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Medições em Saúde: Questionários e escalas

Código: OPT_MSP12_31     Sigla: MSP12_31

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Epidemiologia

Ocorrência: 2018/2019 - 2S (de 11-02-2019 a 12-07-2019) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica
Curso/CE Responsável: Mestrado em Saúde Pública

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MSP 19 Plano de Estudos 2017_2023 1 - 4 36 108

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Adquirir conhecimentos teóricos e práticos em desenvolvimento e aplicação de instrumentos que pretendam avaliar determinantes objectivos e subjectivos em Saúde.

 

Resultados de aprendizagem e competências

Os alunos deverão ser capazes de desenvolver um questionário para avaliação de informação, objectiva e subjectiva, em saúde e capazes de testar a sua validade e fiabilidade.

Deverão ser capazes de fazer a revisão crítica de um questionário.

Deverão adquirir capacidades de recolha e informatização da informação em saúde.

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

 

 

Programa

Avaliação de medidas objectivas e subjetivas em saúde: Desenho e estruturação de questionários; Desenvolvimento de escalas e índices); Validade e fiabilidade;

Análise de componentes principais e análise fatorial; Consistência Interna; Construção da pontuação final de uma escala; Estabelecer pontos de corte

Aplicação de questionários: Métodos de administração (vantagens e desvantagens); Maximizar a percentagem das respostas Reduzir os erros de medição e os seus efeitos.

Bibliografia Obrigatória

Streiner DL, Norman GR.; Health measurement scales: a practical guide to their development and use., New York: Oxford University Press , 2008
McDowell I, Newell C; Measuring Health: a guide to rating scales and questionnaires Third edition., New York: Oxford University Press , 2006

Bibliografia Complementar

Fowler FJ; Improving survey questions: design and evaluation. Applied social research methods series vol. 38. , Thousand Oaks: Sage Publications , 1995

Observações Bibliográficas

A bibliografia será complementada com artigos científicos relevantes para o processo de aprendizagem.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Estima-se um total de 108 horas de trabalho do estudante, das quais 36 são de contacto, distribuídas da seguinte forma:

Uma aula teórica semanal de 120 min (total: 9 sessões teóricas)

Uma aula teórico-prática semanal de 60 min (total: 9 sessões teórico-práticas)

Uma aula prática semanal de 60 min (total: 9 sessões práticas)

As metodologias de ensino irão combinar a dimensão teórica dos principais conceitos e problemas relacionados com as técnicas de medição em saúde e a dimensão prática através do desenvolvimento, pelos estudantes, de um instrumento de medição e da avaliação das suas propriedades psicométricas. O desenvolvimento prático do trabalho de grupo envolvendo a conceção de um instrumento, a sua aplicação a uma amostra de conveniência e a análise estatística de dados é entendida como uma opção mais efetiva para a aquisição de capacidades em monitorização em saúde.

 

Software

Statistical Package for Social Sciences

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Exame 60,00
Trabalho prático ou de projeto 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 72,00
Frequência das aulas 24,00
Trabalho laboratorial 12,00
Total: 108,00

Obtenção de frequência

 

Assistência a pelo menos 75% de todas as aulas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fórmula de cálculo da classificação final

 

O processo de avaliação da aprendizagem, considerando a respectiva ponderação, incluirá a avaliação do trabalho de grupo: trabalho escrito (20%) + apresentação oral do projecto (20%); e do teste final escrito (60%).

 

 

 

Provas e trabalhos especiais

 

 

Trabalho de estágio/projeto

 

 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

 

 

Melhoria de classificação

 

 

Observações

 

 

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