Resumo (PT):
A análise de textos autênticos permite aprofundar o conhecimento formal sobre a sua configuração discursiva e a sua circulação comunicativa e social com vista a um aumento da eficácia pragmática. O relatório como género possui um valor social elevado, sendo constante a sua circulação em diversas situações socio-comunicativas de responsabilidade. É requerido
como garante de avaliação e de melhoria de funcionamento organizativo e funcional em (quase) todas as áreas. Por isso, a este género textual está vulgarmente associada uma natureza objetiva. No entanto, uma análise mais pormenorizada de relatórios de determinadas áreas profissionais
revela o pendor subjetivo deste material textual. O objetivo deste estudo é contribuir para a descrição da configuração discursiva deste género textual, mediante a análise de texto, considerados dois tipos de indicadores: (i) as marcas linguísticas de modalização do discurso; (ii) o posicionamento
enunciativo de quem escreve. O corpus é formado pelos relatórios redigidos por formadores de cursos de formação contínua de professores, em 2011, num Centro de Formação de professores. Esta análise contribuirá tanto para a descrição linguística dos relatórios como discurso de avaliação como para a indicação de elementos concretos para uma construção eficaz.
Abstract (EN):
The analysis of authentic texts increases formal knowledge of its discursive configuration and of its social and communicative circulation, enabling a better pragmatic effectiveness. The report, as a genre, has a high social value, as its circulation is constant in various situations of socio-communicative importance. It is a required as a garantee of the evaluation and the improvement of organizational and functional operation in (almost) every area. Therefore, this textual genre is commonly thought of as having an objective nature. However, a more detailed analysis of reports from certain professional areas reveals the subjective nature of this kind of text. The goal of this study is to contribute to the description of the discursive configuration of this genre, through text analysis, considering two types of indicators: (i) linguistics marks of discourse modalization; (ii) the enunciative position of the writer. The corpus is formed by reports written by trainers in continuous education courses for teachers, in 2011, in a Training Center for teachers. This analysis will contribute both to the linguistic description of the reports and as evaluative speech and the indication of concrete elements for its effective construction.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific