Código: | MI322 | Sigla: | PM_I |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Medicina |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MIMED | 254 | Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) | 3 | - | 6 | 57 | 162 |
- desenvolver competências - cognitivas, - aptidões e comportamentos - na área da comunicação médico-doente, incluindo a habilitação para os procedimentos da história clínica e exame físico, compreendendo os sinais vitais, as áreas da cabeça e do pescoço, do tórax e dos membros superiores e inferiores, e ainda o exame neurológico.
No decurso da unidade curricular o/a estudante irá iniciar o seu contacto com a realidade clínica, predominantemente no contexto das enfermarias hospitalares, pontualmente no contexto da consulta externa.
No fim desta unidade curricular o aluno deve ter adquirido a capacidade para recolher uma história clínica que interesse os assuntos próprios dos doentes com patologias do foro respiratório, cardiovascular, e do sistema nervoso. Serão lecionados métodos para redigir os dados, ordená-los numa narrativa com significado que torne possível a correta interpretação pelos outros, o uso adequado da semântica médica e a sua correspondência com o vocabulário geral. Serão demonstradas técnicas para despiste de incoerências e falhas na informação prestada pelo doente.
A metodologia do exame físico respeitante ao aspeto geral, a interpretação dos sinais vitais, técnicas de palpação, percussão e auscultação do tórax serão ensinadas enquanto que a aprendizagem será avaliada durante as aulas práticas nas enfermarias de medicina. Será ainda praticado o exame neurológico sumário.
Como pré-requisitos estão compreendidos grande parte dos conhecimentos adquiridos previamente nas disciplinas de morfo-fisiologia, bioquímica e estatística para corretamente se proceder à procura ordenada e frutuosa de sintomas e sinais. A competência na interação com os colegas, outros profissionais de saúde, doentes e familiares foi adquirida ao longo da vida do estudante e desenvolvida nas disciplinas que diretamente lidam com estas capacidades.
Os co-requisitos a adquirir durante este ano do MMED consistem nos conhecimentos derivados das outras disciplinas, particularmente a biopatologia, microbiologia, imunologia, genética e farmacologia.
A Clínica médica
História clínica
Exame físico
Sinais vitais
Auscultação cardíaca
Sistema cardiovascular, parte 2
ECG, ecocardiograma
Dor torácica
Doente crítico cardio-torácico
Insuficiência cardíaca
Semiologia Vascular
Semiologia Respiratória e Pulmonar
Doença pulmonar obstrutiva
Doença pulmonar restritiva
Infeção hospitalar
Semiologia Pele e faneras
Cabeça e pescoço
Semiologia Olho, ouvido
Semiologia Neurológica 1
Semiologia Neurológica 2
Alterações no estado de vigília
Avaliação estado mental
Radiografia do Toráx
Febre, Dispneia, Doença profissional
O ensino divide-se em diversas componentes.
- Aulas teóricas, vinte e duas, com uma hora de duração, cada (1 turma).
- Seminários, seis, com duas horas de duração cada (5 turmas).
- Aulas práticas, treze, com a duração de noventa minutos, cada (estimativa de 40 turmas).
- A quarta componente inclui o recurso a modelos para treino de identificação de quadros agudos com as adequadas correcções iniciais e ainda o modelo de sons cardíacos e respiratórios gravados para aprendizagem da auscultação cardíaca e respiratória (sessões a serem integradas no horário das aulas práticas).
Designação | Peso (%) |
---|---|
Teste | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 65,00 |
Frequência das aulas | 57,00 |
Trabalho escrito | 40,00 |
Total: | 162,00 |
A frequência da unidade curricular deriva da participação em pelo menos 75% das sessões práticas, sendo necessária a redação de três histórias clínicas.