Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » Cursos/CE » MBE

Cursos

Mestrado em Metabolismo - Biopatologia e Experimentação

InformaçãoO curso/CE encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).


O Mestrado em Metabolismo – Biopatologia e experimentação (MBE), estende-se por 4 semestres (120 ECTS), e concentra a componente curricular nos 2 primeiros semestres, ficando os 2 últimos completamente dedicados ao desenvolvimento da Dissertação ou estágio. A conclusão da componente curricular (60 ECTS), confere um diploma de curso de
mestrado, não conferente de grau, em Metabolismo.
No 1º semestre os estudantes recebem formação sobre o metabolismo, sua relação com nutrição, processos patológicos e medicina laboratorial.
No 2º semestre, o estudante é inteirado acerca dos mecanismos subjacentes à doença como ritmos biológicos, stress oxidativo, envelhecimento, e processos patológicos relacionados com doença metabólica. A UC “doença metabólica” de 9 ects é constituída por 3 módulos de vertente clínica nas áreas da endocrinologia, gastroenterologia, cardiologia, nos quais o estudante contacta com um ambiente hospitalar. Será ainda proporcionado conhecimento sobre as principais abordagens técnicas de culturas celulares e modelos in vivo para o estudo do metabolismo.


Objetivos

 
O carácter transdisciplinar desta área da medicina requer o envolvimento de elementos com formação muito diversa.
Por esta razão o programa destina-se a introduzir os estudantes de diversas proveniências, que iniciam uma carreira de investigação, com conhecimentos sobre a organização funcional e regulação fisiológica do metabolismo, os mecanismos conducentes a perturbações destas vias, os alvos terapêuticos, e as metodologias disponíveis para a sua
análise. Os estudantes adquirem uma perspetiva alargada sobre a biopatologia de doenças metabólicas, que os deverá acompanhar no aprofundamento de temáticas específicas ao longo da sua formação posterior (doutoral e pósdoutoral).
Além disso, o CE garante educação científica a profissionais de saúde em áreas ligadas a perturbações do metabolismo, e fornece formação especializada para cargos de técnico de investigação, e gestor científico ou organizador de eventos científicos.

CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE INGRESSO:

Titulares do grau de licenciatura conferido por instituições portuguesas ou estrangeiras. Dada a transversalidade do tema, bem como a necessidade de capacitar profissionais neste domínio com formações prévias variadas, serão aceites titulares de grau de licenciatura em áreas ligadas às ciências da vida e da saúde, ou no domínio da engenharia, química, física ou matemática. Poderão ainda ser aceites licenciados com outra formação, ouvida a Comissão Científica do Mestrado.

Informações

  Toda a informação para candidatos à FMUP. Informação disponível aqui! 

 APRESENTAR CANDIDATURA: AQUI

Para auxiliar a submissão da Candidatura, pode consultar o Guia de Apoio (1)

 REALIZAR MATRÍCULA /INSCRIÇÃO: AQUI

 Para auxiliar a submissão da Matrícula, pode consultar o Guia de Apoio (2)

CONSULTAR:

VALORES PROPINAS AQUI

H
ORÁRIO ESCOLAR AQUI


Comentários

Acreditação do 2.º Ciclo de Estudos em Mestrado em Metabolismo – Biopatologia e experimentação (MBE) da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)


2.º CE MBE_ NCE/19/1900103 _PAPNCE _14/10/2019

 
2.º CE MBE_ NCE/19/1900103 — Relatório preliminar da CAE _ 01/07/2020

 
2.º CE MBE_ NCE/19/1900103 — Decisão do CA_14/07/2020


 Estrutura Curricular  - Publicação em DR 


Contactos

Núcleo de Ensino Pós-Graduado

Telf: (+351) 220 426 976
 E: posgraduacao@med.up.pt

 

Dados Gerais

Código Oficial: MB59
Diretor: Raquel Soares
Sigla: MBE
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2020/2021
Duração: 2 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Metabolismo - biopatologia e experimentação (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Metabolismo (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-05-20 às 02:03:58 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais