A formação em SAV tem como objetivo formar os futuros e atuais profissionais de saúde na abordagem ABCDE ao paciente em deterioração, na reanimação cardiopulmonar, na abordagem simples da via aérea (VA) e na desfibrilhação segura, permitindo-lhes abordar os pacientes em paragem cardíaca até à chegada de uma equipa de reanimação e participar como membros dessa equipa. A formação visa ainda treinar os candidatos na identificação das causas de paragem cardíaca, na identificação dos doentes em risco de deterioração e na abordagem da paragem cardíaca e dos problemas peri-paragem.
A necessidade de atuação uniformizada e o benefício demonstrado em termos de cuidados prestados ao doente por uma equipa treinada, levam a que seja promovida formação a todo o pessoal de saúde, nos quais se incluem os estudantes de medicina e enfermagem. Para isso existem programas de formação bem estabelecidos, com componente teórica e prática, como garante da qualidade dos serviços prestados por todos os elementos responsáveis pela manutenção dos elos da cadeia de sobrevivência, numa perspetiva da melhoria contínua da qualidade dos cuidados de saúde e inerente gestão do risco clínico.
A consciencialização destes factos conduziu à elaboração da presente proposta, que se insere na missão da FMUP como instituição de criação, difusão e aplicação de conhecimento na área da Medicina, outras Ciências da Saúde e Biologia Humana, visando a formação científica, tecnológica e humanística de médicos e outros profissionais de saúde e a melhoria da saúde da população.
Idioma de lecionação: Português
Regime de frequência: Presencial
Destinatários:
Estudantes de medicina ou enfermagem do último ano. Médicos e Enfermeiros. Os candidatos deverão ter completado com sucesso o curso de Suporte Básico de Vida da American Heart Association (AHA) devendo de apresentar o respetivo certificado.
Informação adicional
Contactos
Núcleo de Ensino Pós-Graduado
Telf: (+351) 220 426 976
E: posgraduacao@med.up.pt