Mestrado em Metabolismo - Biopatologia e Experimentação
O curso/CE encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
O Mestrado em Metabolismo – Biopatologia e experimentação (MBE), estende-se por 4 semestres (120 ECTS), e concentra a componente curricular nos 2 primeiros semestres, ficando os 2 últimos completamente dedicados ao desenvolvimento da Dissertação ou estágio. A conclusão da componente curricular (60 ECTS), confere um diploma de curso de mestrado, não conferente de grau, em Metabolismo. No 1º semestre os estudantes recebem formação sobre o metabolismo, sua relação com nutrição, processos patológicos e medicina laboratorial. No 2º semestre, o estudante é inteirado acerca dos mecanismos subjacentes à doença como ritmos biológicos, stress oxidativo, envelhecimento, e processos patológicos relacionados com doença metabólica. A UC “doença metabólica” de 9 ects é constituída por 3 módulos de vertente clínica nas áreas da endocrinologia, gastroenterologia, cardiologia, nos quais o estudante contacta com um ambiente hospitalar. Será ainda proporcionado conhecimento sobre as principais abordagens técnicas de culturas celulares e modelos in vivo para o estudo do metabolismo.
Objetivos
O carácter transdisciplinar desta área da medicina requer o envolvimento de elementos com formação muito diversa.
Por esta razão o programa destina-se a introduzir os estudantes de diversas proveniências, que iniciam uma carreira de investigação, com conhecimentos sobre a organização funcional e regulação fisiológica do metabolismo, os mecanismos conducentes a perturbações destas vias, os alvos terapêuticos, e as metodologias disponíveis para a sua
análise. Os estudantes adquirem uma perspetiva alargada sobre a biopatologia de doenças metabólicas, que os deverá acompanhar no aprofundamento de temáticas específicas ao longo da sua formação posterior (doutoral e pósdoutoral).
Além disso, o CE garante educação científica a profissionais de saúde em áreas ligadas a perturbações do metabolismo, e fornece formação especializada para cargos de técnico de investigação, e gestor científico ou organizador de eventos científicos.
CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE INGRESSO:
Titulares do grau de licenciatura conferido por instituições portuguesas ou estrangeiras. Dada a transversalidade do tema, bem como a necessidade de capacitar profissionais neste domínio com formações prévias variadas, serão aceites titulares de grau de licenciatura em áreas ligadas às ciências da vida e da saúde, ou no domínio da engenharia, química, física ou matemática. Poderão ainda ser aceites licenciados com outra formação, ouvida a Comissão Científica do Mestrado.
Acreditação do 2.º Ciclo de Estudos em Mestrado em Metabolismo – Biopatologia e experimentação (MBE) da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)