A administração de unidades de saúde é atualmente considerada uma área fundamental na implementação das políticas de saúde dos países industrializados. Esta atividade de gestão compreende múltiplos níveis interdependentes, na medida em que se referirá à gestão de hospitais, de unidades de cuidados primários, de serviços de saúde ou de sistemas integrados compreendendo vários níveis de cuidados de saúde. De facto, na sequência da introdução no sistema de saúde de novos modelos de gestão, torna-se fundamental uma formação técnica altamente especializada e dependente do domínio de aplicação (saúde), nomeadamente em consonância com as mais modernas teorias da gestão científica da saúde e no quadro das atuais políticas públicas do setor. Neste âmbito, a avaliação de políticas, sistemas e modelos organizativos bem como de tecnologias de saúde constitui um pilar fundamental, desde logo porque permite alcançar melhores níveis de desempenho organizativo.
A importância destas áreas é particularmente evidente numa altura de crescentes desafios para os Sistemas de Saúde. Nesse sentido, as competências de gestão e políticas de saúde podem ter aplicações num diverso conjunto de atividades, desde a prestação de cuidados de saúde à atividade empresarial, passando pela inovação, investigação e o ensino/formação. Neste sentido, o Curso de Especialização em Políticas, Administração e Avaliação em Saúde vai de encontro à primeira missão da FMUP (formar profissionais para o setor da saúde competentes a nível científico, técnico e humano, que lhes permita exercer a sua atividade em instituições de saúde, de investigação, de ensino, ou empresariais), dando resposta não só a uma importante lacuna na oferta formativa desta instituição, mas também a necessidades formativas prementes por parte dos profissionais que trabalham ou pretendem trabalhar no setor de saúde.
O Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde (MEDCIDS) da FMUP afigura-se como entidade privilegiada para coordenação desta pós-graduação, por possibilitar que a sua lecionação seja assegurada por uma equipa multidisciplinar, capaz de potenciar a valorização social e económica do conhecimento. Tal equipa inclui, médicos com experiência de gestão em saúde e de avaliação de tecnologias de saúde, assim como economistas e gestores com experiência na área da saúde. Também o contributo de docentes do MEDCIDS de outras áreas – como as ciências de dados e informação ou a bioética – permitirá aos Estudantes terem uma perspetiva abrangente das várias vertentes da gestão e políticas de saúde. Acresce ainda, o envolvimento do MEDCIDS em atividades científico-pedagógicas relativas aos cuidados de saúde primários, a sua ligação ao CINTESIS (Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde) e a tradição de parcerias empresariais favorecerão a ligação desta pós-graduação às unidades prestadoras de cuidados de saúde, unidades de investigação, empresas e à comunidade em geral. Todos estes objetivos vêm também ao encontro do Plano Estratégico da UP.
A multidisciplinaridade do plano de estudos não estaria completa sem a colaboração de docentes de outras unidades orgânicas e de outras instituições, nomeadamente da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, da Universidade da Beira Interior, da Nova Business School, da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, e da Guarda Nacional Republicana. Os estudantes poderão assim complementar a sua formação através dos contributos das áreas das Ciências Empresariais, Ciências da Comunicação ou Saúde Pública.
Objetivos
O Curso de Especialização em Políticas, Administração e Avaliação de Saúde pretende formar profissionais altamente qualificados nas áreas da gestão, administração, avaliação e auditoria da saúde, nomeadamente gestores hospitalares, de outras unidades de saúde, de serviços de saúde e de empresas do setor da saúde. A pós-graduação tem por objetivo o ensino e consequente aprendizagem da gestão científica da saúde no âmbito da implementação das políticas de saúde.
A conclusão deste Curso de Especialização em Políticas, Administração e Avaliação de Saúde certificará que o estudante adquiriu uma competência e formação metodológica alargada, sólida e adequada em gestão e administração da saúde e adquiriu as ferramentas essenciais para participar em processos de avaliação, inovação ou investigação nesta área. Mais ainda, no caso específico de médicos, farmacêuticos e enfermeiros, entre outros, a pós-graduação poderá ser um elemento fundamental na atribuição da competência profissional nesta área técnica pela respetiva ordem profissional.
Competências Profissionais
Pretende-se com este curso de pós-graduação uma formação técnica e científica abrangente, que permita o desenvolvimento de competências especializadas que habilitem os diplomados a exercer funções de gestão aos diversos níveis de hierarquias institucionais.
Será então possível promover e desenvolver competências específicas de gestão na área da prestação de cuidados de saúde, não apenas no que respeita à formação de quadros para a administração hospitalar stricto sensu, mas também para a direção técnica de serviços em unidades públicas, privadas, sociais e cooperativas bem como em empresas do setor da saúde incluindo industria farmacêutica, de equipamentos médicos ou de sistemas de informação. Adicionalmente, pretende-se que os diplomados sejam capazes de interpretar e participar em projetos de avaliação, inovação ou investigação nas áreas da gestão e políticas de saúde.
