Extração de Conhecimento de Dados em Saúde
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2020/2021 - 2S (de 08-02-2021 a 31-07-2021) 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Nesta unidade curricular serão abordados métodos de aprendizagem automática para a prospeção e extração de conhecimento de dados (data mining) na área da saúde. No final, os alunos deverão descrever algumas técnicas, saber aplicá-las a novos problemas e saber interpretar os resultados obtidos.
Resultados de aprendizagem e competências
No final, os alunos deverão descrever algumas técnicas, saber aplicá-las a novos problemas e saber interpretar os resultados obtidos.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Machine learning e data mining (introdução, cenários de aplicação, processo de data mining; características específicas da área da saúde); modelação de dados, pré-processamento de dados médicos, qualidade de dados em saúde; aprendizagem automática supervisionada (árvore de decisão, classificação Bayesiana, redes neuronais); aprendizagem automática não supervisionada (análise de clusters, análise de casos desviantes, associação e análise de padrões frequentes); avaliação de técnicas de aprendizagem automática (modelos de classificação, clustering); noções básicas de visual data mining, text mining e Web mining.
Software: RapidMiner e Weka.
Bibliografia Obrigatória
Jiawei Han, Micheline Kamber and Jian Pei; Data Mining: Concepts and Techniques, Morgan Kaufmann, 2011
Ana Carolina Lorena, Katti Faceli, Márcia Oliveira, André Ponce de Leon Carvalho, João Gama; Extração de Conhecimento de Dados - Data Mining, Edições Silabo, 2012
Cruz-Correia RJ et al; Data Quality and Integration Issues in Electronic Health Records In: Hristidis V (ed.). Information Discovery on Electronic Health Records, Chapman and Hall, 2009
Vijay Kotu, Bala Deshpande; Predictive Analytics and Data Mining: Concepts and Practice with RapidMiner, Morgan Kaufmann, 2014
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas (4h) e teórico-práticas (8h) com apresentação e discussão de temas, exercícios em grupo e individuais, para resolução de problemas práticos em cenários de saúde, com utilização de software específico para desenvolvimento de competências. Orientação tutorial (14 horas) para acompanhamento dos trabalhos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
30,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Participação presencial |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
2,00 |
Estudo autónomo |
17,00 |
Frequência das aulas |
12,00 |
Trabalho de investigação |
50,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Presença em 75% das aulas
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação dos trabalhos individuais e de grupo propostos (50%), com apresentação oral (20%), e exame final (30%).