Infectious Disorders
Keywords |
Classification |
Keyword |
OFICIAL |
Medicine |
Instance: 2019/2020 - 2S (of 10-02-2020 to 31-07-2020)
Cycles of Study/Courses
Teaching language
Portuguese
Objectives
Através de uma integração tão completa quanto possível na actividade do Serviço, pretende-se que os estudantes tenham a percepção dos aspectos específicos da patologia infecciosas. A complementar esta vivência de prática clínica, serão discutidos diaramente casos clinicos de doentes do Serviço de Doenças Infeciosas (SDI)
Learning outcomes and competences
Pretende-se que os alunos adquiram capacidade de abordar situações clinicas diversas. Sabendo qual o caminho que devem seguir para estabelecerem os diagnósticos diferenciais, e as opções terapêuticas adequadoas às diversas situações
Working method
B-learning
Pre-requirements (prior knowledge) and co-requirements (common knowledge)
Conhecimentos das disciplinas básicas e das regras fundamentais da semiologica clinica.
Apredizagem de aspectos diagnóstcos e terapêuticas especificas da patologia infeciosas.
Program
Programa teórico e teórico-prático (casos clínicos):
Infeccões do sistema nervoso central; Tuberculose; Hepatites víricas; Infecção por VIH e suas complicações; Infecções víricas prevalentes na comunidade: infecção herpética / infecção citomegálica / mononucleose infecciosa / varicela / zona; Antropozoonoses: brucelose / riquetsioses / leptospirose; Sépsis; Endocardites; Síndrome febril indeterminado; Normas gerais de prescrição de antibióticos
Mandatory literature
https://www.https://www.uptodate.com; uptodate
John E. Bennett, Raphael Dolin and Martin J. Blaser; Mandell, Douglas, and Bennett's Principles and Practice of Infectious Diseases (Eighth Edition) , 2015. ISBN: ISBN: 978-1-4557-4801-3
Ivor, B., Griggs, R., Wing, E., & Fitz, J. ; Andreoli and Carpenter’s Cecil Essentials of Medicine, Elsevier Health Sciences. , 2015. ISBN: 978 -1437718997
Kasper, D., Fauci, A., Hauser, S., Longo, D., Jameson, J., & Loscalzo,J.; Harrison’s principles of internal medicine, 19e, Elsevier Health Sciences. , 2015. ISBN: 13: 978 -0071802154
Complementary Bibliography
Dennis Kasper, Anthony Fauci, Stephen Hauser, Dan Longo, J. Larry Jameson, Joseph Loscalzo; Harrison’s Principles of Internal Medicine, McGraW/Artmed, 2016. ISBN: 9788580555868
Teaching methods and learning activities
Cada uma das cinco turmas terá uma aula teórica e uma aula teórica-prática/prática uma vez por semana.
Os alunos poderão, em regime de voluntariado, frequentar os vários setores do Serviço, nomeadamente, internamento, ambutatorio e cuidados intensivos.
Este tipo de atividade decorrerá fora do horário normal da disciplina.
Evaluation Type
Distributed evaluation with final exam
Assessment Components
Designation |
Weight (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Amount of time allocated to each course unit
Designation |
Time (hours) |
Estudo autónomo |
43,00 |
Frequência das aulas |
28,00 |
Realização de Estágio |
10,00 |
Total: |
81,00 |
Eligibility for exams
Obterão frquência à UC os estudantes cujo número total de faltas a actividades lectivas obrigatórias práticas não exceda 25% das actividades lectivas teórico-práticas/práticas previstas.
Calculation formula of final grade
Teste de 50 perguntas de escolha múltipla em que cada pergunta vale 0,3 valores e de uma pergunta de desenvolvimento que valerá 5 valores. A prova vale no processo global de avaliação 20 valores.
O teste terá a duração de 90 minutos
Embora sem peso na classificação, é obrigatória para aprovação na disciplina, uma prova oral na ultima aula do semestre.
Será atribuido um bónus adicional de 1 valor aos alunos que frequentaram a totalidade das aulas teórico/práticas.
Será atribuido também um bónus que poderá ir até 1 valor, de acordo com o número de atividades voluntárias em que o aluno participe. Como é obvio, a bonificação nunca poderá fazer com que a classificação exceda os 20 valores.
Os trabalhadores estudantes que ao abrigo da legislação não possam frequentar o numero obrigatório de aulas teórico/práticas, deverão ser avaliados pela prova final e por avaliação oral distribuida em seis sessões em datas a combinar, conforme a coveniencia de ambas as partes, ao longo do semestre, e que terá um preso de 50% no total da avaliação final
Special assessment (TE, DA, ...)
Os trabalhadores estudantes que ao abrigo da legislação não possam frequentar o numero obrigatório de aulas teórico/práticas, deverão ser avaliados pela prova final e por avaliação oral distribuida em seis sessões em datas a combinar, conforme a coveniencia de ambas as partes, ao longo do semestre, e que terá um preso de 50% no total da avaliação final
Classification improvement
A repetição do exame para melhoria da classificação implica a realização de exame teórico, sendo válida a classsificação global mais elevada. Esta repetição de exame para melhoria de classificação pode ser realizada por uma só vez, numa das duas épocas de avaliação final imediatamente subsequentes (normal ou recurso).