Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » Ligação à Sociedade

Ligação à Sociedade

Ligação à Sociedade / Connection to Society


A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto tem uma forte tradição de ligação à sociedade, empenhando-se em contribuir para a melhoria do contexto social e económico que a rodeia, através da promoção da equidade, da literacia sobre saúde e ciência, do empreendedorismo e da inovação em saúde.

A FMUP possui acordos com mais de 20 hospitais afiliados portugueses e cerca de 40 universidades, entre instituições europeias e outras. Neste âmbito, a FMUP promove a realização de mais de 1200 estágios de cerca de 300 estudantes de Medicina em unidades de saúde, públicas e privadas, de todo o país, recebendo ainda mais de 80 estudantes internacionais e apoiando a mobilidade de outros tantos estudantes nacionais.

A instituição aposta na área da Responsabilidade e Serviço Social, contabilizando mais de 20 iniciativas ativas em 2020, entre as quais se destacam, a título exemplificativo, a disponibilização de formações certificadas pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, bem como ações de consciencialização sobre o Desperdício Alimentar e da promoção da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal.

Cumulativamente, a FMUP tem uma forte presença nos órgãos de comunicação social portugueses, que foi acentuada durante o ano de 2020, devido à pandemia por Covid-19. Empenhada em contribuir para o aumento da literacia da população, para a qualidade do debate público sobre a pandemia e para o combate à desinformação, a Faculdade de Medicina contribuiu, em 2020, enquanto fonte de informação, para a produção de cerca de 3 mil notícias, publicadas em órgãos de comunicação nacionais, dirigidos a diferentes segmentos populacionais.

A FMUP participa também, de forma ativa e consolidada, em alguns dos mais relevantes certames de Public Engagement with Science (PES), tais como a Mostra da U.Porto ou a Noite dos Investigadores. A sua cultura de abertura à sociedade é ainda percetível através das iniciativas promovidas pelo seu corpo estudantil, de que são exemplo o Medicina vai… ou o Hospital dos Pequeninos.

Com uma produção científica elevada, a FMUP mantém ligação a um conjunto das mais relevantes redes científicas, nacionais e internacionais. Entre as primeiras, destaca-se, por exemplo, a Portuguese Clinical Research Infrastructure Network (PtCRIN). Da lista de redes internacionais, é de referir a participação da FMUP na Early Detection and timely Intervention in Dementia (INTERDEM) e na European Network for Prevention and Health Promotion in Family Medicine and General Practice (EuroPrev).


Indicadores

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2021-08-03 I  Página gerada em: 2021-09-27 às 14:04:48 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais