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Fisiopatologia Médica

Código: OPT39     Sigla: FM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Cirurgia e Fisiologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 30 Plano Oficial 2021 3 - 2 19 54

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Português - Inglês

Objetivos

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

  1. Conhecer e compreender os mecanismos e manifestações da doença.
  2. Conhecer a fisiopatologia da disfunção e falência dos vários aparelhos e sistemas.
  3. Identificar as alterações fisiopatológicas e suas manifestações clínicas em exemplos concretos.

Resultados de aprendizagem e competências

COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR:

  1. Resolução de problemas; Pensamento crítico e clínicodedutivo;
  2. Avaliação das manifestações clínicas da
  3. disfunção dos vários aparelhos e sistemas; Identificação das perturbações fisiopatológicas em casos clínicos concretos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Princípios gerais da fisiopatologia humana.

 

Sistema cardiovascular I: estrutura e função.

Fisiopatologia cardiovascular: insuficiência cardíaca aguda e crónica.

 

Sistema cardiovascular II: estrutura e função.

Fisiopatologia cardiovascular: doença aterosclerótica.

 

Sistema respiratório: estrutura e função.

Fisiopatologia respiratória: insuficiência respiratória aguda e crónica.

 

Sistema endócrino I: estrutura e função.

Fisiopatologia endócrina I: eixo hipotálamo-hipófise e glândula suprarrenal.

 

Sistema endócrino II: estrutura e função.

Fisiopatologia endócrina II: glândula tiróide e pâncreas endócrino.

 

Estado nutricional e equilíbrio calórico.

Fisiopatologia da obesidade.

 

Sistema renal: estrutura e função.

Fisiopatologia renal: lesão renal aguda e doença renal

 

Sistema gastrointestinal: estrutura e função.

Fisiopatologia hepática: falência hepática aguda e doença hepática crónica.

 

Sistema imunológico: estrutura e função.

Fisiopatologia da infeção: sepsis e choque sético.

Bibliografia Obrigatória

McPhee, S.J., & Hammer, G.D. ; Pathophysiology of disease: an introduction to clinical medicine. , McGraw-Hill, 2009
Nowak, T. J., Handford, A. G., & Whitelegg, G. M. ; Pathophysiology: concepts and applications for health care professionals , McGraw-Hill Higher Education, 2004

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Seminários (7,0 horas). Orientação tutorial (7,0 horas). Outras (2,0 horas).

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 70,00
Teste 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 35,00
Frequência das aulas 19,00
Total: 54,00

Obtenção de frequência

Para obter aprovação à disciplina, o estudante deverá ter pelo menos 3/4 de presenças. (75% de presenças)

Fórmula de cálculo da classificação final

- Avaliação contínua através da participação nas aulas e na classificação dos casos clínicos (70%)
- Teste final (30%)

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o Regulamento Geral para Avaliação dos Discentes 
"Artigo 13.º
Estudantes com estatuto especial
1 — São estudantes detentores de estatuto especial, designadamente,
os abrangidos pelo estatuto de Dirigente -Associativo, de Estudante-
-Atleta, de Estudante -Bombeiro, de estudante Militar, de estudante Atleta
da Seleção Nacional, Praticantes de Desporto de Alto rendimento ou o
Trabalhador -Estudante.
(...)
a) Direito de substituição de prova de avaliação à qual faltaram, a
realizar nos períodos a seguir indicados, mediante solicitação apresentada,
nos termos e prazos estabelecidos, ao órgão competente da
Unidade Orgânica:
i) Exame final (falta na época normal ou de recurso), a realizar nas
épocas para estudantes com estatuto ou condição especial;
ii) Avaliação distribuída, a realizar em data a combinar com o docente
ou, caso esteja definido na ficha da unidade curricular, pela aplicação
de modelo de avaliação alternativo a ocorrer na época de recurso do
exame final.
b) Direito de acesso às épocas para estudantes com estatuto ou condição
especial, a realizar nos períodos indicados na alínea c do n.º 4 do
artigo 12.º, mediante inscrição nos serviços académicos da respetiva
Unidade Orgânica nos prazos a seguir indicados:
i) No mês de julho para os exames a ocorrer na Época I;
ii) No mês de setembro para os exames a ocorrer na Época II;
iii) No mês fevereiro para os exames a decorrer na Época III.
3 — As normas descritas nos diferentes regulamentos de estatutos
trabalhador -estudante, estudante -atleta, dirigente -associativo, ou
qualquer outro estatuto não são cumuláveis entre si, nomeadamente
no que respeita aos direitos associados à prestação de provas de
avaliação."
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