Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)
As vacinas são essenciais para a proteção da saúde global e no combate a pandemias. O desenvolvimento de vacinas eficazes contra a COVID-19 destacou a importância da tecnologia na resposta a novas ameaças, utilizando plataformas originalmente criadas para doenças como o VIH, Zika e cancro. Estas conquistas reforçam o papel das vacinas na prevenção de doenças graves e na proteção de populações vulneráveis.
Neste contexto, o curso "Desenvolvimento de Vacinas: Do Conceito à Clínica" pretende colmatar a escassez de formação nesta área. Dirigido a investigadores, profissionais de saúde e estudantes, o curso tem como objetivo dotar os participantes de conhecimentos essenciais para liderar programas de imunização e desenvolvimento de vacinas. A iniciativa conta com uma parceria com a Associação Nacional de Farmácias, e é financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência da União Europeia.
O curso aborda temas como tecnologias de produção de vacinas, ensaios clínicos, segurança vacinal, comunicação em programas de vacinação e o impacto das tecnologias digitais. Estruturado em três unidades curriculares, cada uma com 4 ECTS, abrange desde o desenvolvimento pré-clínico até questões regulatórias e éticas, promovendo uma formação abrangente que alia ciência, inovação e impacto social.
Idioma de lecionação: Em Português e parcialmente em inglês
Regime de funcionamento: B-learning
Destinatários: Profissionais da área da saúde. Frequência no ensino superior ou formação universitária em Ciências da Saúde, Medicina, Farmácia, Oncologia, Bioquímica ou Biologia.
Valor da Propina: Estudante nacional 500¤ e estudante internacional 1000¤
(+2¤ Seguro Escolar)
Informações
BOLSAS:
É possível a candidatura a bolsa, no âmbito do Programa «Impulso Adultos» do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
São elegíveis para bolsa as pessoas que cumpram, cumulativamente, as seguintes condições:
- Sejam residentes em território nacional (consideram-se residentes todos aqueles que tenham residência permanente em Portugal ou que disponham de autorização de residência válida durante o período de candidatura e funcionamento do curso/formação a que a bolsa reporta, bem como de Número de Identificação Fiscal, com representante fiscal domiciliado em Portugal); e
- Tenham completado pelo menos 18 anos à data de início do curso/formação;
- Formalizem a respetiva candidatura, sejam admitidas e concretizem a inscrição do curso/formação, para o qual se determine a atribuição de bolsa.
Regulamento consultar aqui
Despacho para atribuição de bolsa

Plano de Recuperação e Resiliência
Contactos
Unidade de Gestão Académica
Educação Contínua - Cursos não conferentes de grau
Tel.: 220426574
E-mail: prr.academico@med.up.pt