Psicologia do Comportamento Desviante
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| CNAEF |
Psicologia |
Ocorrência: 2025/2026 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Desenvolver uma compreensão aprofundada e interdisciplinar dos comportamentos designados como desviantes, abrangendo teorias em áreas como violência, criminalidade e delinquência juvenil, trabalho sexual e consumo de drogas.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta UC, é esperado que o/a estudante:
- Tenha uma compreensão aprofundada dos desenvolvimentos teóricos e empíricos sobre a natureza e o significado de comportamentos desviantes.
- Conheça as teorias aplicadas à compreensão e intervenção em diferentes tipos de comportamentos desviantes, nomeadamente a violência e a criminalidade, a delinquência juvenil e os comportamentos antissociais, crimes de colarinho branco e crimes corporativos, bem como o consumo de drogas e a toxicodependência.
- Tenha competências ao nível das leituras e intervenções multidisciplinares.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Programa
1.Questões concetuais aprofundadas relativas a noções como as de comportamento desviante, personalidade criminal, perigosidade, entre outras. Perspectivas positivistas e construcionistas sobre o comportamento desviante.
2. Principais correntes teóricas psicológicas e criminológicas explicativas da violência e do crime.
3. O trabalho sexual e outros relacionamentos sexuais diversos.
4. A delinquência juvenil. A violência interpessoal presencial e online. O crime de colarinho branco e crimes corporativos. Os crimes sexuais
5. O uso e a dependência de substâncias psicoativas. A investigação psicológica sobre as drogas.
Bibliografia Obrigatória
Clinard Marshall B.;
Sociology of deviant behavior. ISBN: 978-0-495-09335-0
Negreiros Jorge;
Delinquências juvenis. ISBN: 972-46-1208-2
Yochelson Samuel ed. lit.;
The criminal personality. ISBN: ISBN 1-56821-349-2
Negreiros Jorge;
Psychological drug research. ISBN: 92-871-6032-5
Digneffe Françoise;
Éthique et délinquance. ISBN: ISBN 2-88049-046-4ISBN 2-86563-252-0
Santos Celina Paula Manita;
Auto-organização psicológica e transgressão
Howitt, D.; Forensic and Criminal Psychology, Prentice Hall, 2002
Rutter Michael;
Antisocial behavior by young people. ISBN: ISBN 0-521-64608-1
Eysenck H. J.;
The causes and cures of criminality. ISBN: ISBN 0-306-42968-3
Manita Celina;
A^intervenção em agressores no contexto da violência doméstica em Portugal. ISBN: 972-597-269-4
Machado Carla 570;
Adultos. ISBN: 972-8717-20-2
Yochelson Samuel;
The criminal personality. ISBN: ISBN 0-87668-901-2
Blackburn Ronald;
The psychology of criminal conduct. ISBN: ISBN 0-471-96175-2
Debuyst Christian;
Dangerosité et justice pénale. ISBN: ISBN 2-88049-005-7
Yochelson Samuel;
The criminal personality. ISBN: ISBN 0-87668-218-2(vol. 1)
Bartol Curt R.;
Criminal behavior. ISBN: ISBN 0-13-192766-3
Oliveira Alexandra;
As^vendedoras de ilusões. ISBN: 972-46-1519-7
Oliveira Alexandra Maria da Silva;
O^mundo da prostituição de rua
Bibliografia Complementar
Gonçalves Rui Abrunhosa;
Psicopatia e processos adaptativos à prisão. ISBN: ISBN 972-8098-36-7
Katz Jack;
Seductions of crime. ISBN: ISBN 0-465-07615-7
Manita Celina co-aut.;
Palnos existenciais, droga e crime. ISBN: ISBN 972-9345-30-9
Hollin, C.; Psychology and Crime: An Introduction to Criminological Psychology., London: Routledge Kegan and Paul., 1989
Lombroso Cesare;
L.uomo delinquente
Gonçalves Rui Abrunhosa org.;
Crimes. ISBN: ISBN 972-8098-53-7
Piquero Alex R.;
Key issues in criminal career research
Manita Celina;
Personalidade e acçao em consumidores de droga e deliquentes. ISBN: ISBN 972-9345-37
Feldman M. Philip;
Criminal behaviour. ISBN: ISBN 0-471-99401-4
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas de exposição de conteúdos pelos docentes. Apresentações feitas por especialistas convidados. Oficinas de trabalho e debates sobre os conteúdos a partir de pesquisas efetuadas pelos estudantes.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Trabalho escrito |
60,00 |
| Participação presencial |
40,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
86,00 |
| Frequência das aulas |
54,00 |
| Trabalho de investigação |
18,00 |
| Trabalho escrito |
4,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A presença nas aulas é obrigatória.
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final, numa escala de 0 a 20, é obtida através da média ponderada das notas obtidas em cada uma das componentes de avaliação. Assim:
- Um ensaio final individual a realizar na última aula (ponderação de 60 %)
- Avaliação do trabalho em sala de aula (Ponderação 40%)
- Cada aula prática terá um estímulo/um desafio para trabalharem e debaterem em pequeno grupo. Na segunda parte da aula prática, vão partilhar os resultados com o grande grupo e debater com todos. Serão avaliados pelo trabalho em grupo e individualmente (20%)
- Em cada aula, haverá um grupo que é o relator e terá que fazer uma síntese sobre o tópico/a questão debatida e, eventualmente, as conclusões a que chegaram. Esta síntese deve ser escrita e enviada para os dois docentes até ao final da respetiva semana (20%)
O/A estudante deve obter um mínimo de 8 valores em cada componente de avaliação. Para concluir a unidade curricular, o/a estudante deve alcançar uma nota final mínima de 10 valores.
Provas e trabalhos especiais
Não estão previstas provas nem trabalhos especiais.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Em casos excepcionais, previstos na lei, ou em casos devidamente justificados e aceites como válidos pelos órgãos de gestão da Faculdade competentes para o efeito, poderá ser realizada uma avaliação fora do contexto habitual e do calendário previsto, através da realização de um trabalho individual escrito que substitua os trabalhos em grupo que os restantes estudantes efetuaram para avaliação da componente prática (valendo 40% da nota final). O ensaio individual é obrigatório (valendo 60% da nota final).
Observações
A UC será lecionada maioritariamente em português. A indicação da língua de trabalho como "Português - suitable for English-speaking students" baseia-se no fornecimento de alguns diapositivos e bibliografia em Inglês e na existência de algumas aulas ou de partes destas lecionadas em Inglês.