Fisiopatologia Médica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIMED |
30 |
Plano Oficial 2021 |
3 |
- |
2 |
19 |
54 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Português - Inglês
Objetivos
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
- Conhecer e compreender os mecanismos e manifestações da doença.
- Conhecer a fisiopatologia da disfunção e falência dos vários aparelhos e sistemas.
- Identificar as alterações fisiopatológicas e suas manifestações clínicas em exemplos concretos.
Resultados de aprendizagem e competências
COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR:
- Resolução de problemas; Pensamento crítico e clínicodedutivo;
- Avaliação das manifestações clínicas da
- disfunção dos vários aparelhos e sistemas; Identificação das perturbações fisiopatológicas em casos clínicos concretos.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Princípios gerais da fisiopatologia humana.
Sistema cardiovascular I: estrutura e função.
Fisiopatologia cardiovascular: insuficiência cardíaca aguda e crónica.
Sistema cardiovascular II: estrutura e função.
Fisiopatologia cardiovascular: doença aterosclerótica.
Sistema respiratório: estrutura e função.
Fisiopatologia respiratória: insuficiência respiratória aguda e crónica.
Sistema endócrino I: estrutura e função.
Fisiopatologia endócrina I: eixo hipotálamo-hipófise e glândula suprarrenal.
Sistema endócrino II: estrutura e função.
Fisiopatologia endócrina II: glândula tiróide e pâncreas endócrino.
Estado nutricional e equilíbrio calórico.
Fisiopatologia da obesidade.
Sistema renal: estrutura e função.
Fisiopatologia renal: lesão renal aguda e doença renal
Sistema gastrointestinal: estrutura e função.
Fisiopatologia hepática: falência hepática aguda e doença hepática crónica.
Sistema imunológico: estrutura e função.
Fisiopatologia da infeção: sepsis e choque sético.
Bibliografia Obrigatória
McPhee, S.J., & Hammer, G.D. ; Pathophysiology of disease: an introduction to clinical medicine. , McGraw-Hill, 2009
Nowak, T. J., Handford, A. G., & Whitelegg, G. M. ; Pathophysiology: concepts and applications for health care professionals , McGraw-Hill Higher Education, 2004
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Seminários (7,0 horas). Orientação tutorial (7,0 horas). Outras (2,0 horas).
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
70,00 |
Teste |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
35,00 |
Frequência das aulas |
19,00 |
Total: |
54,00 |
Obtenção de frequência
Para obter aprovação à disciplina, o estudante deverá ter pelo menos
3/4 de presenças. (75% de presenças)Fórmula de cálculo da classificação final
- Avaliação contínua através da participação nas aulas e na classificação dos casos clínicos (70%)
- Teste final (30%)
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com o Regulamento Geral para Avaliação dos Discentes
"Artigo 13.º
Estudantes com estatuto especial
1 — São estudantes detentores de estatuto especial, designadamente,
os abrangidos pelo estatuto de Dirigente -Associativo, de Estudante-
-Atleta, de Estudante -Bombeiro, de estudante Militar, de estudante Atleta
da Seleção Nacional, Praticantes de Desporto de Alto rendimento ou o
Trabalhador -Estudante.
(...)
a) Direito de substituição de prova de avaliação à qual faltaram, a
realizar nos períodos a seguir indicados, mediante solicitação apresentada,
nos termos e prazos estabelecidos, ao órgão competente da
Unidade Orgânica:
i) Exame final (falta na época normal ou de recurso), a realizar nas
épocas para estudantes com estatuto ou condição especial;
ii) Avaliação distribuída, a realizar em data a combinar com o docente
ou, caso esteja definido na ficha da unidade curricular, pela aplicação
de modelo de avaliação alternativo a ocorrer na época de recurso do
exame final.
b) Direito de acesso às épocas para estudantes com estatuto ou condição
especial, a realizar nos períodos indicados na alínea c do n.º 4 do
artigo 12.º, mediante inscrição nos serviços académicos da respetiva
Unidade Orgânica nos prazos a seguir indicados:
i) No mês de julho para os exames a ocorrer na Época I;
ii) No mês de setembro para os exames a ocorrer na Época II;
iii) No mês fevereiro para os exames a decorrer na Época III.
3 — As normas descritas nos diferentes regulamentos de estatutos
trabalhador -estudante, estudante -atleta, dirigente -associativo, ou
qualquer outro estatuto não são cumuláveis entre si, nomeadamente
no que respeita aos direitos associados à prestação de provas de
avaliação."