Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » Cursos/CE » FANICANE

Cursos

Formação em Avaliação de Necessidades no Idoso: Camberwell Assessment of Need for the Elderly (CANE)



Uma população envelhecida apresenta frequentemente necessidades complexas, resultantes da coexistência de incapacidades, doenças físicas e problemas sociais. A avaliação efetiva destas múltiplas necessidades é particularmente difícil sem o recurso a um método estandardizado que possibilite a sua avaliação compreensiva e sistemática. Neste contexto, o Camberwell Assessment of Need for the Elderly (CANE) surgiu como um instrumento de avaliação de necessidades centrado na Pessoa. O seu enquadramento teórico é o modelo bio-psico-social, permitindo uma abordagem holística, multidimensional e cruzada (incluindo as perspetivas do idoso, cuidador informal e técnico responsável) dos problemas do idoso nas áreas social, médica, psicológica e ambiental. Possibilita ainda a avaliação de necessidades de informação e sofrimento psicológico do cuidador.

Constitui igualmente uma forma de avaliação de resultados (pode ser a base de avaliação e monitorização da efetividade de um plano personalizado de cuidados), de acordo com uma abordagem estruturada e relativamente simples (é aplicável por qualquer profissional competente da área da saúde, desde que com formação e treino prévio associado). A utilização do CANE é possível em contextos diversos: clínico, investigação ou avaliação de serviços.

Atendendo à necessidade contínua de atualizar conhecimentos e providenciar treino prático e avançado aos profissionais de saúde, esta unidade de formação contínua visa desenvolver competências e treino específico na avaliação de necessidades.

Regime de funcionamento: Presencial

Idioma de lecionação: Português

Destinatários: 

Licenciados ou detentores do Mestrado Integrado em Medicina, Enfermagem, Psicologia, Serviço Social, Gerontologia e noutras áreas das Ciências da Saúde.

Titulares de graus obtidos em universidades estrangeiras poderão ser admitidos, após avaliação curricular pela Comissão Científica do curso.

 





Contactos

Núcleo de Ensino Pós-Graduado

Telf: (+351) 220 426 976
 E: posgraduacao@med.up.pt

Dados Gerais

Docente Responsável: Lia Fernandes
Sigla: FANICANE
Tipo de curso/ciclo de estudos: Unidade de Formação Contínua
Início: 2019/2020
Duração: 67,5 Horas

Diplomas

  • Formação em Avaliação de Necessidades no Idoso: Camberwell Assessment of Need for the Elderly (CANE) (2,5 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2023-08-10 I  Página gerada em: 2024-04-24 às 21:13:52
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital