Programa Impulso Mais Digital, Submedida Reforma e Modernização da Medicina, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)
O presente curso pretende desenvolver o papel das humanidades na educação médica e noutras áreas da saúde, enquanto recurso para lidar com a complexidade, ambiguidade e imprevisibilidade inerentes à profissão. A transição digital reconfigurou profundamente a prática clínica, os processos de tomada de decisão em saúde e a relação entre profissional e doente. A digitalização em saúde apresenta inúmeras potencialidades, mas também desafios éticos e humanistas. A este nível, a perspetiva das humanidades, que integra a história, a ética, a integridade, as competências sociais e a sensibilização cultural é fundamental para garantir que o avanço tecnológico na saúde seja orientado para o cuidar. Através das humanidades e de exemplos práticos das artes e da literatura, os participantes serão encorajados a explorar contextos sociais da doença e da prática médica e a refletir sobre a condição humana.
O curso pretende assim dotar os formandos com competências transversais/ “transferíveis” nas áreas humanísticas e artísticas, e do seu desenvolvimento na era digital, bem como competências de autoconhecimento e de reflexão crítica relevantes para uma prática profissional assente na empatia.
Regime de funcionamento: b-learning
Idioma de lecionação: Português
Destinatários: Profissionais da área da saúde. Titular de Licenciatura ou Mestrado Integrado em Medicina, Ciéncias da Saüde ou outras areas relevantes.
Propinas:
Estudantes U.Porto: 100¤
Docentes da U.Porto: 250¤
Público geral: 500¤
Informação para Candidaturas
Candidaturas: 12 de março a 30 de abril de 2026
Informações
Plano de Recuperação e Resiliência
Contactos
Unidade de Gestão Académica
Educação Contínua - Cursos não conferentes de grau
Tel.: 220426574
E-mail:
prr.academico@med.up.pt