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Saúde Mental

Código: OPT_MSP12_28     Sigla: MSP12_28

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Saúde Pública

Ocorrência: 2018/2019 - 2S (de 11-02-2019 a 12-07-2019)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica
Curso/CE Responsável: Mestrado em Saúde Pública

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MSP 10 Plano de Estudos 2017_2023 1 - 3 27 81

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Aquisição de conhecimentos em conceitos, valores e políticas específicos de saúde mental pública, bem como em epidemiologia aplicada à frequência e distribuição de indicadores e determinantes de saúde e de doença mental, na população geral, em populações clínicas, e em populações de risco.

Resultados de aprendizagem e competências

Os mestrandos irão adquirir competências na gestão de ferramentas conceptuais, documentais e instrumentais que os habilitarão a avaliar criticamente e a desenhar programas de intervenção em saúde mental pública.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Definições, conceitos, e aspetos históricos correlacionados com a saúde mental, a psicologia e a psiquiatria. Literacia e epidemiologia das perturbações mentais ajustados aos agentes em saúde mental pública. Desenho de estudos epidemiológicos e de efeito de intervenções em saúde mental. Instrumentos de avaliação em saúde mental. Indicadores de saúde mental. Legislação, organização de serviços e programas de saúde mental em Portugal. Casos práticos: (1) a epidemiologia e a prevenção do suicídio; (2) a incidência, a prevalência, as incapacidades e a mortalidades das doenças mentais no mundo e em Portugal; (3) programas de literacia em saúde mental nos cuidados de saúde primários; (4) programas de literacia em saúde mental nas escolas e universidades; (5) a saúde mental no trabalho; (6) ética e valores – a denegação e o estigma; (7) os conflitos em saúde mental e os vieses dos estudos e dos investigadores; (8) os media e a saúde mental.

Bibliografia Obrigatória

Wahlbeck K; Public mental health: the time is ripe for translation of evidence into practice. , World Psychiatry 2015;14:36–42
Bhugra D, Bhui K, Wong SYS, Gilman SE; Oxford Textbook of Public Mental Health, Oxford University Press, 2018

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Tendo a unidade curricular 3 ECTs, estima-se um total de 81 horas de trabalho do estudante, das quais 27 são de contacto, distribuídas da seguinte forma: 15h T, 12h TP.

O processo de avaliação da aprendizagem incluirá a redação de um short-report/ short-paper com 3000 palavras sobre um tema trabalhado durante a unidade curricular.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo
Frequência das aulas 27,00
Total: 27,00

Obtenção de frequência

Assistência a pelo menos 75% de todas as aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação obtida no short report /short paper
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