Informações
Duração: 1 ano
Idioma de lecionação: em português e parcialmente em inglês
Regime de funcionamento: presencial
Vagas: máx. 25/mín. 5
Destinatários:
O Curso de Especialização em Políticas, Administração e Avaliação de Saúde destina-se, entre outros, a todos os licenciados ou detentores de Mestrado Integrado em Economia, Gestão, Direito, Medicina, Medicina Dentária, Medicina Veterinária, Ciências Farmacêuticas, Psicologia, Enfermagem, Ciências da Nutrição, Tecnologias da Saúde, Ciências da vida ou Ciências Sociais. Em particular, os conteúdos desta pós-graduação revelam-se particularmente adequados para elementos que trabalhem ou tenham interesse nas áreas de gestão e/ou administração de serviços, unidades ou empresas do setor da saúde.
Existe ainda a possibilidade de candidaturas de detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização desta pós-graduação pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos.
Condições específicas de acesso:
1. São admitidos à candidatura ao Curso de Especialização em Políticas, Administração e Avaliação em Saúde os detentores de licenciatura ou grau equivalente, por instituições nacionais ou estrangeiras, na área das, gestão, economia, direito, ciências da saúde, ciências sociais e áreas afins.
2. Em casos devidamente justificados, e após avaliação curricular, a comissão científica do curso poderá admitir titulares de outras licenciaturas, desde que o respetivo currículo demonstre uma adequada preparação científica de base.
Critérios de seleção e seriação dos candidatos e respetivas ponderações:
1. Currículo académico, profissional e científico (100%)
1.1. Currículo académico (45%): formação pré-graduada (média de licenciatura ou mestrado integrado ponderada pela adequação da área científica aos objetivos do curso); formação pós-graduada (frequência e/ou conclusão de formação pós-graduada e pertinência da mesma para os objetivos do curso);
1.2. Experiência profissional relevante (45%): anos de experiência profissional relevante. É valorizada a experiência profissional na área de gestão de serviços e unidades de saúde, administração hospitalar, coordenação de equipas em serviços de saúde;
1.3. Produção científica e trabalhos relevantes (10%): nº e qualidade das publicações científicas relevantes para as áreas científicas do curso; projetos, experiências e outros trabalhos efetuados nas áreas de científicas do curso, que não tenham resultado em artigos.
Critério/s de desempate de candidatos:
Entrevista de seleção destinada a avaliar a preparação dos candidatos nas áreas científicas deste curso de especialização, a sua experiência profissional e os seus objetivos para a realização do curso.
Candidaturas on-line:
1ª fase: 1 a 25/06/2021
2ª fase: até 13/08/2021
Afixação de resultados provisórios:
1ª fase: 30/06/2021
2ª fase: NA
Audiência prévia:
1ª fase: 1 a 14/07/2021
2ª fase: NA
Modo de notificação dos candidatos: por e-mail para o endereço eletrónico indicado na candidatura
Afixação de resultados definitivos:
1ª fase: 16/07/2021
2ª fase: 3/09/2021
Modo de notificação dos candidatos: por e-mail para o endereço eletrónico indicado na candidatura
Apresentação de reclamação de resultados:
1ª fase: 19 a 21/07/2021
2ª fase: de 6 a 8/09/2021
Publicação da decisão de reclamações:
1ª fase: 23/07/2021
2ª fase: 10/09/2021
Matrículas on-line:
1ª fase: 19 a 23/07/2021
2ª fase: 13 a 17/09/2021
Prazo para eventual colocação de suplentes:
1ª fase: 26/07/2021
2ª fase: 20 a 22/09/2021
Publicação de vagas sobrantes para a fase seguinte: NA
Valor total da propina:
5000¤ + 2¤ (seg. escolar) para estudantes nacionais;
6000¤ + 2¤ (seg. escolar) para estudantes CPLP;
7500¤ + 2¤ (seg. escolar) para estudantes internacionais (exceto CPLP).
A propina de cada ano letivo pode ser paga:
- De uma só vez, no ato de matrícula/inscrição.
- Em dez prestações mensais, sendo a primeira devida no ato da matrícula/inscrição e as restantes, nos meses subsequentes ao início do ano letivo até ao último dia de cada mês, de acordo com o calendário letivo do curso.
Calendarização: 24 de set. 2021 a 15 de julho de 2022
Pós-laboral - quintas-feiras das 16h às 20h; sextas-feiras das 16h às 20h e sábados das 9h00 às 13h00
Local: FMUP
Comentários
Para auxiliar a submissão da Candidatura, pode consultar o
Guia de Apoio (1).
CANDIDATURAS AQUI
Para auxiliar a realização da Matrícula/Inscrição, pode consultar o
Guia de Apoio (2).
REALIZAR MATRÍCULA / INSCRIÇÃO AQUIToda a informação para candidatos à FMUP. Informação disponível aqui!
Contactos
Núcleo de Ensino Pós-Graduado
Educação Contínua - Cursos não conferentes de grau
Tel.: 220426975
e-mail:
posgraduacao@med.up.pt