Go to:
Logótipo
Você está em: Start » Publications » View » A Responsabilização dos Média (Media accountability) em Portugal
Publication

A Responsabilização dos Média (Media accountability) em Portugal

Title
A Responsabilização dos Média (Media accountability) em Portugal
Type
Article in International Conference Proceedings Book
Year
2014
Authors
Moutinho, Nuno
(Author)
FEP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications View Authenticus page View ORCID page
Lima, Helena
(Author)
FEP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications View Authenticus page View ORCID page
Reis, Ana Isabel
(Author)
FLUP
Conference proceedings International
Pages: 494-499
8º Congresso SOPCOM : Comunicação Global, Cultura e Tecnologia
Lisboa, 17 a 19 de Outubro 2013
Scientific classification
FOS: Humanities
Other information
Resumo (PT): Este estudo procura definir uma metodologia capaz de aplicar para Portugal o projeto MediaAcT, que compara os diversos sistemas de Media Accountability na União Europeia como indicador para o pluralismo na Europa. De facto, o impacto dos mecanismos de regulação nos media tem sido muito debatido, mas pouco estudado sistematicamente. Neste sentido, o MediaAcT, assentando na teoria económica, procura determinar e fornecer dados empíricos confiáveis, capazes de gerar um debate sustentado sobre este tema. A regulação dos média ganha ainda uma maior relevância perante as alterações provocadas pela Era Digital, que dotou o indivíduo / cidadão de instrumentos que lhe permitem não só interferir nos conteúdos produzidos pelos média, como também ser produtor desses conteúdos. Este artigo procura assim identificar os fatores macro, meso e micro que influenciam o trabalho jornalístico e as suas responsabilidades éticas. Estes fatores de influência são agrupados em sete patamares distintos: jornalista (individualmente); redação; organização da empresa; cultura profissional; sistema de media; fatores externos de contexto; globalização. Para além disso, a audiência e a educação do jornalista são considerados fatores transversais, uma vez que parecem influenciar o comportamento do jornalista nos restantes níveis referidos. É importante perceber o peso de cada um destes fatores no trabalho jornalístico e a interdependência entre eles. A metodologia utilizada tem como base um inquérito quantitativo standard a submeter aos jornalistas de cada um dos países parceiros, via internet. A amostra é estratificada, por forma a ser representativa da realidade jornalística de cada país.
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
Documents
We could not find any documents associated to the publication.
Related Publications

Of the same authors

Portugal: Many structures, little accountability (2018)
Chapter or Part of a Book
Moutinho, Nuno ; Lima, Helena ; Cavaco, Suzana ; Reis, Ana Isabel
Radio journalists and the Internet: A study on perceptions (2012)
Article in International Conference Proceedings Book
Bastos, Helder ; Lima, Helena ; Moutinho, Nuno ; Reis, Ana Isabel
Print and radio journalist in Portugal: a comparative study on the influence of the internet on journalism (2011)
Article in International Conference Proceedings Book
Bastos, Helder ; Lima, Helena ; Moutinho, Nuno ; Reis, Ana Isabel
Print and radio journalist in Portugal : a comparative study on the influence of the internet on journalism (2011)
Article in International Conference Proceedings Book
Bastos, Helder ; Lima, Helena ; MoutinhoNuno ; Reis, Ana Isabel
Recommend this page Top
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2024-07-23 at 08:26:24
Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital