| Código: | MSP12_5 | Sigla: | MSP12_5 |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Epidemiologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Saúde Pública |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MSP | 28 | Plano de Estudos 2017_2023 | 1 | - | 4 | 36 | 108 |
Aquisição de conhecimentos no que se refere aos conceitos e métodos específicos da área da Epidemiologia. Reconhecimento das características, vantagens e limitações dos principais tipos de estudos epidemiológicos e de aspetos relacionados com o seu planeamento. Domínio das principais medidas de quantificação de saúde/doença. Compreensão dos principais tipos de erro em epidemiologia.
O estudante deverá: adquirir capacidades de selecionar o tipo de estudo epidemiológico mais adequado para responder a determinada questão científica; Dominar alguns aspetos do planeamento de uma investigação epidemiológica, tais como, elaborar uma questão científica, selecionar os participantes e definir as estratégias para colheita de dados; Realizar tarefas epidemiológicas simples como tabular dados, calcular medidas de frequência e associação, e padronizar taxas; identificar os erros e valorizar a sua importância em estudos epidemiológicos.
Evolução do pensamento epidemiológico. Epidemiologia descritiva: Pessoas, lugar e tempo. Medir saúde e doença: medidas de frequência, associação e impacto. Técnicas de padronização. Estudos experimentais e quase-experimentais. Estudos observacionais – ecológicos, transversais, de coorte e de caso-controlo. Erros aleatórios e erros sistemáticos. Confundimento e interação. Inferência e causalidade. Planeamento de uma investigação epidemiológica.
A bibliografia integrará ainda artigos científicos relevantes para os tópicos abordados.
Estima-se um total de 108 horas de trabalho do estudante, das quais 36 são de contacto, distribuídas da seguinte forma:
Uma sessão teórica semanal de 90 min (total: 9 sessões – 13,5h)
Uma sessão teórico-prática semanal de 150 min (total: 9 sessões– 22,5h)
Os conteúdos programáticos desta Unidade Curricular, abordam conceitos fundamentais para a aquisição de conhecimento e capacidades específicas relativas a metodologias epidemiológicas aplicadas à investigação e à resolução prática dos problemas de saúde. Pretende abranger os conteúdos clássicos da metodologia epidemiológica como base fundamental para um melhor planeamento em saúde e a resolução dos problemas de saúde baseados na evidência.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 100,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 72,00 |
| Frequência das aulas | 36,00 |
| Total: | 108,00 |
Assistência a pelo menos 75% de todas as aulas.
Classificação obtida no exame final