sociedade

2.1. O conceito de socialização e a sua centralidade para compreender as relações entre sociedade e indivíduo; sociedade no ser humano e ser humano na sociedade;

2.2. O conceito de socialização - perspetivas plurais

3. As Ciências Sociais como uma forma particular de conhecimento sobre a realidade social - introdução ao problema do conhecimento científico-social como construção e aos processos de rutura com o senso comum

3.1. Explicar o social pelo social: das resistências e dos obstáculos ao conhecimento nas Ciências Sociais aos processos e instrumentos disponíveis para a ruptura com as evidências do senso comum

3.2. Unidade do social e pluralidade das Ciências Sociais

4. A lógica da construção científica do conhecimento nas Ciências sociais 


4.1. Desconstruir dicotomias natureza/cultura, individuo/sociedade a partir de pesquisa empírica em Ciências Sociais

Bibliografia Obrigatória

BARRIO, José; Elementos de Antropologia Pedagógica. , Madrid: Ed. RIALP, 1998
Berger Peter L.; A^construção social da realidade. ISBN: 85-326-0598-2
DURKHEIM, Émile (1875); As regras do método sociológico, Lisboa: Presença, 2001
Giddens Anthony; Sociologia. ISBN: 972-31-1075-X
LARAIA, Roque; A cultura, um conceito antropológico, Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1986
Lahire Bernard; L.esprit sociologique. ISBN: 978-2-7071-5235-0
NUNES, Adérito Sedas; Questões preliminares sobre as Ciências Sociais, Lisboa: Presença, 1987
Rocha Cristina; As^mulheres e a cidadania. ISBN: 972-24-1437-2
Santos Boaventura de Sousa; Um^discurso sobre as ciências
Silva Augusto Santos 570; Metodologia das ciências sociais. ISBN: 978-972-36-0503-7
Pinto José Madureira; Propostas para o ensino das ciências sociais. ISBN: 972-36-0321-7

Observações Bibliográficas

N/A

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas são teórico-práticas incluindo a exposição de conteúdos e a participação dos estudantes nas questões abordadas.
A leitura, interpretação e análise de textos é usada no tempo de contato como estratégia de explicitação e integração fundamentada das aprendizagens, sendo estimulado o seu aprofundamento no trabalho autónomo.

Os debates nas aulas, via fontes audiovisuais, documentais ou experienciais, são entendidos como propícios ao desenvolvimento de reflexões para reforçar a articulação teórico-prática, o rigor analítico, a compreensão da complexidade e a diversidade de pontos de vista e sentido crítico.

Nesta UC pratica-se avaliação distribuída com exame final.

A escrita, enquanto modo de explicitar a integração das aprendizagens dos estudantes, converge para a realização de diversos trabalhos de articulação e de reflexão dos conteúdos abordados, em pequeno grupo, presenciais (30%); um ensaio individual (40%) e a apresentação dos contributos da UC para a fundamentação do trabalho de grupo desenvolvido em articulação com a UC de SIMF 1 e de Laboratorio Multimédia e Educação (30%).

Software

Não se aplica nesta UC

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Metodologia de investigação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Trabalho escrito 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 15,00
Estudo autónomo 90,00
Frequência das aulas 32,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A possibilidade de usufruir da modalidade de avaliação distribuída supõe a presença em pelo menos 75% das horas de contacto lectivo.

Estão dispensados da verificação das condições de assiduidade referidas anteriormente, os casos previstos na lei, nomeadamente os/as trabalhadores estudantes, devendo estes contactar a docente 20 dias após o início do semestre.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação dos trabalhos de pequeno grupo realiza-se numa escala 0-20 e terá uma ponderação de 30% no cálculo da nota final da UC.


A classificação do ensaio individual realiza-se numa escala de 0-20 e terá uma ponderação de 40% no cáculo da nota final da UC.

A classificação do trabalho de grupo desenvolvido no âmbito da articulação com as UC de SIMF1 de LME - apresentação por escrito dos contributos da UC para a fundamentação do tema abordado e discussão publica - terá uma ponderação de 30% no caculo da nota final da UC

Classificação final  (30% + 40% + 30%) = 100%


A fraude cometida na realização de uma prova — em qualquer das suas modalidades — implica a anulação da mesma e a comunicação ao órgão estatutariamente competente para eventual processo disciplinar.


 

Provas e trabalhos especiais

Os/As estudantes sem frequência às aulas e que por lei podem ser delas dispensados deverão apresentar-se ao exame final para realizarem a prova escrita destinada a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e definidos na ficha da unidade curricular.

A realização desta prova decorrerá no período de avaliação previsto.

Os/As estudantes nestas circunstâncias devem contactar a docente para esclarecimento e definição da sua avaliação 

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os/As estudantes sem frequência às aulas e que por lei podem ser delas dispensados deverão apresentar-se ao exame final para realizarem a prova escrita destinada a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e definidos na ficha da unidade curricular.

A realização desta prova decorrerá no período de avaliação previsto.

Os/As estudantes nestas circunstâncias devem contactar a docente para esclarecimento e definição da sua avaliação

Melhoria de classificação

Os/as estudantes podem efectuar melhoria de classificação final desta unidade curricular apenas uma vez, na época de recurso e de acordo com modalidade a acordar com a docente.

A classificação final na unidade curricular é a mais elevada, entre aquela que havia sido obtida inicialmente e a que resultar da melhoria de classificação efectuada.

Observações

Não aplicável
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