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Propedêutica Médica I

Código: MI322     Sigla: PM_I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2020/2021 - 1S (de 14-09-2020 a 07-02-2021) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Medicina
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 254 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 3 - 6 57 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- desenvolver competências - cognitivas, - aptidões e comportamentos - na área da comunicação médico-doente, incluindo a habilitação para os procedimentos da história clínica e exame físico, compreendendo os sinais vitais, as áreas da cabeça e do pescoço, do tórax e dos membros superiores e inferiores, e ainda o exame neurológico.

No decurso da unidade curricular o/a estudante irá iniciar o seu contacto com a realidade clínica, predominantemente no contexto das enfermarias hospitalares, pontualmente no contexto da consulta externa.

Resultados de aprendizagem e competências

No fim desta unidade curricular o aluno deve ter adquirido a capacidade para recolher uma história clínica que interesse os assuntos próprios dos doentes com patologias do foro respiratório, cardiovascular, e do sistema nervoso. Serão lecionados métodos para redigir os dados, ordená-los numa narrativa com significado que torne possível a correta interpretação pelos outros, o uso adequado da semântica médica e a sua correspondência com o vocabulário geral. Serão demonstradas técnicas para despiste de incoerências e falhas na informação prestada pelo doente.

A metodologia do exame físico respeitante ao aspeto geral, a interpretação dos sinais vitais, técnicas de palpação, percussão e auscultação do tórax serão ensinadas enquanto que a aprendizagem será avaliada durante as aulas práticas nas enfermarias de medicina. Será ainda praticado o exame neurológico sumário.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Como pré-requisitos estão compreendidos grande parte dos conhecimentos adquiridos previamente nas disciplinas de morfo-fisiologia, bioquímica e estatística para corretamente se proceder à procura ordenada e frutuosa de sintomas e sinais. A competência na interação com os colegas, outros profissionais de saúde, doentes e familiares foi adquirida ao longo da vida do estudante e desenvolvida nas disciplinas que diretamente lidam com estas capacidades.

Os co-requisitos a adquirir durante este ano do MMED consistem nos conhecimentos derivados das outras disciplinas, particularmente a biopatologia, microbiologia, imunologia, genética e farmacologia.

Programa

A Clínica médica

História clínica

Exame físico

Sinais vitais

Auscultação cardíaca

Sistema cardiovascular, parte 2

ECG, ecocardiograma

Dor torácica

Doente crítico  cardio-torácico

Insuficiência cardíaca

Semiologia Vascular

Semiologia Respiratória e Pulmonar

Doença pulmonar obstrutiva

Doença pulmonar restritiva

Infeção hospitalar

Semiologia Pele e faneras

Cabeça e pescoço

Semiologia Olho, ouvido

Semiologia Neurológica 1

Semiologia Neurológica 2

Alterações no estado de vigília

Avaliação estado mental

Radiografia do Toráx

Febre, Dispneia, Doença profissional

Bibliografia Obrigatória

L.S. Bickley; Bates' Guide to Physical Examination and History Taking, 12th edition,, LWW, 2016
J.L. Jameson et al. (editors); Harrison´s Principles of Internal Medicine, 20th edition, McGraw-Hill, 2018

Bibliografia Complementar

Various authors; UpToDate online, 2019

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino divide-se em diversas componentes.

- Aulas teóricas, vinte e duas, com uma hora de duração, cada (1 turma).

- Seminários, seis, com duas horas de duração cada (5 turmas).

- Aulas práticas, treze, com a duração de noventa minutos, cada (estimativa de 40 turmas).

- A quarta componente inclui o recurso a modelos para treino de identificação de quadros agudos com as adequadas correcções iniciais e ainda o modelo de sons cardíacos e respiratórios gravados para aprendizagem da auscultação cardíaca e respiratória (sessões a serem integradas no horário das aulas práticas).

 

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 65,00
Frequência das aulas 57,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A frequência da unidade curricular deriva da participação em pelo menos 75% das sessões práticas, sendo necessária a redação de três histórias clínicas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame teórico final – 100% da classificação final; nota mínima exigida de 9,5 valores, em qualquer caso. 

Como condição necessária para ter acesso ao exame final, é necessário obter pelo menos 9,5 valores na avaliação desenvolvida nas aulas práticas. Nesse contexto, é necessária a apresentação de um "caderno de gestos" integralmente preenchido e validado pelo docente.

Em função da eventual disponibilidade de meios para o efeito, poderá ter lugar um exame prático segundo o modelo “Objective structured clinical examination”, o qual, a ter lugar, terá um peso na classificação final de 15%, passando nesse caso o exame teórico final a valer 85% do total.

Provas e trabalhos especiais

Não previsto

Trabalho de estágio/projeto

Não previsto

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes com dispensa das aulas práticas serão submetidos a um exame prático final ad-hoc.

Melhoria de classificação

Não previsto, para além da legislação e dos regulamentos aplicáveis
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