Justiça Social e Políticas de Avaliação de Escolas
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências da Educação |
Ocorrência: 2015/2016 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
LCED |
11 |
Plano Oficial |
3 |
- |
3 |
28 |
81 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
• Construir um pensamento crítico, e teoricamente fundamentado, sobre a justiça social e as políticas de avaliação de escolas;
• Promover a compreensão da relação entre os diversos conceitos trabalhados na UC;
• Analisar criticamente o modelo de avaliação de escolas em Portugal tendo como referente o ideal da justiça social;
• Analisar situações educacionais à luz dos referenciais teóricos abordados.
Resultados de aprendizagem e competências
Espera-se que esta UC contribua para que os estudantes adquiram conhecimentos e desenvolvam competências ao nível de:
• Domínio de conceitos e perspetivas que integram a área da justiça social e da avaliação de escolas;
• Análise crítica de políticas de avaliação de escolas nacionais e internacionais;
• Pensamento crítico face aos conceitos abordados na UC;
• Capacidade para avaliar situações socioeducacionais com base em referenciais de justiça social;
• Produção de pareceres/diagnósticos de avaliação de situações/projetos socioeducacionais.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
N/A
Programa
1. Justiça Social: 1.1. O conceito de justiça social em educação;
1.2. Perspetivas acerca da justiça curricular;
1.3. Equidade e Igualdade de Oportunidades em educação;
1.4. O lugar da justiça social nas orientações políticas de promoção do sucesso escolar e da melhoria educacional.
2. Políticas de Avaliação de Escolas: 2.1. Uma retrospetiva das políticas europeias de avaliação de escolas;
2.2. Princípios subjacentes às políticas de avaliação de escolas;
2.3. A avaliação das escolas em Portugal;
2.4. O lugar da avaliação de escolas na promoção do sucesso escolar e da melhoria educacional.
3. O lugar das políticas de avaliação de escolas na promoção de justiça em educação.Bibliografia Obrigatória
Alaiz Vitor;
Auto-avaliação de escolas. ISBN: ISBN 972-41-3305-2
Apple Michael W. 570;
Escolas democráticas. ISBN: 972-0-34801-1
Bolívar Antonio;
Como melhorar as escolas. ISBN: 972-41-3603-5
Díaz Amparo Seijas;
Avaliação da qualidade das escolas. ISBN: 972-41-3409-1
Guba Egon G.;
Fourth generation evaluation. ISBN: 0-8039-3235-9
Leite Carlinda;
O^currículo e o multiculturalismo no sistema educativo português. ISBN: 972-31-0932-8
Moreira António Flávio 570;
Globalização e educação. ISBN: 972-0-34826-7
Rawls John;
Justicia como equidad. ISBN: 84-309-3380-8
Torres Santomé Jurjo;
Currículo escolar e justiça social. ISBN: 978-85-65848-21-3
Stufflebeam Daniel L.;
Evaluation theory, models, and applications. ISBN: 978-0-7879-7765-8
Vincent Carol 340;
Social justice, education and identity. ISBN: 0-415-29696-X
Observações Bibliográficas
Durante o semestre será fornecida bibliografia complementar.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A metodologia utilizada assenta numa pedagogia ativa e de co-responsabilização dos estudantes pela sua formação. As primeiras aulas, de enquadramento conceitual, são asseguradas pelas docentes. As restantes aulas são dinamizadas pelos estudantes, em cooperação com as docentes. Assim, em tempo de contacto letivo, os estudantes, em trabalho de grupo, apresentam um tema/conteúdo, com dinâmica de debate, sobre os conteúdos trabalhados nas primeiras sessões no sentido de aprofundar os conhecimentos. Durante as apresentações as docentes clarificam e aprofundam informações e conceitos. Em tempo de trabalho autónomo os estudantes pesquisam bibliografia e outros elementos essenciais ao estudo dos temas em questão, bem como, realizam um trabalho de pesquisa crítica individual. Os grupos são sempre apoiados em sessões tutoriais e, no que ao trabalho individual diz respeito, será concedido todo o apoio solicitado pelos/as estudantes.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
50,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
|
Frequência das aulas |
|
Trabalho de investigação |
|
Total: |
0,00 |
Obtenção de frequência
Em termos de princípios gerais, a avaliação nesta disciplina está articulada com o seu estatuto teórico-prático pelo que se considera que “um aluno cumpre a assiduidade a uma disciplina se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas”, de acordo com o regulamento já referido.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação é distribuída sem exame final, com a seguinte ponderação na classificação final: 50% - na assiduidade e trabalho de grupo de apresentação de um tema/conteúdo; 50% - trabalho individual reflexivo.
Provas e trabalhos especiais
N/A
Trabalho de estágio/projeto
N/A
Avaliação especial (TE, DA, ...)
São estabelecidos protocolos de avaliação para os estudantes trabalhadores.
Melhoria de classificação
Os/as estudantes que pretendam melhoria de classificação poderão realizar exame na época de recurso.