| Código: | MSP12_1 | Sigla: | MSP12_1 |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Administração da Saúde |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Saúde Pública |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MSP | 29 | Plano de Estudos 2017_2023 | 1 | - | 4 | 36 | 108 |
Conhecer os fundamentos da administração em saúde pública e os processos inerentes ao desenvolvimento de políticas de saúde com enfoque na diversidade das sociedades contemporâneas.
Compreender a inter-relação entre políticas públicas, desigualdades sociais e a saúde das populações
Compreender os fundamentos e princípios subjacentes à administração em saúde pública
Desenvolver conhecimentos teóricos e práticos acerca da preparação, implementação e análise de políticas de saúde
Políticas públicas, desigualdades sociais e saúde
Fundamentos de administração e liderança em saúde pública
Desenvolvimento, implementação e análise de políticas de saúde
Migrações, diversidade e políticas de saúde
A participação dos cidadãos em saúde
Sessões teóricas e práticas. Promoção de uma aprendizagem reflexiva e participada por via de trabalho e discussões de grupo em contexto de aula. O método de avaliação assenta na aplicação prática dos conhecimentos adquiridos e no desenvolvimento da capacidade de reflexão, exposição e análise crítica.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 5,00 |
| Prova oral | 35,00 |
| Trabalho escrito | 60,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 16,00 |
| Frequência das aulas | 36,00 |
| Trabalho de investigação | 56,00 |
| Total: | 108,00 |
Assistência a pelo menos 75% de todas as aulas.
A avaliação das aprendizagens efetuadas no âmbito da unidade curricular inclui duas apresentações em aula, uma em grupo (15%) e outra individualmente (25%), e um ensaio individual escrito (60%).