Resumo (PT):
As lágrimas e o choro ocupam uma posição ora central ora instrumental em diversas formas de
representação, como a literatura, a pintura, o cinema, ou a política. Até mesmo a filosofia lhes deu alguma
atenção. Neste estudo percorrem-se alguns autores antigos (parte 1), medievais e medievais tardios (parte 2),
ou mesmo alguns modernos (parte 3), que das lágrimas e do choro fizeram tema de reflexão. Não há uma
declinação unitária nestas reflexões ora sentimentais ora depreciativas sobre as lágrimas e o chorar, mas
podem revelar-nos algo da tendência para acolher no discurso filosófico ou científico preconceitos culturais,
estereótipos sociais, ou mesmo as mais íntimas aspirações pessoais, mas também para as pensar como a
experiência que por excelência revela o humano na sua condição de fragilidade.
Abstract (EN):
Tears and weeping occupy a position that is either central or instrumental in various forms of
representation, such as literature, painting, cinema or politics. Even philosophy gave them some attention.
This study looks at some ancient (part 1), medieval and late medieval (part 2), or even some modern (part 3)
authors who made tears and weeping the subject of reflection. There is no unified declension in these reflections,
sometimes sentimental, sometimes derogatory, on tears and weeping, but they may reveal something
of the tendency to welcome in the philosophical or scientific discourse cultural prejudices, social stereotypes,
or even the most intimate personal aspirations, but also to think of them as the experience that par excellence
reveals the human being in his condition of fragility.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific