Gestão de informação e comunicação
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Formação de Professores |
Ocorrência: 2019/2020 - 1S (de 09-09-2019 a 09-02-2020) 
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MEAC |
16 |
Plano de Estudos em vigor |
1 |
- |
6 |
42 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
As formas emergentes de ensino e de simulação e seus impactos serão aprendidas pela utilização destas formas em ambiente de aula e pela preparação de material didático adequado. Será também usado publicações que avaliem o impacto destas novas formas e que se apresentem como a melhor evidência existente no momento.
Resultados de aprendizagem e competências
- Conhecer as formas emergentes de ensino e seus impactos (eg: ensino à distância, massive open online courses, síncrono e assíncrono)
- Ser capaz de usar e de ensinar a usar novas ferramentas de ensino e de simulação médica
- Planear o uso destas ferramentas nas disciplinas leccionadas pelos alunos nas suas instituições, ajustando aos objectivos de cada disciplina
- Ser capaz de comunicar e ensinar a comunicar ciência
Modo de trabalho
Presencial
Programa
O conteúdo programático do curso é o seguinte:
- Novas formas de ensino
- Utilização de ferramentas de e-learning
- Criação de cursos completamente online
- Massive open online courses
- Uso de ferramentas cooperativas (eg: wiki)
- Utilização de ferramentas de simulação no ensino (serious games)
- Ferramentas para apoio ao ensino em laboratório
- Preparação de uma aula laboratorial por e-learning
- Reserva online de equipamento de laboratório
- Apresentação online dos resultados pelos estudantes
- Ferramentas para apoio ao ensino clínico
- Comunicação em ciência
- Communication channels appropriate to each target audienceBibliografia Obrigatória
Dev, P., & Schleyer, T. ; Computers in Health Care Education, In Biomedical informatics: computer applications in health care and biomedicine (pp. 675–693)., 2013
● Barrett, M. J., Lacey, C. S., Sekara, A. E., Linden, E. A., & Gracely, E. J. ; Mastering cardiac murmurs: the power of repetition. , CHEST Journal, 126(2), 470–475., 2004
Olson, Randy ; Don´t Be Such a Scientist: Talking Substance in an Age of Style. , London: Island Press, 2009
Kelsey IA, Pasquina LW ; Next-generation training: publishing student scientists' research. , Trends Pharmacol Sci. 36: 3-5., 2015
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O ensino será efetuado através de aulas expositiva que se referem às aulas teóricas, aulas teórico-práticas onde onde alunos usaram as novas formas de ensino descritas nos conteúdos programaticos.
Serão disponibilizados textos de apoio (artigos e capítulos de livro) para o estudo das novas formas de estudo.
Os alunos deverão planear uma Unidade Curricular usando as técnicas e tecnologias aprendidas durante as aulas. Desta Unidade Curricular deverão selecionar uma aula que será usada para avaliação (70%). A avaliação será complementada com um exame teórico (30%).
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Exame |
30,00 |
| Trabalho escrito |
70,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
120,00 |
| Frequência das aulas |
42,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Assiduidade de 75%.
Fórmula de cálculo da classificação final
Os alunos deverão planear uma Unidade Curricular usando as técnicas e tecnologias aprendidas durante as aulas. Desta Unidade Curricular deverão selecionar uma aula que será usada para avaliação (70%). A avaliação será complementada com um exame teórico (30%).