Bioestatística I
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Estatística |
Ocorrência: 2018/2019 - 1S (de 17-09-2018 a 08-02-2019) 
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MSP |
26 |
Plano de Estudos 2017_2023 |
1 |
- |
4 |
36 |
108 |
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
É objetivo da unidade curricular de Bioestatística que todos os estudantes adquiram conhecimentos dos princípios gerais da estatística (descritiva e inferencial) assim como conhecimento dos métodos de estatística básica.
Resultados de aprendizagem e competências
Após a frequência da unidade curricular todos os estudantes deverão ser capazes de explorar dados utilizando medidas estatísticas e métodos gráficos; saber aplicar procedimentos estatísticos simples autonomamente; identificar os tipos de testes estatísticos que podem ser aplicados num dado conjunto de dados, conhecer os pressupostos e saber testá-los; conhecer as limitações e a força das conclusões obtidas a partir da análise estatística efetuada; demonstrar capacidades de análise e sistematização da informação recolhida.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Dados biológicos e sua representação. 2. Probabilidades e distribuições de probabilidade. 3. Princípios gerais da inferência estatística: Estimação de parâmetros e testes de hipótese. 4. Inferência sobre dados quantitativos: Teste t para uma amostra; Teste t para amostras emparelhadas; Teste t para amostras independentes. 5. Inferência sobre dados categóricos: Estimação e Teste de hipóteses para uma proporção; Comparação de proporções em amostras independentes; Teste qui-quadrado de independência; Teste de McNemar. 6. Regressão linear simples.
Bibliografia Obrigatória
Baldi B., D.S. Moore; The practice of statistics in the life sciences, W.H. Freeman and Company,, 2012
Sokal R. , F.J. Rohlf ; Biometry – The principles and practice of statistics in biological research, W.H. Freeman and Company, 2012
Zar J.H. ; Biostatistical Analysis, Prentice - Hall International Inc., 2010
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os métodos de ensino teórico-práticos definidos para lecionar os conteúdos de Bioestatística compreendem duas vertentes complementares: teóricas e práticas laboratoriais. Na componente teórica será feita a exposição dos conceitos de cada tópico e a sua exemplificação no campo das ciências biológicas. Na componente de prática laboratorial será feita a aplicação prática dos conceitos de cada tópico, através da resolução de diferentes exercícios que permitam aplicar diferentes aspetos da matéria lecionada. Os estudantes devem ser capazes de definir o objectivo do estudo; indicar os métodos estatísticos considerados, incluindo a verificação dos pressupostos necessários, especificação do nível de significância considerado e programa de estatística utilizado; os estudantes devem ser capazes de apresentar os principais resultados e tendências resultantes da análise estatística efetada; os estudantes deverão ainda saber interpretar os resultados encontrados, de modo a responder ao objetivo do estudo apresentado. A avaliação é efetuada através de um exame final. O exame consiste na resolução de um conjunto de problemas propostos. A resolução dos problemas segue uma estrutura semelhante à solicitada aos estudantes nas componente prática.
Software
SPSS
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Exame |
100,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Frequência das aulas |
32,00 |
| Total: |
32,00 |
Obtenção de frequência
Os estudantes têm de frequentar pelo menos 3/4 das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame final.