Saltar para:
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Você está em: Início » Ricardo Dinis
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Ricardo Dinis

Fotografia de Ricardo Jorge Dinis Oliveira
Nome: Ricardo Jorge Dinis Oliveira Ligação à página pessoal de Ricardo Jorge Dinis Oliveira
Sigla: RD
Estado: Ativo
Chave de associação FCT: J013380G665
https://www.authenticus.pt/R-000-FC6
https://www.cienciavitae.pt/1E18-A189-41D0
Email Institucional: ricardinis@med.up.pt
Telf.Alt.: 220426684
Extensão Telefónica: 26684

Funções

Categoria: Professor Associado Convidado
Grupo profissional: Docente
Vínculo: (42%)
Departamento Académico: Departamento Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica

Cargos

Cargo Data de Início
Membro da Comissão de Acompanhamento de Curso Programa Doutoral em Ciências Forenses 2016-09-12
Membro da Comissão de Acompanhamento de Curso Mestrado em Ciências Forenses 2016-09-12
Docente Responsável de Curso de Educação contínua Curso de Especialização em Ciências Forenses 2016-09-12
Docente Responsável de Curso de Educação contínua Perícias Forenses 2018-08-03

Apresentação Pessoal

Perfil Researcher ID: D-9186-2013. ÍNDICE H = 28. Link for website.

Perfil ORCID: http://orcid.org/0000-0001-7430-6297

Perfil Google Académico: AomI06cAAAAJ&hl. ÍNDICE H = 37. Link for website

Perfil SCOPUS: Author ID: 14053913800. ÍNDICE H = 28. Link for website 

Ciência ID

1E18-A189-41D0

Personal webpage: www.ricardinis.pt

 

 SÚMULA CURRICULAR

  • Licenciado em Ciências Farmacêuticas em 2003 pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. Pela mesma instituição doutorou-se em Toxicologia em 2007.

 

  • Por despacho Reitoral obteve em 2008 o Título de Doutoramento Europeu e desde então desenvolve atividade científica e académica nas áreas da Toxicologia e Farmacologia das Substâncias Psicoativas, Pesticidas e Fármacos, nos seus aspetos pré-clínicos, clínicos e forenses.

 

  • Tem frequência do programa COHiTEC 2007 organizado pela Escola de Gestão do Porto em colaboração com a North Caroline State University.

 

  • Tem frequência do Curso de Empreendedorismo organizado pela Escola de Gestão do Porto em colaboração com a Universidade do Porto Inovação (UPIN).

 

  • Em 2009 completou o Curso Superior de Medicina Legal (atual Curso de Especialização em Perícias Forenses) da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). Nesta pós-graduação tem funções de Diretor de Curso e Coordenador dos Módulos de Ciências Laboratoriais Forenses e de Monografia em Ciências Forenses.

 

  • Aprovou com sucesso dois projetos de Pós-Doutoramento em Toxicologia Clínica e Forense pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, respetivamente em 2010 e 2013.

 

  • Realizou em 2012 Provas de Agregação em Ciências Forenses na FMUP, tendo sido dos mais jovens professores da Universidade do Porto a submeter-se a estas provas académicas.

 

  • Tem a Certificação de Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa e frequentou vários outros cursos de formação contínua de âmbito pedagógico e científico.

 

  • Também em 2012 obteve o registo como formador de Professores no domínio A11-Ciências da Saúde.

 

  • Tem experiência na docência e regência de várias Unidades Curriculares relacionadas com a Toxicologia, Farmacologia, Metodologias Instrumentais Analíticas, Medicina Legal, Ciências Forenses, Projeto de Investigação, de Dissertação e de Tese, entre outras.

 

  • É membro de vários Órgãos de Gestão Académica, nomeadamente dos Conselhos Pedagógico, Científico e de Gestão do Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS), membro da Comissão Instaladora do processo de acreditação do Mestrado Integrado em Medicina do IUCS e membro da Comissão de Acompanhamento dos 2º e 3º Ciclos de Estudos em Ciências Forenses da UP.

 

  • Tem orientado vários estudantes nos seus trabalhos de Investigação, Dissertação e de Tese conducentes à obtenção de Graus de Licenciado, Mestrado e Doutoramento.

