Projeto IP Alliance – Plataforma Integrada para a Aprendizagem ao Longo da Vida e Formação para Profissionais, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).Aumento das opções e qualidade formativa na área do diagnóstico laboratorial rápido em Microbiologia Clínica, promovendo a eficiência dos padrões adotados atualmente e melhoria dos protocolos, em ambiente multidisciplinar.
Os objetivos são:
- Preparação no âmbito da problemática do diagnóstico definitivo rápido e ultra-rápido em Microbiologia Clínica;
- Conhecimento sobre e capacidade de seleção dos novos métodos de diagnóstico rápido e ultra-rápido existentes no mercado, no âmbito da identificação, tipagem de microrganismos/investigação de surtos e avaliação do perfil de susceptibilidade a antimicrobianos.
No final da Unidade de Formação contínua, é esperado que os estudantes adquiram competências no diagnóstico definitivo rápido e ultra-rápido em Microbiologia Clínica; conhecimento sobre e capacidade de seleção dos novos métodos de diagnóstico rápido e ultra-rápido existentes no mercado, no âmbito da identificação, tipagem de microrganismos/investigação de surtos e avaliação do perfil de susceptibilidade a antimicrobianos.
Regime de funcionamento: e-learning
Idioma de lecionação: em português e parcialmente em inglês
Valor da Propina: 300¤
Destinatários: Médicos Especialistas e Médicos Internos (Patologia Clínica, Infeciologia, Medicina Intensiva, em particular), Microbiologistas, Veterinários, Mestres e Licenciados em Ciências Farmacêuticas, ou áreas afins das Ciências Biológicas, a desenvolver atividade em laboratórios de Microbiologia Clínica.
Informação para candidatura
BOLSAS:
É possível, no âmbito do Programa Impulso Adultos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a candidatura a bolsa correspondente ao valor da propina.
São apenas elegíveis para bolsa os destinatários maiores de 23 anos, com ou sem atividade profissional, residentes em território nacional aquando das ações de que forem beneficiários (consideram-se residentes todos aqueles que tenham residência permanente em Portugal ou todos aqueles que disponham de autorização de residência válida e número de identificação fiscal, com representante fiscal domiciliado em Portugal)
.
Regulamento consultar
aqui.
Despacho para atribuição de bolsas nº2
Lista definitiva

Plano de Recuperação e Resiliência
Consórcio IP Alliance