Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » MI526

Clínica Pediátrica

Código: MI526     Sigla: CLPED

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2020/2021 - 1S (de 14-09-2020 a 07-02-2021) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ginecologia-Obstetrícia e Pediatria
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 135 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 5 - 9 85 243

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

Os estudantes devem ser capazes de:

  • Comunicar com a criança e familiares
  • Efetuar a história clínica, realizar o exame físico nos diferentes grupos etários e elaborar um relatório clínico
  • Implementar medidas preventivas na infância e da adolescência
  • Promover o aleitamento materno e diversificação alimentar adequada ao grupo etário
  • Aconselhar a família e a comunidade na promoção de estilos de vida saudáveis
  • Avaliar o crescimento, estado nutricional e desenvolvimento da criança
  • Aconselhar sobre vacinação e promover a adesão ao Plano Nacional e Vacinação
  • Cumprir as recomendações do Boletim de Saúde Infantil e Juvenil
  • Rastrear malformações congénitas
  • Prestar cuidados ao recém-nascido na sala de partos
  • Identificar e tratar as principais patologias neonatais
  • Prevenir, identificar e tratar as intoxicações e os acidentes
  • Identificar e orientar a criança maltratada
  • Prestar cuidados de suporte básico de vida à criança
  • Reconhecer a criança gravemente doente
  • Aprender a clínica e terapêutica em doenças médicas ou cirúrgicas, frequentes e/ou graves
  • Obter e interpretar a semiologia em doenças com implicações cirúrgicas
  • Adaptar os princípios cirúrgicos genéricos à criança com uma abordagem fisiopatológica
  • Apreender e hierarquizar os princípios de atuação e cronologia operatória
  • Valorizar as implicações biopsicossociais das intervenções cirúrgicas no estrato pediátria
  • Reconhecer, atempadamente, as situações para referenciação

Resultados de aprendizagem e competências

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular.

Os conteúdos programáticos atendem à semiologia, quadros clínicos, abordagem fisiopatológica, princípios terapêuticos e referenciação em entidades nosológicas frequentes e/ou relevantes em Pediatria e Cirurgia Pediátrica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Conteúdos programáticos:

    • Introdução à Pediatria
    • Comunicação clínica em Pediatria
    • História clínica em Pediatria
    • Semiologia pediátrica
    • Alimentação no 1º ano de vida
    • O recém-nascido
    • Reanimação neonatal
    • Icterícia neonatal
    • Infeção neonatal
    • Plano Nacional de Vacinação
    • Estadios de desenvolvimento
    • Crescimento normal e patológico
    • O adolescente
    • A criança com febre
    • A criança com doença exantemática
    • Patologia nefrológica
    • Infeções respiratórias na criança
    • A criança com doença alérgica
    • A criança com vómitos e diarreia
    • Odontopediatria
    • Embriologia cardíaca e circulação fetal e peri-natal
    • A criança com sopro cardíaco
    • Diagnósticos diferenciais na criança com cianose
    • Obesidade em Pediatria
    • Anemia em Pediatria
    • Ética em Pediatria
    • Patologia hematológica e oncologia na criança
    • Doenças crónicas na criança
    • Acidentes e intoxicações: prevenção e tratamento
    • A criança gravemente doente
    • Convulsões em Pediatria
    • Prescrição em Pediatria
    • Âmbito e finalidade da Cirurgia Pediátrica
    • A doença cirúrgica em idade pediátrica
    • Patologia cirúrgica no recém-nascido
    • Patologia cervical congénita
    • Dificuldade respiratória “cirúrgica”
    • Patologia da parede abdominal e região inguino-escrotal
    • Doenças gastrointestinais com implicações cirúrgicas
    • Patologia urológica e genital
    • Factores psico-emocionais na inbfancia e adolescência 
    • Cuidados centrados no desenvolvimento 

Bibliografia Obrigatória

Guerrero-Fernández J., Cartón Sánchez A, Barreda Bonis A., Menéndez Suso J., Ruiz Domínguez J. ; Manual de Diagnóstico y Terapéutica en Pediatría, Editorial Médica Panamericana, 2018. ISBN: ISBN-13: 9788491101307

Bibliografia Complementar

Karen Marcdante Robert Kliegman ; Nelson Essentials of Pediatrics , 8th Edition Elsevier, 2018. ISBN: ISBN: 9780323527354
Karen Duderstadt; Pediatric Physical Examination, 3rd Edition, Elsevier, 2018. ISBN: 9780323476508
Tom Lissauer, Will Carroll; Illustrated Textbook of Paediatrics 5th Edition, Elsevier, 2017. ISBN: 9780723438717
Guiomar Oliveira; Jorge Saraiva (Coordenadores); Lições de Pediatria (vol. I e vol. II), Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017. ISBN: 9789892612997 (Livro conciso em língua portuguesa, que capacita o aluno a elaborar história clínica pediátrica; realizar consultas de vigilância de saúde infantil e juvenil; resolver as situações mais frequentes; referenciar atempadamente)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular. 
As metodologias de ensino disponibilizam oportunidades para a aprendizagem de competências (conhecimentos, atitudes e aptidões) que habilitam ao desempenho clínico básico na área da Pediatria e Cirurgia Pediátrica.

Visam a aprendizagem de atitudes e aptidões que permitirão o desenvolvimento de uma prática clínica no decurso do 6º ano.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 95,00
Participação presencial 5,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 158,00
Frequência das aulas 55,00
Realização de Estágio 30,00
Total: 243,00

Obtenção de frequência

Obtém a frequência da Unidade Curricular o aluno que cumprir pelo menos 75% das aulas práticas e Teórico-práticas.

Durante o ano de 2020/21, se o aluno estiver impedido de frequentar as instalações do hospital pela contingência COVID-19, será avaliada a participação ativa das aulas práticas online.

 

Fórmula de cálculo da classificação final

Metodologias de ensino (avaliação incluída): As 85 horas de contacto são repartidas pelos seguintes tipos de metodologias:

Teórico- 30 horas;

Teórico-prático - 25 horas;

Estágios/aulas práticas - 30 horas.

Modo de avaliação: distribuída com exame final

Teste Teórico de Escolha Múltipla - 95% 19 v

Avaliação Contínua 5% 1 v

Para aprovação o aluno deve obter uma classificação no teste de escolha múltipla de pelo menos 9,5 valores.

A avaliação contínua é atribuída pelo docente das aulas práticas de acordo com a assiduidade, participação nas aulas e desempenho do estudante ao longo do semestre.

O exame final consta de um  teste de 50 perguntas resposta múltipla com uma só resposta certa, com a duração de 50 minutos com a cotação de 19 valores.

O exame de recurso consiste num teste teórico cotado para 19.0 valores, mantendo-se as classificações da avaliação continua para a nota final.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação pode ser obtida com a realização do exame de recurso cotado para 19,0 valores, mantendo-se as classificações da avaliação continua para a nota final.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-08-01 às 07:00:39
Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico