Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » Notícias » Conferência CAC Porto apresentou o admirável mundo novo da saúde digestiva

Notícias gerais

Conferência CAC Porto apresentou 'o admirável mundo novo' da saúde digestiva

alterar visualização

Guilherme Macedo e Miguel Mascarenhas foram protagonistas

aula magna

Guilherme Macedo e Miguel Mascarenhas, professores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e médicos gastrenterologistas da ULS São João, proferiram a Conferência de julho do Ciclo de Conferências CAC Porto – Centro Académico Clínico do Porto.

Tendo como palco a Aula Magna da FMUP, a conferência “Saúde digestiva e IA: O admirável mundo novo” pretendia refletir e discutir a Gastrenterologia moderna.

“Nos últimos 20 anos, a Gastrenterologia sofreu uma mudança profunda. Hoje estamos claramente dirigidos para o conceito de saúde digestiva”, afirmou Guilherme Macedo, professor catedrático convidado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e diretor do Serviço de Gastrenterologia da ULS São João.

Como sublinhou, “o paradigma assistencial mudou profundamente, com o foco na endoscopia digestiva (o nosso ‘braço armado’) e, mais recentemente, na medicina de precisão. Desde há alguns anos, os nossos holofotes estão dirigidos à Inteligência Artificial. É importante que os nossos internos mergulhem na IA. Esta transformação na forma de encarar a saúde digestiva é o admirável mundo novo”.

Miguel Mascarenhas, professor auxiliar convidado da FMUP e médico gastrenterologista da ULS São João, falou sobre o papel da IA na Gastrenterologia. Entre patentes submetidas, produção científica relevante e prémios de entidades internacionais, o reconhecimento do trabalho desenvolvido tem crescido, em várias áreas da especialidade e de forma multidisciplinar. Mas avisa: “Os médicos têm de ser os arquitetos, têm de liderar este processo, com os pés assentes na terra", afirmou.

O professor e investigador foi distinguido pelo Colégio Americano de Gastrenterologia pelos seus projetos inovadores na área da saúde digestiva. Em 2023, desenvolveu uma tecnologia em IA para identificação de precursores do cancro anal em anoscopia de alta resolução, o que lhe valeu o Prémio Banco Carregosa/Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos (SRNOM).

Em 2024, presidiu ao evento científico “AI in Digestive Healthcare: Shaping the future”, que decorreu no Auditório do CIM-FMUP, envolvendo a Medtronic e a Digestaid, com o apoio científico da Sociedade Portuguesa de Coloproctologia (SPCP), da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) e da Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva (SPED).

Inseridas no programa de comemorações dos 200 anos da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), as Conferência CAC Porto são uma iniciativa periódica que junta a FMUP e a ULS São João. A próxima conferência deste Ciclo está marcada para o dia 10 de julho, às 12h30, na Aula Magna da FMUP. Vítor Lopes, professor da FMUP e médico da ULS São João, abordará o tema “Simulação no Ensino da Cirurgia – Desafios e Oportunidades”.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Última actualização: 2025-05-21 I  Página gerada em: 2025-08-01 às 01:17:14
Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico