Intervenção em Promoção e Proteção de Crianças e Jovens
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| CNAEF |
Psicologia |
Ocorrência: 2025/2026 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
São objetivos desta UC desenvolver o conhecimento sobre a intervenção para promoção e proteção de jovens, quando o incumprimentos dos seus direitos, os deixam em perigo, ou em fortemente ameaçados. Pretende-se sistematizar os níveis e formas de atuação e destacar programas diversos, desde a intervenção de cidadãos voluntários em ONGs, à intervenção altamente especializada de profissionais. Trata-se de analisar, debater e desenvolver competências no domínio de intervenções com crianças em risco e em perigo, as suas famílias e todos aqueles que possam contribuir para a promoção do de práticas que respeitem o superior interesse da criança.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta UC é esperado que os estudantes:
1. Competências básicas de exploração dos recursos de intervenção no domínio da proteção de crianças e jovens;
2. Capacidade de questionar e identificar recursos para avaliação da qualidade dos recursos existentes;
3. Classificar os níveis de intervenção;
4. Identificar as diversas áreas de atuação no domínio da proteção;
5. Contacto aprofundado com alguns programas e profissionais de intervenção no domínio da proteção de crianças e jovens;
6. Contacto directo com famílias em risco e com o papel de promover uma intervenção com as mesmas.
7. Sensibilidade à complexidade da intervenção nestas áreas e capacidade de reflexão crítica face a intervenções existentes no domínio.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. A convenção dos direitos da crianças e evolução histórica da adesão dos países do mundo a esta proposta.
2. Enquadramento no sistema bio-ecológico de Bronfenbrenner dos diversos níveis de atuação para a proteção da criança e jovens;
3. Identificação da organizações nacionais e internacionais focada na proteção e promoção dos direitos das crianças e apoio ao seu cumprimento;
4. Identificação de sistemas de análise da qualidade dessas organizações;
5. Construção de um portfolium sobre a atividade de um grupo dessas associações, disponibilização uma grelha de análise sobre as mesmas;
6. Abordagem a intervenções de sensibilização e prevenção no domínio.
7. Intervenções com famílias em risco para a preservação familiar e a reunificação familiar.
8. O tráfico de crianças e a intervenção no domínio.
9. Intervenção em situações de acolhimento de jovens por processos penais.
10. Modelos inovadores no acolhimento familiar e residencial, modelos específicos no acolhimento de jovens e a intervenção narrativa nestes contextos.
11. A intervenção em adultos, crianças e famílias no contexto da pré e pós-adoção.
Bibliografia Obrigatória
Costa, Maria Conceição O., & Bigras, Marc; Mecanismos pessoais e coletivos de proteção e promoção da qualidade de vida para a infância e adolescência, Ciência & Saúde Coletiva, 12(5):1101-1109, 2007
Fraser, M.W., Richman, J.M., & Galinsky, M.J. ; Risk, protection, and resilience: Toward a conceptual framework for social work practice, Social Work Research; Sep 1999; 23, 3; Social Science Module pg. 131-143.
Moysés, S. J., Moysés, S. T., & Krempel, M. C.; Avaliando o processo de construção de políticas públicas de promoção de saúde: a experiência de Curitiba. , Avaliando o processo de construção de políticas públicas de promoção de saúde: a experiência de Curitiba. Ciência & Saúde Coletiva, 9, 627-641, 2004
Murta, S. G. ; Programas de prevenção a problemas emocionais e comportamentais em crianças e adolescentes: lições de três décadas de pesquisa. , Psicologia: Reflexão e Crítica, 20(1), 1-8.
Sapienza, G., & Pedromônico, M. R. M. ; Risco, proteção e resiliência no desenvolvimento da criança e do adolescente. , Psicologia em estudo., 2005
Bibliografia Complementar
Costa, C. R., & Gonçalves de Assis, S. ; Fatores protetivos a adolescentes em conflito com a lei no contexto socioeducativo., Psicologia & Sociedade, 18(3)., 2006
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os métodos de ensino/aprendizagem privilegiam a exploração conjunta de informação, a identificação de questões e temáticas chave na área em estudo, proporcionando aos estudantes papel ativo da definição dos temas a aprofundar e trabalho de intervenção em campo a desenvolver. Especificamente, serão utilizados como estratégias:
- Trabalho em grupo;
- Brainstorming e esquemas síntese das ideias produzidas;
- Apresentações por profissionais especializados nas diversas áreas de intervenção em contextos de proteção de crianças e jovens;
- Debate sobre as temáticas, identificando para exposição temática, dúvidas, reflexões acerca do que foi apresentado e ideias-chave sobre a temática.
- Exercícios experienciais;
- Método expositivo e apresentação de casos reais.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Participação presencial |
15,00 |
| Trabalho escrito |
35,00 |
| Trabalho prático ou de projeto |
50,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Elaboração de projeto |
40,00 |
| Estudo autónomo |
30,00 |
| Frequência das aulas |
54,00 |
| Trabalho de campo |
8,00 |
| Trabalho escrito |
30,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A obtenção de frequência envolve um participação em 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A obtenção de frequência envolve um participação em 75% das aulas e realização de exercícios práticos durante as mesmas, bem como, a realização das actividades integradas na avaliação:
- Exercícios durante a participação nas aulas - 15%
- Preparação de portfolium descritivo de ONG - 35%
- Trabalho prático de desenvolvimento de uma intervenção e sua aplicação - 50%.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Nos casos em que o estatuto do estudante lhe permita não frequentar as aulas (TE, AAC...), o estudante poderá usufruir desse direito em relação à participação presencial nas aulas. Contudo, tendo em consideração as características das componentes de avaliação desta unidade curricular, o estudante terá de realizar individualmente as actividades e tarefas que estão sujeitas a avaliação e para além disso submeter-se à realização de um exame prático, que contemple os conteúdos das aulas que não presenciou. Os prazos definidos para entrega dos trabalhos serão comuns a todos os estudantes inscritos na unidade curricular. Qualquer situação que implique uma avaliação especial será apresentada pelo estudante e analisada pelos docentes no início do semestre.
Melhoria de classificação
Não está prevista, dado que o trabalho é desenvolvido ao longo do semestre e articculado entre os vários estudantes.
Observações
Para que esta UC seja acessível a estudantes falantes de Inglês, serão consideradas as seguintes medidas: disponibilização de bibliografia em Inglês; apresentação dos slides/textos pedagógicos em Inglês ou com a antecedência necessária para que os estudantes os possam traduzir; as aulas vão sendo traduzidas em sucessivo, pelas docentes para Inglês; os trabalhos para avaliação poderão ser redigidos em inglês.