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Mestrado em Temas de Psicologia

Dados Gerais

Código Oficial: 6253
Sigla: MTP
Descrição: O Mestrado em Temas de Psicologia (MTP) da FPCEUP visa a qualificação de profissionais com formação em múltiplas áreas, dotando-os/as de conhecimentos aprofundados em temas de Psicologia, que enriquecerão as suas práticas quotidianas e o seu desempenho profissional. Entre os temas abordados incluem-se: Neurocognição e Linguagem; Psicologia do Comportamento Desviante e da Justiça; Psicologia do Desenvolvimento e Educação da Criança: Proteção e Direitos da Criança; e Reabilitação Psicossocial e Saúde Mental. Este ciclo de estudos não possibilita o exercício da profissão como psicólogo/a e não dá acesso à Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).

Diplomas

  • Mestrado em Temas de Psicologia (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Temas de Psicologia (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Abordagens Multidisciplinares na Proteção e Direitos das Crianças

MTP09 - ECTS São objetivos desta UC:
1. Fornecer aos alunos um quadro de referência multidisciplinar que integre as diferentes disciplinas que intervêm na proteção e promoção dos direitos da criança;
2. Abordar os contributos da investigação e produção teórica de diferentes disciplinas  - História, Sociologia, Direito, Psicologia, Educação, Saúde, Intervenção Social, Política, Comunicação Social -  no que diz respeito à proteção e promoção dos direitos da criança;
3. Analisar de um ponto de vista interdisciplinar as relações entre as diferentes disciplinas envolvidas na proteção e direitos da criança; 
4. Refletir sobre o papel social das diferentes disciplinas envolvidas na proteção da criança e na promoção dos seus direitos.
5. Refletir sobre as exigências éticas e deontológicas da investigação e intervenção na área da Proteção infantil

Atitudes e Representações Sociais

POST06 - ECTS

Apresentar as principais teorias desenvolvidas sobre as atitudes, as normas sociais e as representações sociais. 

Família e Desenvolvimento

MTP10 - ECTS

Esta UC pretende contribuir para a formação científica de profissionais na área da família e da parentalidade, permitindo-lhes contactar com os principais modelos teóricos e com resultados de estudos empíricos. De uma forma mais específica pretende-se sensibilizar os estudantes para: 

  1. O papel da família na determinação do desenvolvimento e ajustamento das crianças
  2. A complexidade das interações pais-filhos e seu impacto no desenvolvimento e ajustamento das crianças
  3. A intervenção baseada na evidência científica.

Intervenção em Promoção e Proteção de Crianças e Jovens

PEDH13 - ECTS

São objetivos desta UC desenvolver o conhecimento sobre a intervenção para promoção e proteção de jovens, quando o incumprimentos dos seus direitos, os deixam em perigo, ou em fortemente ameaçados. Pretende-se sistematizar os níveis e formas de atuação e destacar programas diversos, desde a intervenção de cidadãos voluntários em ONGs, à intervenção altamente especializada de profissionais. Trata-se de analisar, debater e desenvolver competências no domínio de intervenções com crianças em risco e em perigo, as suas famílias e todos aqueles que possam contribuir para a promoção do de práticas que respeitem o superior interesse da criança.

Introdução à Suicidologia

MTP23 - ECTS
- Conhecer os diferentes conceitos relacionados com a suicidalidade, reconhecendo aspetos conceptuais, tais como os conceitos e limites em suicidologia
- Conhecer e compreender as bases de diferentes modelos interpretativos do suicídio
- Compreender as especificidades da prevenção neste domínio
- Conhecer a panorâmica geral da investigação em suicidologia (grandes áreas e métodos específicos)
- Entender os desafios éticos que se colocam na suicidologia e elaborar reflexões e recomendações práticas no âmbito dos seus campos de atuação
- Conhecer a especificidade e os fatores de risco/proteção do suicídio e da ideação suicida em profissionais de socorro que atuam em incidentes críticos e na catástrofe

Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia I

MTP01 - ECTS

A unidade curricular “Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia I” pretende apresentar as noções e etapas fundamentais da metodologia de investigação em Psicologia para que os estudantes adquiram as competências necessárias ao desenvolvimento de um estudo empírico nesta área.

Corresponde a um primeiro nível de formação em que se pretende sensibilizar e familiarizar os estudantes com os métodos de investigação científica em Psicologia, através do confronto e da reflexão sobre os conceitos e da ilustração com recurso a estudos realizados. A UC tem também como objectivo desenvolver a capacidade de identificação e avaliação crítica dos métodos de investigação em artigos científicos publicados.

Psicologia da Saúde

PCS02 - ECTS

A Unidade Curricular (UC) de Psicologia da Saúde tem como principal objetivo geral dar a conhecer os fundamentos da Psicologia da Saúde e capacitar os/as estudantes para o desenvolvimento de competências de avaliação e intervenção quer ao nível da prevenção primária e promoção da saúde, quer ao nível da prevenção secundária e terciária (i.e., em situação de doença física). Pretende-se ainda contribuir para a reflexão crítica e consciência ética na prática profissional, com base nas especificidades da Psicologia da Saúde.

Psicologia do Comportamento Desviante

PJD02 - ECTS

Desenvolver uma compreensão aprofundada e interdisciplinar dos comportamentos designados como desviantes, abrangendo teorias em áreas como violência, criminalidade e delinquência juvenil, trabalho sexual e consumo de drogas.

Psicologia Social dos Grupos

POST02 - ECTS

Pretende-se que os estudantes compreendam e analisem criticamente os principais fenómenos estudados em Psicologia Social, com base nas teorias desenvolvidas acerca dos processos intragrupais e intergrupais e dos fatores subjacentes a estes processos.

Espera-se, ainda, que os estudantes desenvolvam competências de investigação e intervenção em contextos grupais, nomeadamente em situações que envolvam diversidade, desigualdade, exclusão social e conflito intergrupal, promovendo a responsabilidade social, o pensamento crítico e o compromisso com uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável.

Adicionalmente, pretende-se que os estudantes adquiram capacidade para conceber e implementar um estudo experimental sobre relações intra- e inter-grupos.

Seminário I

MTP02 - ECTS
O objetivo geral dos Seminários do MTP é aprofundar os conhecimentos e competências que permitem fazer uma utilização proficiente e crítica da investigação num domínio da Psicologia e preparar o desenvolvimento de uma investigação individual original, de natureza empírica ou teórica, no domínio da Psicologia.
O Seminário I tem como objetivo familiarizar os estudantes com a literatura científica, e orientá-los na identificação da literatura mais relevante para os seus temas de investigação. Os estudantes aprendem também a ler criticamente a investigação existente e a selecionar questões de investigação pertinentes. Mais especificamente para um domínio particular da Psicologia os objetivos são compreender:
1- Como fazer uma pesquisa da literatura
2- Como fazer uma análise crítica da literatura
3- Como sistematizar a informação pertinente sobre quadros teóricos e metodológicos
4- Como formular uma questão de investigação

Acolhimento e Adoção

MTP12 - ECTS

Esta UC pretende preparar os estudantes para a intervenção na área do acolhimento de crianças e jovens em perigo e da adoção.

Pretende-se que os estudantes:

  1. Conheçam o quadro legal que regula o Sistema de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens em Perigo, com particular incidência nas medidas de colocação extrafamiliar (acolhimento familiar e residencial) e na adoção;
  1. Compreendam o impacto de fatores culturais e históricos no sistema de proteção e reconheçam os princípios éticos e deontológicos que devem nortear a intervenção nesta área;
  1. Conheçam os principais modelos teóricos e os resultados da investigação recente, nacional e internacional, na área do acolhimento familiar e residencial e da adoção;
  1. Identifiquem indicadores de qualidade do acolhimento quer em contexto institucional quer em contexto familiar;
  1. Tenham contactado com estratégias positivas cientificamente validadas de intervenção em contexto de acolhimento de crianças e jovens em perigo;
  1. Sejam capazes de intervir nos diferentes momentos do processo de adoção, junto dos pais, desde a avaliação de capacidades e preparação à parentalidade adotiva, até ao acompanhamento e intervenção especializada em pré-adoção e pós-adoção;
  1. Conheçam as especificidades do processo desenvolvimento e da história de vida típica de crianças que chegam à adoção, identifiquem as necessidades e características próprias destas crianças e dominem estratégias de intervenção ao longo de todo o processo de adoção, desde a preparação para a filiação adotiva até ao acompanhamento na integração e pertença à família e em resposta a necessidades específicas que vão emergindo ao longo do desenvolvimento nos diferentes contextos de vida da pessoa adotada.

 



As Crianças Maltratadas: Investigação e Intervenção

MTP13 - ECTS Pretende-se com esta Unidade Curricular que os estudantes aprofundem temas centrais no âmbito do mestrado em questão, tendo em consideração a investigação realizada no domínio. Especificamente os objectivos consistem em:
  1. Aprofundar os conhecimentos no domínio em estudo;
  2. Contactar com os modelos teóricos mais salientes na área;
  3. Conhecer a tipologia dos maus tratos;
  4. Explorar investigação e artigos científicos numa temática específica dentro da área em estudo;
  5. Abordar estratégias de avaliação da criança no contexto da temática;
  6. Contactar com alguns modelos de intervenção no domínio em questão.

Catástrofe e Socorro Emocional

PCS07 - ECTS
Através da exposição de conteúdos e exercícios práticos esta unidade curricular pretende apresentar aos estudantes os diferentes conceitos e modelos de atuação no socorro emocional/psicológico, bem como suas especificidades e contextos de aplicação em situações de crise ou catástrofe.

Intervenção na Parentalidade

PEDH12 - ECTS

Esta unidade curricular pretende contribuir para promover os conhecimentos dos futuros profissionais na área da intervenção na parentalidade.

Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia II

MTP03 - ECTS

No seguimento da unidade curricular “Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia I”, os objectivos desta unidade curricular são a aplicação e o domínio dos métodos de investigação, nomeadamente no âmbito concreto do  trabalho de investigação de cada um dos estudantes, de modo a que os estudantes adquiram as competências necessárias ao desenvolvimento de um estudo empírico nesta área.

 

Processos de Influência Social

POST07 - ECTS

Apresentar as principais teorias e as diferentes perspectivas sobre a persuasão e a influência social. Discutir as diferentes estratégias de persuasão e influência social susceptíveis de conduzir a uma mudança de atitudes e de comportamentos em vários contextos, nomeadamente na publicidade, no marketing, nas campanhas de comunicação ou nas campanhas políticas.

 

Saúde Mental, Stress e Emoções

RPSM01 - ECTS
Esta UC tem como objetivos:
- Definir emoção e abordar a relação entre emoções, stress e saúde mental.
- Apresentar teorias das emoções e refletir sobre especificidades e limitações da investigação sobre emoções e stress.
- Distinguir os conceitos de stress, stress pós-traumático e burnout/stress ocupacional, seus sintomas, causas e consequências. - Estimular a reflexão crítica sobre a influência das emoções e do stress no desempenho profissional, sobretudo dos profissionais de socorro.

Seminário II

MTP04 - ECTS
O objetivo geral dos Seminários do MTP é aprofundar os conhecimentos e competências que permitem fazer uma utilização proficiente e crítica da investigação num domínio da Psicologia e áreas afins e preparar o desenvolvimento de uma investigação individual original, de natureza empírica ou teórica, num domínio específico (numa das áreas temáticas). Os Seminários I e II têm também como objetivo potenciar e diversificar a formação dos estudantes.
 O Seminário II tem como objetivos compreender:
1- Como analisar criticamente a investigação existente, suas potencialidades teóricas, práticas e éticas
2- Como selecionar métodos adequados no domínio específico da investigação a desenvolver
3- Como elaborar um plano de pesquisa adequado à questão de investigação e que inclua metodologias de recolha (definição dos métodos e instrumentos e dos procedimentos) e de análise de dados.

Temas Emergentes em Psicologia das Organizações Social e do Trabalho

POST04 - ECTS

Pretende-se com esta unidade curricular fornecer aos estudantes instrumentos conceptuais e operacionais relativos aos diferentes tipos e objetos de investigação nos domínios da psicologia das organizações, da psicologia social e da psicologia do trabalho, assim como nos das suas interfaces, partindo dos conhecimentos anteriores nestas áreas teóricas.

Temas Especiais em Psicologia Social

POST05 - ECTS

Analisar processos psicológicos, sociais e culturais associados a fenómenos sociais relacionados com o preconceito, a discriminação, o poder, o conflito social e o extremismo, à luz da investigação actual em Psicologia Social.

Pretende-se que os estudantes desenvolvam uma compreensão crítica destes fenómenos, refletindo sobre os seus impactos na coesão social e no respeito pelos direitos humanos, bem como sobre estratégias de intervenção psicossocial que promovam a inclusão, a responsabilidade social e os valores democráticos, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Dissertação

MTP07 - ECTS

Esta UC tem como objetivo a realização individual de uma investigação original, de natureza empírica ou teórica, envolvendo trabalho de campo e/ou laboratorial, no domínio da Psicologia, mais especificamente:
1- Como conduzir de forma independente e orientada um estudo individual num domínio específico da Psicologia
2- Como redigir uma dissertação da investigação realizada

Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia III

MTP08 - ECTS

No seguimento das unidades curriculares “Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia” I e II, esta unidade curricular pretende apoiar um conhecimento aprofundado e sistematizado dos métodos de investigação em Psicologia, a sua operacionalização e aplicação no âmbito concreto do trabalho de investigação de cada um dos estudantes, de modo a contribuir para o desenvolvimento de trabalhos de investigação científica relevantes e originais.

 

Seminário de Investigação

MTP05 - ECTS
O objetivo geral dos Seminários do MTP é aprofundar os conhecimentos e competências que permitem fazer uma utilização proficiente e crítica da investigação num domínio da Psicologia e áreas afins e preparar o desenvolvimento de uma investigação individual original, de natureza empírica ou teórica, num domínio específico (numa das áreas temáticas). 
O Seminário de Investigação tem como objetivo desenvolver a capacidade de interpretação, avaliação e apresentação dos resultados do projeto individual de investigação, especificamente saber:
1- Como interpretar com rigor os resultados de investigação
2- Como considerar as implicações éticas da investigação
3- Como avaliar o trabalho realizado
4- Como apresentar e discutir de forma clara as conclusões do trabalho de investigação, bem como os conhecimentos e argumentos que as apoiam

Seminário de Orientação

MTP06 - ECTS
O objetivo geral dos Seminários do MTP é aprofundar os conhecimentos e competências que permitem fazer uma utilização proficiente e crítica da investigação num domínio da Psicologia e áreas afins e preparar o desenvolvimento de uma investigação individual original, de natureza empírica ou teórica, num domínio específico (numa das áreas temáticas). 
 
O Seminário de Orientação tem como objetivo fazer o acompanhamento, gestão e monitorização da realização do projeto individual de investigação, especialmente:
1- Orientar o processo de recolha de dados num domínio específico (área temática)
2- Orientar o processo de análise de dados num domínio específico (área temática)
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