Clínica Pediátrica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2020/2021 - 1S (de 14-09-2020 a 07-02-2021) 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
Os estudantes devem ser capazes de:
- Comunicar com a criança e familiares
- Efetuar a história clínica, realizar o exame físico nos diferentes grupos etários e elaborar um relatório clínico
- Implementar medidas preventivas na infância e da adolescência
- Promover o aleitamento materno e diversificação alimentar adequada ao grupo etário
- Aconselhar a família e a comunidade na promoção de estilos de vida saudáveis
- Avaliar o crescimento, estado nutricional e desenvolvimento da criança
- Aconselhar sobre vacinação e promover a adesão ao Plano Nacional e Vacinação
- Cumprir as recomendações do Boletim de Saúde Infantil e Juvenil
- Rastrear malformações congénitas
- Prestar cuidados ao recém-nascido na sala de partos
- Identificar e tratar as principais patologias neonatais
- Prevenir, identificar e tratar as intoxicações e os acidentes
- Identificar e orientar a criança maltratada
- Prestar cuidados de suporte básico de vida à criança
- Reconhecer a criança gravemente doente
- Aprender a clínica e terapêutica em doenças médicas ou cirúrgicas, frequentes e/ou graves
- Obter e interpretar a semiologia em doenças com implicações cirúrgicas
- Adaptar os princípios cirúrgicos genéricos à criança com uma abordagem fisiopatológica
- Apreender e hierarquizar os princípios de atuação e cronologia operatória
- Valorizar as implicações biopsicossociais das intervenções cirúrgicas no estrato pediátria
- Reconhecer, atempadamente, as situações para referenciação
Resultados de aprendizagem e competências
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular.
Os conteúdos programáticos atendem à semiologia, quadros clínicos, abordagem fisiopatológica, princípios terapêuticos e referenciação em entidades nosológicas frequentes e/ou relevantes em Pediatria e Cirurgia Pediátrica.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Conteúdos programáticos:
- Introdução à Pediatria
- Comunicação clínica em Pediatria
- História clínica em Pediatria
- Semiologia pediátrica
- Alimentação no 1º ano de vida
- O recém-nascido
- Reanimação neonatal
- Icterícia neonatal
- Infeção neonatal
- Plano Nacional de Vacinação
- Estadios de desenvolvimento
- Crescimento normal e patológico
- O adolescente
- A criança com febre
- A criança com doença exantemática
- Patologia nefrológica
- Infeções respiratórias na criança
- A criança com doença alérgica
- A criança com vómitos e diarreia
- Odontopediatria
- Embriologia cardíaca e circulação fetal e peri-natal
- A criança com sopro cardíaco
- Diagnósticos diferenciais na criança com cianose
- Obesidade em Pediatria
- Anemia em Pediatria
- Ética em Pediatria
- Patologia hematológica e oncologia na criança
- Doenças crónicas na criança
- Acidentes e intoxicações: prevenção e tratamento
- A criança gravemente doente
- Convulsões em Pediatria
- Prescrição em Pediatria
- Âmbito e finalidade da Cirurgia Pediátrica
- A doença cirúrgica em idade pediátrica
- Patologia cirúrgica no recém-nascido
- Patologia cervical congénita
- Dificuldade respiratória “cirúrgica”
- Patologia da parede abdominal e região inguino-escrotal
- Doenças gastrointestinais com implicações cirúrgicas
- Patologia urológica e genital
- Factores psico-emocionais na inbfancia e adolescência
- Cuidados centrados no desenvolvimento
Bibliografia Obrigatória
Guerrero-Fernández J., Cartón Sánchez A, Barreda Bonis A., Menéndez Suso J., Ruiz Domínguez J. ; Manual de Diagnóstico y Terapéutica en Pediatría, Editorial Médica Panamericana, 2018. ISBN: ISBN-13: 9788491101307
Bibliografia Complementar
Karen Marcdante Robert Kliegman ; Nelson Essentials of Pediatrics , 8th Edition Elsevier, 2018. ISBN: ISBN: 9780323527354
Karen Duderstadt; Pediatric Physical Examination, 3rd Edition, Elsevier, 2018. ISBN: 9780323476508
Tom Lissauer, Will Carroll; Illustrated Textbook of Paediatrics 5th Edition, Elsevier, 2017. ISBN: 9780723438717
Guiomar Oliveira; Jorge Saraiva (Coordenadores); Lições de Pediatria (vol. I e vol. II), Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017. ISBN: 9789892612997 (Livro conciso em língua portuguesa, que capacita o aluno a elaborar história clínica pediátrica; realizar consultas de vigilância de saúde infantil e juvenil; resolver as situações mais frequentes; referenciar atempadamente)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular.
As metodologias de ensino disponibilizam oportunidades para a aprendizagem de competências (conhecimentos, atitudes e aptidões) que habilitam ao desempenho clínico básico na área da Pediatria e Cirurgia Pediátrica.
Visam a aprendizagem de atitudes e aptidões que permitirão o desenvolvimento de uma prática clínica no decurso do 6º ano.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
95,00 |
Participação presencial |
5,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
158,00 |
Frequência das aulas |
55,00 |
Realização de Estágio |
30,00 |
Total: |
243,00 |
Obtenção de frequência
Obtém a frequência da Unidade Curricular o aluno que cumprir pelo menos 75% das aulas práticas e Teórico-práticas.
Durante o ano de 2020/21, se o aluno estiver impedido de frequentar as instalações do hospital pela contingência COVID-19, será avaliada a participação ativa das aulas práticas online.
Fórmula de cálculo da classificação final
Metodologias de ensino (avaliação incluída): As 85 horas de contacto são repartidas pelos seguintes tipos de metodologias:
Teórico- 30 horas;
Teórico-prático - 25 horas;
Estágios/aulas práticas - 30 horas.
Modo de avaliação: distribuída com exame final
Teste Teórico de Escolha Múltipla - 95% 19 v
Avaliação Contínua 5% 1 v
Para aprovação o aluno deve obter uma classificação no teste de escolha múltipla de pelo menos 9,5 valores.
A avaliação contínua é atribuída pelo docente das aulas práticas de acordo com a assiduidade, participação nas aulas e desempenho do estudante ao longo do semestre.
O exame final consta de um teste de 50 perguntas resposta múltipla com uma só resposta certa, com a duração de 50 minutos com a cotação de 19 valores.
O exame de recurso consiste num teste teórico cotado para 19.0 valores, mantendo-se as classificações da avaliação continua para a nota final.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação pode ser obtida com a realização do exame de recurso cotado para 19,0 valores, mantendo-se as classificações da avaliação continua para a nota final.