 

  • Realiza atividade pericial desde 2007 na área da Toxicologia e Medicina Forense, nomeadamente nos comportamentos aditivos, intoxicações fatais de origem farmacológica e outras e no âmbito da fiscalização da condução rodoviária sob influência de substâncias psicoativas.

 

  • É membro do Corpo Editorial e Embaixador de várias Revistas Científicas Internacionais na área das Ciências da Saúde e da Vida, algumas das quais com funções de Editor Chefe.

 

  • É autor de mais de 145 artigos publicados (representando mais de 4700 citações) em revistas internacionais, indexadas com revisão por pares e autor de cerca de 35 capítulos de livros, de 4 livros e de 4 patentes nacionais e 3 internacionais. Algumas destas publicações foram gracejadas com prémios nos mais diversos âmbitos, como por exemplo a publicação da sua súmula curricular em revista científica internacional.

 

  • Apresenta regularmente Comunicações Orais/Conferências e na forma de Poster em Reuniões Científicas, que globalmente ascendem a cerca de 250 e organiza, também regularmente, vários eventos científicos, nomeadamente congressos, círculos de conferências, palestras, workshops ou seminários

 

  • É autor de Guidelines de âmbito internacional e de reconhecimentos de Excelência Pedagógica no Ensino Superior que resultaram em publicações científicas internacionais.

 

  • É Professor Auxiliar Com Agregação do IUCS e da FMUP e formador em várias Pós-graduações. Como resultado da sua atividade científica e pedagógica disponibiliza aos seus estudantes manuais de atualização semestral em Toxicologia Mecanística, Alimentar, Analítica, Clínica e Forense, Investigação Científica e em Medicina Legal, os quais servem de apoio aos conteúdos curriculares lecionados.

 

  • Coordenou as Comissões de Autoavaliação de vários processos de acreditação “de novos” ou “em funcionamento” Ciclos de Estudos pela Agência de Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

 

  • É desde 2019 perito da A3ES.

 

  • Foi gracejado com vários prémios como o Young Scientist Award em Toxicologia Forense atribuído pela International Association of Forensic Toxicologists, a Medalha de Mérito em Ciências atribuída pela Câmara Municipal de Santo Tirso e o Prémio Young Forensic Scientist Award 2016 da Associação Portuguesa de Ciências Forenses (Prémio Prof. Doutor Duarte Nuno Vieira).

 

  • Integrou o grupo dos 100 nomeados investigadores/professores de mérito, o âmbito das comemorações dos 100 anos da UP.

 

  • Realizou várias intervenções na imprensa nacional em resultado da sua atividade científica e pedagógica e é responsável pelo design e coordenação de várias páginas web.

 

  • É Investigador Integrado do UCIBIO/REQUIMTE - Unidade de Biociências Moleculares Aplicadas/Laboratório Associado para a Química Verde - Tecnologias e Processos Limpos e Investigador Colaborador do IINFACTS - Instituto de Investigação e Formação Avançada em Ciências e Tecnologias da Saúde. No IINFACTS exerceu funções de Coordenador da Linha de Investigação de Ciências Forenses.

 

  • É atualmente Diretor do Departamento de Ciências, Coordenador do 1º Ciclo de Estudos em Ciências Laboratoriais Forenses, Coordenador do 1º Ciclo de Estudos em Ciências Biomédicas e Coordenador do 2º Ciclo de Estudos em Ciências e Técnicas Laboratoriais Forenses do IUCS.

 

  • É fundador e atual Presidente da Associação Portuguesa de Ciências Forenses (APCF) e foi Vice-presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo do Abuso e Negligência (SPEAN).

 

  • Teve, nos últimos 6 anos, o resultado de avaliação qualitativa de Excelente e uma avaliação quantitativa de 20 valores, ao abrigo do Regulamento n.º 748/2019 (Diário da República, 2.ª série - N.º 186 - 27 de setembro) de avaliação de desempenho dos docentes da FMUP.

 

  • O índice h atual é aproximadamente 28, dependendo da plataforma de cálculo.

 

Áreas de Interesse

  1. Ciências da Saúde > Ciências farmacológicas > Toxicologia
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-07-24 às 13:13:07 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais