Economia e Gestão da Saúde
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Administração da Saúde |
Ocorrência: 2014/2015 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
• Permitir uma melhor compreensão do triângulo: desenvolvimento socioeconómico, prestação de cuidados de saúde e ganhos em saúde.
• Sensibilizar os profissionais e os investigadores na área da saúde pública para o impacto económico das decisões, e consequentemente no nível de bem-estar individual e colectivo, de uma mais eficaz e eficiente aplicação de recursos no sector da saúde
• Ministrar os conceitos básicos, os princípios e os instrumentos comuns de análise da ciência económica, de forma a permitir um melhor conhecimento e uma mais eficaz solução para os problemas de saúde no mundo contemporâneo.
Resultados de aprendizagem e competências
A análise e a compreensão dos conceitos e dos temas económicos aplicados à saúde nos domínios da produção, do consumo e da repartição permitirá adquirir conhecimento sobre o funcionamento do mercado e as suas falhas, assim como sobre a procura, a oferta e a formação de preços e dos custos no sector da saúde.
Os profissionais de saúde poderão aplicar os princípios e os critérios subjacentes à racionalidade económica, nomeadamente os associados aos objectivos de eficiência e de equidade, nas suas decisões quotidianas.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
O programa da unidade curricular desenvolver-se-á em módulos, versando temas específicos sobre os aspectos teóricos fundamentais da economia e da gestão de saúde.
Ao longo do semestre serão analisadas e discutidas questões relacionadas com os problemas centrais no domínio da teoria económica e da gestão na área da saúde, organizadas em torno dos seguintes módulos:
1. Os principais problemas económicos e os conceitos fundamentais.
2. A saúde e a economia. A economia e a gestão.
3. A produção de saúde e suas determinantes principais.
4. A análise da procura e da oferta e a formação dos preços. As falhas do mercado em saúde.
5. A análise económica da produção e dos custos. A especificidade das organizações prestadoras de cuidados de saúde.
6. A análise financeira e a avaliação económica em saúde. O Custo da Doença, a Análise Custo Efetividade e a Análise Custo Utilidade
7. Os sistemas de saúde e o seu financiamento. Os principais problemas e as políticas de contenção da despesa e dos custos.
Bibliografia Obrigatória
Bèresniak, A ., Duru, G. ; Economia da Saúde, Ed. Climepsi., Lisboa, 1997
Campos, A. ; A Avaliação Económica de Programas de Saúde, Cadernos de Saúde/10, série XII, nº 2, ENSP, Lisboa, 1987
Clever, A., Perkins David; Economics for Healthcare Manager, Prentice - Hall International Inc., 1998
Drummond M.F., Sculpher, M.J.; O`Brien, B., Stoddart G.L., Torrance, G.W.; Methods for the Economic Evaluation of Health Care Programmes, Oxford Medical Publications, London, 2005
Folland, S.; Goodman A.C. e Stano M.; A Economia da Saúde. 5ª Edição, Bookman, 2008
Giraldes, M. R. ; Economia da Saúde da teoria à Prática, Ed. Estampa. Lisboa, 1997
Matias, A.; O Mercado de Cuidados de Saúde, Doc. de Trabalho 5/95, APES.Lisboa., 1995
McGuire A , Henderson, J., Mooney G.; he Economics of Health Care. An introductory Text., Ed. Routledge.London, 1998
Mooney, G.; Economics, Medicine and Health Care, Prentice Hall Europe, 2003
Pereira, J. ; Economia da Saúde. Glossário de termos e os e conceitos., Doc. Trabalho de trabalho. APES, Lisboa, 2004
Pereira, J.; The Economic Interpretation of Equity in Health and Health Care, Doc. Trabalho 1/89. APES, Lisboa
Pita Barros, P.; Economia da Saúde. Conceitos e Comportamentos, Almedina: Coimbra, 2005
Simões, J. ; Retrato Político da Saúde, Ed. Livraria Almedina. Coimbra, 2004
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As metodologias de ensino adotadas são mistas, sendo compostas por metodologias passivas e ativas. Na apresentação do suporte conceptual dos tópicos recorre-se a metodologias de ensino expositivas, sempre que possível recorrendo a exemplos ilustrativos. Noutros tópicos de cariz mais aplicado, como por exemplo, a análise de artigos ou a aplicação de métodos mais quantitativos, recorrer-se-á a metodologias de ensino ativas, em que o estudante participa na resolução de problemas.
Estima-se um total de 81 horas de trabalho do estudante, das quais 27 são de contacto, distribuídas da seguinte forma: T:15; TP:12.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Exame |
100,00 |
| Total: |
100,00 |
Fórmula de cálculo da classificação final
Classificação obtida no exame final.