| Código: | MEAC16_5 | Sigla: | ASS |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciências da Saúde |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Educação Académica e Clínica |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MEAC | 9 | Plano de Estudos em vigor | 1 | - | 3 | 21 | 81 |
| Docente | Responsabilidade |
|---|---|
| Guilhermina Maria da Silva Rêgo | Regente |
| Teórica: | 0,71 |
| Teorico-Prática: | 0,79 |
| Tipo | Docente | Turmas | Horas |
|---|---|---|---|
| Teórica | Totais | 1 | 0,71 |
| António Pedro Soares Ricardo Graça | 0,353 | ||
| Guilhermina Maria da Silva Rêgo | 0,357 | ||
| Teorico-Prática | Totais | 1 | 0,79 |
| António Pedro Soares Ricardo Graça | 0,429 | ||
| Guilhermina Maria da Silva Rêgo | 0,357 |
“A unidade curricular “Administração de Serviços de Saúde” procura fomentar o desenvolvimento de conhecimentos sobre algumas das principais políticas e sistemas de saúde nos contextos nacional e internacional. Assim, no final desta unidade, os estudantes deverão ser capazes de:
- Descrever conceitos-chave nas áreas das políticas e sistemas de saúde, gestão da saúde, em especial no que se refere à multiplicidade inerente ao conceito de saúde;
- Identificar ferramentas essenciais à utilização racional dos recursos afetados ao setor da saúde;
- Reconhecer a importância da gestão eficiente dos recursos, mantendo a equidade no acesso ao sistema de saúde.”
Conhecimentos: Pretende-se que o estudante obtenha os conhecimentos adequados na área das políticas e sistemas de saúde, na área da gestão da saúde, em especial no que se refere à multiplicidade inerente ao conceito de saúde.
Aptidões e Competências: Pretende-se que o estudante venha a incorporar na sua prática quotidiana ferramentas essenciais à utilização racional dos recursos afetados ao setor da saúde. Mais ainda, pretende-se sensibilizar desde cedo os profissionais de saúde para uma gestão eficiente dos recursos, não comprometendo a equidade no acesso ao sistema de saúde.
1 - O direito à proteção da saúde enquanto direito social nas sociedades plurais e seculares.
2 - A saúde e os outros bens sociais: a necessidade do estabelecimento de prioridades de acordo com as regras da democracia deliberativa.
3 - Políticas de Saúde e a transição epidemiológica.
4 - Modelos de intervenção em saúde pública e em educação para a saúde. Importância dos aspectos comunicacionais e pedagógicos.
5 - Intervenções em saúde pública e os determinantes sociais de saúde. Importância do Estatuto Socioeconómico (ESE) dos cidadãos.
6 - Barreiras financeiras e não-financeiras a um acesso equitativo a cuidados de saúde razoáveis. O princípio da universalidade do acesso.
7 - O SNS e os subsistemas de saúde. Alcance dos benefícios e segmentação do sistema de saúde..
8 - Eficácia e efetividade na saúde. A problemática da Medicina Baseada na Evidência (MBE). A qualidade em saúde enquanto imperativo de natureza ética.
9 - Eficiência administrativa. A necessidade de um novo modelo organizacional do sistema de saúde baseado no princípio da separação.As metodologias de ensino recorrem a diferentes estratégias:
a) Preleções Teóricas: sobre diferentes temas relacionados com a Unidade Curricular;
b) Seminários Teórico-práticos: discussão preparada e orientada de temas específicos;
c) Trabalhos de Grupo: atividade pedagógica de análise e resolução de problemas com o estímulo e a coordenação dos docentes.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 100,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 60,00 |
| Frequência das aulas | 21,00 |
| Total: | 81,00 |