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Seminário de Orientação

Código: MTP06     Sigla: SEMO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia Aplicada

Ocorrência: 2025/2026 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=563902
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Temas de Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MTP 11 Plano Oficial 2 - 6 90 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Cristina Maria Leite Queirós Regente

Docência - Horas

Seminário: 3,50
Tipo Docente Turmas Horas
Seminário Totais 1 3,50
Cristina Maria Leite Queirós 0,10

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objetivo geral dos Seminários do MTP é aprofundar os conhecimentos e competências que permitem fazer uma utilização proficiente e crítica da investigação num domínio da Psicologia e áreas afins e preparar o desenvolvimento de uma investigação individual original, de natureza empírica ou teórica, num domínio específico (numa das áreas temáticas). 
 

O Seminário de Orientação tem como objetivo fazer o acompanhamento, gestão e monitorização da realização do projeto individual de investigação, especialmente:

1- Orientar o processo de recolha de dados num domínio específico (área temática)

2- Orientar o processo de análise de dados num domínio específico (área temática)

Resultados de aprendizagem e competências

No final do semestre os estudantes deverão ser capazes de:
1- Testar e usar instrumentos e procedimentos específicos de recolha de dados num domínio específico de investigação (área temática)

2- Selecionar e usar métodos adequados de análise de dados num domínio específico de investigação (área temática)

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Ter tido aprovação nas UC de Seminário I e Seminário II.

Programa

1- Preparação dos instrumentos de investigação

2- Processo e procedimentos específicos de recolha de dados adequados às questões de investigação

3- Definição de métodos específicos de análise de dados adequados às questões de investigação

4- Elaboração de um relatório de progresso da investigação, com particular ênfase na definição do plano de investigação e descrição do método.

Sempre que exequível, existindo a preocupação de incluir grandes temas/preocupação sociais e sua relação com os ODS.

Bibliografia Obrigatória

Vários. ; Vários. (Vários. Obras e artigos sobre o tema específico do projeto de investigação)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Horas de contacto: sessões de orientação pessoal de tipo tutorial; apresentação de trabalhos de campo/de preparação de instrumentos pelos estudantes; avaliação formativa e sumativa.

Convite a especialistas criando oportunidades de potenciar e diversificar a formação dos estudantes; partilha entre os estudantes das diferentes experiências profissionais/em diferentes domínios científicos constituem um ganho adicional.

Trabalho autónomo: leitura e análise de textos; realização de tarefas de investigação; redação do relatório de investigação.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Trabalho escrito 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 50,00
Estudo autónomo 58,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Os alunos deverão estar presentes num mínimo de 75% das horas de contacto, assistir a aulas selecionadas se indicadas, reunir com o orientador e apresentar um trabalho escrito descrevendo o plano e métodos do projeto de investigação no qual deverão atingir a nota mínima de 9,5 valores numa escala de 0 a 20.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final é obtida através da seguinte fórmula: 30% pela avaliação contínua e 70% pelo trabalho escrito descrevendo o método do trabalho de investigação em desenvolvimento e a sua fundamentação.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Sem prejuízo dos direitos que lhes estão legalmente concedidos, atendendo ao carácter da UC, os trabalhadores-estudantes e beneficiários de estatutos equiparáveis deverão cumprir com os requisitos de assiduidade.
Os estudantes com necessidades especiais (ex.: deficiência auditiva ou motora) deverão informar os docentes) no início do semestre de modo a que sejam asseguradas as condições necessárias de trabalho.

Melhoria de classificação

Não aplicável

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