Infectious Disorders
Instance: 2017/2018 - 1S
Cycles of Study/Courses
Teaching language
Portuguese
Objectives
Através de uma integração tão completa quanto possível na actividade do Serviço, pretende-se que os estudantes tenham a percepção dos aspectos específicos da patologia infecciosas. A complementar esta vivência de prática clínica, será abordado um conjunto de temas em sessões teórico-práticas com apresentação de casos clínicos
Learning outcomes and competences
Pretende-se que os alunos adquiram capacidade de abordar situações clinicas diversas. Sabendo qual o caminho que devem seguir para estabelecerem os diagnósticos diferenciais, e as opções terapêuticas adequadoas às diversas situações
Working method
B-learning
Pre-requirements (prior knowledge) and co-requirements (common knowledge)
Conhecimentos das disciplinas básicas e das regras fundamentais da semiologica clinica.
Apredizagem de aspectos diagnóstcos e terapêuticas especificas da patologia infeciosas.
Program
Programa teórico e teórico-prático (casos clínicos):
Infeccões do sistema nervoso central; Gripe; Tuberculose; Hepatites víricas; Infecção por VIH e suas complicações; Infecções víricas prevalentes na comunidade: infecção herpética / infecção citomegálica / mononucleose infecciosa / varicela / zona; Antropozoonoses: brucelose / riquetsioses / leptospirose; Sépsis; Endocardites; Síndrome febril indeterminado; Normas gerais de prescrição de antibióticos; Princípios básicos de controlo de infecção
Mandatory literature
John E. Bennett, Raphael Dolin and Martin J. Blaser; Mandell, Douglas, and Bennett's Principles and Practice of Infectious Diseases (Eighth Edition) , 2015. ISBN: ISBN: 978-1-4557-4801-3
https://www.https://www.uptodate.com; uptodate
Complementary Bibliography
Dennis Kasper, Anthony Fauci, Stephen Hauser, Dan Longo, J. Larry Jameson, Joseph Loscalzo; Harrison’s Principles of Internal Medicine, McGraW/Artmed, 2016. ISBN: 9788580555868
Teaching methods and learning activities
Cada uma das cinco turmas terá uma aula teórica-prática/prática uma vez por semana e uma aula teórica uma vez por semana
Evaluation Type
Distributed evaluation with final exam
Assessment Components
Designation |
Weight (%) |
Exame |
75,00 |
Participação presencial |
7,50 |
Prova oral |
17,50 |
Total: |
100,00 |
Amount of time allocated to each course unit
Designation |
Time (hours) |
Estudo autónomo |
53,00 |
Frequência das aulas |
28,00 |
Total: |
81,00 |
Eligibility for exams
Obterão frquência à UC os estudantes cujo número total de faltas a actividades lectivas obrigatórias práticas não exceda 25% das actividades lectivas teórico-práticas/práticas previstas.
Calculation formula of final grade
Teste de 50 perguntas de escolha múltipla em que cada pergunta vale 0,3 valores e de 1 pergunta de desenvolvimento que valerá 5 valores. Este teste corresponde 75% da avaliação. Os outros 5 valores estão dependentes da avaliação prática que consta de uma prova oral que vale 4 valores e de 1 valor que será atribuido se o aluno não der mais que 1 falta às aulas teórico-práticas.
A avaliação teórica totaliza 15 valores. Para obter a aprovação nesta prova, o estudante necessita de obter um mínimo de 7,5 valores
Para obter a aprovação na disciplina, o aluno terá que ter pelo menos metade da cotação máxima quer na prova teórica (pelo menos 7,5 valores, em 15) quer na prática (pelo menos 2,5 valores, em 5).
Classification improvement
A repetição do exame para melhoria da classificação implica a realização de exame teórico, sendo válida a classsificação global mais elevada. Esta repetição de exame para melhoria de classificação pode ser realizada por uma só vez, numa das duas épocas de avaliação final imediatamente subsequentes (normal ou recurso).