Saúde Mental
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Saúde Pública |
Ocorrência: 2018/2019 - 2S (de 11-02-2019 a 12-07-2019)
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MSP |
10 |
Plano de Estudos 2017_2023 |
1 |
- |
3 |
27 |
81 |
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
Aquisição de conhecimentos em conceitos, valores e políticas específicos de saúde mental pública, bem como em epidemiologia aplicada à frequência e distribuição de indicadores e determinantes de saúde e de doença mental, na população geral, em populações clínicas, e em populações de risco.
Resultados de aprendizagem e competências
Os mestrandos irão adquirir competências na gestão de ferramentas conceptuais, documentais e instrumentais que os habilitarão a avaliar criticamente e a desenhar programas de intervenção em saúde mental pública.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Definições, conceitos, e aspetos históricos correlacionados com a saúde mental, a psicologia e a psiquiatria. Literacia e epidemiologia das perturbações mentais ajustados aos agentes em saúde mental pública. Desenho de estudos epidemiológicos e de efeito de intervenções em saúde mental. Instrumentos de avaliação em saúde mental. Indicadores de saúde mental. Legislação, organização de serviços e programas de saúde mental em Portugal. Casos práticos: (1) a epidemiologia e a prevenção do suicídio; (2) a incidência, a prevalência, as incapacidades e a mortalidades das doenças mentais no mundo e em Portugal; (3) programas de literacia em saúde mental nos cuidados de saúde primários; (4) programas de literacia em saúde mental nas escolas e universidades; (5) a saúde mental no trabalho; (6) ética e valores – a denegação e o estigma; (7) os conflitos em saúde mental e os vieses dos estudos e dos investigadores; (8) os media e a saúde mental.
Bibliografia Obrigatória
Wahlbeck K; Public mental health: the time is ripe for translation of evidence into practice. , World Psychiatry 2015;14:36–42
Bhugra D, Bhui K, Wong SYS, Gilman SE; Oxford Textbook of Public Mental Health, Oxford University Press, 2018
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Tendo a unidade curricular 3 ECTs, estima-se um total de 81 horas de trabalho do estudante, das quais 27 são de contacto, distribuídas da seguinte forma: 15h T, 12h TP.
O processo de avaliação da aprendizagem incluirá a redação de um short-report/ short-paper com 3000 palavras sobre um tema trabalhado durante a unidade curricular.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Trabalho escrito |
100,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
|
| Frequência das aulas |
27,00 |
| Total: |
27,00 |
Obtenção de frequência
Assistência a pelo menos 75% de todas as aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Classificação obtida no short report /short paper